À medida que aumenta o cultivo de papoilas no Afeganistão, é provável que mais fundos apoiem a insurgência talibã, prenunciando um ano difícil para os ocupantes norte-americanos, escrevem Will Porter e Kyle Anzalone.
Por Will Porter e Kyle Anzalone
No Afeganistão, as forças armadas mais poderosas do mundo são ameaçadas por uma pequena flor rosa.
Apesar da escalada do conflito afegão sob a administração Trump, uma colheita recorde de ópio, juntamente com ganhos constantes dos Taliban, prenunciam combates acirrados nos próximos meses para as forças americanas e os afegãos estacionados ao seu lado.
“A produção recorde de ópio é apenas uma indicação de como os esforços dos EUA falharam e continuam a falhar”, disse Andrew Bacevich, professor de história e relações internacionais na Universidade de Boston e autor de A Guerra da América pelo Grande Médio Oriente. “É ao mesmo tempo uma importante fonte de financiamento do Taleban e uma indicação de quão pouco controle o governo afegão é capaz de exercer.”
O Taleban e o comércio de ópio
Em Novembro, o Gabinete das Nações Unidas para a Droga e o Crime divulgou o seu relatório anual Pesquisa sobre ópio no Afeganistão. De acordo com o relatório, a colheita de ópio de 2017, estimada em 9,000 toneladas, representa um aumento de 87% em relação ao ano anterior.
A colheita recorde deixou os talibãs cheios de dinheiro que utilizará para financiar operações militares, os salários dos combatentes, bem como a compra de armas.
À medida que cresce a área cultivada no território talibã, “podemos concluir que mais fundos fluem para os talibãs”, disse Gretchen Peters, ex-correspondente estrangeiro da ABC News e membro do grupo. especialista sobre o comércio de ópio no Afeganistão.
Embora muitos tenham apreciado as pequenas sementes escuras da planta em seus bagels, na maturidade as papoulas produzem vagens que contêm ópio, uma seiva pegajosa que é drenada das vagens e seca. Os alcalóides do ópio podem ser extraídos e alterados para produzir uma ampla gama de narcóticos opiáceos, incluindo morfina e heroína.
Ao longo da última década, o Afeganistão tem sido o maior produtor e exportador mundial de ópio bruto e heroína, fornecendo em alguns anos grande parte do todo o mercado global de heroína.
O comércio de ópio há muito desempenha um papel vital na economia e no cenário político afegão. A fábrica não só fornece aos agricultores uma colheita altamente lucrativa e cria oportunidades de emprego nas zonas rurais, mas as receitas provenientes do comércio de ópio também apoiam os senhores da guerra locais e grupos militantes como os Taliban.
“O Taleban é um ator importante no estabelecimento de cotas agrícolas para os produtores de papoula, no armazenamento e transporte de ópio para fora do Afeganistão, na administração e na proteção de laboratórios de drogas que refinam o ópio em heroína e na lavagem de receitas de drogas”, disse Peters.
O comércio de narcóticos é agora propriedade do Talibã única maior fonte de receita, “taxando” o tráfego de ópio em centenas de milhões de dólares anualmente. No último ano o grupo também expandido suas atividades para refinar e vender a própria substância, um desenvolvimento que certamente colocará mais fundos nas mãos dos militantes.
Os factores que impulsionam o cultivo da papoila no Afeganistão são inúmeros.
“As escassas oportunidades de emprego, a falta de educação de qualidade e o acesso limitado aos mercados e aos serviços financeiros continuam a contribuir para a vulnerabilidade dos agricultores relativamente ao cultivo da papoila do ópio”, concluiu o Inquérito ao Ópio de 2017.
A maior parte da colheita recorde de ópio do ano passado foi cultivada nas províncias de Helmand e Kandahar, no sul do Afeganistão, perto da fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão. Esse praticamente desgovernado o território tribal forneceu aos Taliban um local de refúgio desde a invasão americana em 2001 e serve como base de operações para as atividades dos Taliban.
“[O Taleban] recebe grande parte de seu financiamento do tráfico de drogas que ocorre fora de Helmand”, disse o general do Exército dos EUA John Nicholson, comandante das forças dos EUA no Afeganistão, em um comunicado. assessoria de imprensa ano passado. “Helmand produz globalmente uma quantidade significativa de ópio que se transforma em heroína e… isto fornece cerca de 60 por cento do financiamento dos Taliban.”
A partir do seu reduto no sul, perto da fronteira Af-Pak, os Taliban conseguiram lançar ataques e capturar ou contestar quase 45% do Afeganistão, pintando um quadro sombrio para os objectivos militares americanos no país.
A colheita sem precedentes de papoilas deste ano apenas serve para escurecer essa imagem, especialmente para a próxima Ofensiva da Primavera.
Uma primavera sangrenta
O Talibã picos de atividade durante os meses quentes de primavera no Afeganistão, permanecendo mais ou menos adormecido no outono e no inverno. Este aumento anual nas operações foi apelidado de “Ofensiva da Primavera”. Na Ofensiva do ano passado, prometendo alvo Soldados americanos, o Talibã obteve ganhos em todo o país, gerando um impulso que o grupo está agora preparado para capitalizar.
Com a estratégia afegã da administração Trump em vigor, as tropas americanas estarão agora mais próximas do que nunca das linhas da frente da guerra.
Secretário de Defesa James Mattis anunciou em Setembro, que mais de 3,000 soldados seriam destacados como parte da estratégia, colocando o nível total de tropas dos EUA no Afeganistão em aproximadamente 14,000. Sobre 1,000 conselheiros americanos adicionais também poderia ser mobilizado para apoiar as forças de segurança afegãs à medida que avançam para o sul controlado pelos Taliban nesta primavera, colocando mais americanos em perigo.
Oficiais militares dos EUA reconheceram o perigo crescente que os soldados americanos enfrentarão.
“Sim, haverá um risco maior, com certeza”, Gen Ex Nicholson dito ano passado. Para limitar o perigo, os militares estavam “fazendo grandes esforços para garantir a proteção da força”, disse Nicholson, acrescentando que os soldados teriam “todo um conjunto de apoio por trás deles”.
O Tenente-General da Marinha Kenneth McKenzie, diretor do Estado-Maior Conjunto do Pentágono, concordou com a avaliação de Nicholson em um assessoria de imprensa no início deste mês, dizendo aos repórteres que “os americanos estão em risco e, infelizmente, provavelmente haverá continuadas baixas americanas nesta campanha”.
Embora muitos soldados americanos desempenhem um papel de “aconselhar e ajudar” no Afeganistão, os limites entre as missões de aconselhamento e de combate podem facilmente confundir-se quando os americanos estão tão intimamente ligados às tropas estrangeiras, como aconteceu. aconteceu em operações semelhantes em outras partes do mundo. A proximidade de zonas de combate ativas apenas aumenta o risco para o pessoal americano.
Ano difícil pela frente
Os sinais de que 2018 será um ano difícil para as forças dos EUA já começaram a manifestar-se.
Janeiro viu um onda de ataques mortais do Taleban lançado na capital afegã, Cabul, matando cerca de 100 pessoas, incluindo quatro cidadãos americanos. Com algumas excepções, Cabul era considerada uma cidade nominalmente segura, mas os recentes ataques provam a capacidade dos talibãs de projectar força muito para além do seu santuário a sul.
Também em Janeiro, o Pentágono bloqueado um cão de guarda federal de publicar um relatório sobre as participações territoriais dos talibãs, outra indicação preocupante de que a guerra não está a correr na direcção da administração.
O órgão de fiscalização, o escritório do Inspetor Geral Especial para a Reconstrução do Afeganistão (SIGAR), disse que a decisão era problemática porque “o número de distritos controlados ou influenciados pelo governo afegão foi um dos últimos indicadores restantes disponíveis publicamente para os membros do Congresso— muitos dos seus funcionários não têm acesso aos anexos confidenciais dos relatórios SIGAR – e ao público americano sobre como está a correr o esforço de 16 anos dos EUA para proteger o Afeganistão.”
A experiência passada não é um bom presságio para a estratégia de Trump. A administração Obama presidiu a um grande “aumento” afegão em 2009, que aumentou o número total de tropas no país para mais de 100,000. Dada a falta de sucesso do aumento na reversão dos ganhos dos Taliban – apesar do aumento drástico da presença americana – alguns analistas estão cépticos de que a abordagem de Trump funcione.
“A estratégia de Trump não é realmente uma estratégia”, disse Bacevich. “É uma estratégia de persistência, embora com um pequeno número de tropas adicionais dos EUA e uma generosa dose adicional de bombardeamento. A expectativa é que o Talibã se canse e se disponha a chegar a um acordo sobre um fim negociado para a guerra. Não conheço nenhuma evidência que apoie tal expectativa.”
Trump Estratégia Nacional de Segurança—um documento que estabelece um quadro geral para os objectivos políticos dos EUA em todo o mundo— apelou ao aumento da pressão militar sobre os Taliban, a fim de forçá-los a sentar-se à mesa de negociações. A administração, no entanto, parece ter abandonado este elemento da estratégia, anunciando no final do mês passado que os EUA iriam não busca mais conversar com o grupo.
O anúncio levanta questões para a administração Trump no que diz respeito à missão americana e ao papel dos soldados americanos no Afeganistão.
Uma guerra dentro de uma guerra
Além de intensificarem as operações regulares de combate e aconselhamento no Afeganistão, os Estados Unidos também estão a aumentar o seu envolvimento na interdição de drogas – o que equivale a uma guerra contra as drogas dentro de uma guerra contra o terrorismo.
Em um artigo do artigo recente para o Guardian, professor de história na Universidade de Wisconsin-Madison e autor de “A Política da Heroína no Sudeste Asiático”, Alfred McCoy, relata uma conversa que teve com um funcionário da embaixada americana estacionado no Afeganistão.
Falando por telefone via satélite a partir de um campo de papoulas afegão, o oficial deu a McCoy um ultimato severo: “Você não pode vencer esta guerra sem assumir a produção de drogas na província de Helmand”.
Até hoje, apesar de passar um tempo legal US$ 7.6 bilhões nesses esforços ao longo da última década, eles fracassaram em grande parte.
“Em todas as métricas concebíveis, falhamos”, disse o Inspetor Geral Especial para a Reconstrução do Afeganistão, John Sopko, num discurso em 2014 na Universidade de Georgetown. “A produção e o cultivo [de ópio] aumentaram, a interdição e a erradicação diminuíram, o apoio financeiro à insurgência aumentou e a dependência e o abuso atingiram níveis sem precedentes no Afeganistão.”
(Ele poderia ter acrescentado que a dependência e o abuso também atingem níveis sem precedentes nos Estados Unidos, com a epidemia de opiáceos a contribuir para a diminuição das taxas nacionais de esperança de vida, de acordo com pesquisas recentes.)
General Nicholson anunciou no final de Novembro, que os EUA começariam a bombardear directamente instalações de produção de drogas ligadas aos Taliban, alvos que anteriormente estavam fora do alcance das forças dos EUA e aliadas. O Pentágono reivindicações as greves, que continuam desde Novembro, já paralisaram as finanças dos Taliban e negaram ao grupo 16 milhões de dólares em receitas, mas o progresso pode não ser o que é alegado.
“O Pentágono fez várias afirmações sobre a dimensão do impacto nas finanças do Taleban, mas tudo isso é altamente especulativo”, disse Vanda Felbab-Brown, pesquisadora sênior da Brookings Institution no Centro para a Segurança do Século 21 e especialista em Afeganistão. disse a Alternet.
“A lógica é que uma certa quantidade de heroína é destruída por alvo e a essa heroína é atribuído o mesmo valor por preço unitário, mas não podemos presumir isso”, disse Felbab-Brown. “Poderia ser que lá não houvesse heroína processada, apenas ópio. O único valor pode ser o facto de ter eliminado um financiador talibã que por acaso estava presente, ou talvez ter interrompido um elo do comércio, mas não podemos sequer presumir isso.”
Além da eficácia questionável das operações, as suas consequências também podem ser medidas de outras formas.
In uma greve específica destinados a um laboratório de drogas na cidade de Musa Qala, em Helmand, os bombardeiros americanos atingiram a casa de um pequeno comerciante de ópio, matando sua esposa, seus seis filhos - a maioria dos quais não tinha mais de 8 anos - e seu filho de um ano de idade. neta velha.
Tais vítimas são muitas vezes consideradas “danos colaterais”, mas, à medida que um corpo crescente de pesquisa indica, as mortes de civis provocaram o radicalismo e a violência nos países onde os militares dos EUA operam, empurrando as populações locais para os braços de grupos militantes como os Taliban.
completa Estudo 2010 concluiu que oito ataques insurgentes por ano poderiam ser evitados em todos os distritos afegãos de dimensão média se as operações americanas matassem menos civis, concluindo que “para reduzir a violência contra os soldados da ISAF [Força Internacional de Assistência à Segurança], as unidades deveriam procurar minimizar as baixas civis. ”
Embora os funcionários da administração aparentemente reconheçam a importância do comércio de drogas para a força dos grupos militantes no Afeganistão, a situação pode agora ser impossível de remediar por meios militares. Alguns analistas acreditam que o desvio de fundos militares para o desenvolvimento do sector agrícola do Afeganistão poderá ser a chave para resolver o problema.
“Se a comunidade internacional continuar a reduzir a dependência do país do ópio ilícito através do desenvolvimento rural sustentado, então talvez o Afeganistão deixe de ser o principal narco-estado do planeta – e talvez o ciclo anual de violência possa finalmente ser quebrado.” escreve McCoy.
Os EUA agravaram o problema das drogas no Afeganistão ao longo de décadas de más políticas, disse Peters, mas “poderiam virar a mesa concentrando energia na estabilização de partes do país que não são produtoras de drogas”.
Dada a estratégia de escalada declarada pela administração, embora ambígua, não parece provável uma mudança abrupta de rumo.
Independentemente das soluções a longo prazo (ou da falta delas) que os Estados Unidos imponham ao Afeganistão, à medida que os Taliban consolidam as suas conquistas territoriais e reforçam o seu poder com os rendimentos do comércio de narcóticos, a Primavera de 2018 está prevista para ser uma das mais sangrentas. sagas da guerra mais longa da América.
Will Porter é um jornalista especializado em política externa dos EUA e assuntos do Médio Oriente. Ele escreve para o Libertarian Institute e tweeta em @WKPancap.
Kyle Anzalone é o apresentador do podcast Foreign Policy Focus e editor-chefe do Immersion News. Seus escritos podem ser encontrados no Libertarian Institute.
“À medida que a área cultivada no território talibã cresce, “podemos concluir que mais fundos fluem para os talibãs”, disse Gretchen Peters, ex-correspondente estrangeiro da ABC News e especialista no comércio de ópio no Afeganistão”.
O estranho é que os Taliban quase interromperam o crescimento da papoila e depois os EUA permitiram que recomeçasse para poderem enviar heroína para a Rússia. Esta parece ser uma história de desinformação… são os EUA que apoiam o crescimento da papoila.
Que monte de merda! os EUA são o maior exportador de ópio para lá.
Total absurdo. Quando os invasores norte-americanos entraram no país em 2001, os talibãs tinham erradicado a cultura da papoila. Posteriormente, a produção atingiu máximos mundiais e históricos, e continua aumentando. Grande parte da colheita passa pelo Camp Bondsteel do exército dos EUA, no Kosovo.
Ei, Will Porter e Kyle Anzalone,
Pelo seu (este) artigo você está reconhecendo que a coalizão dos EUA e de 60 nações está guardando os campos de ópio para o Talibã!
Porque cada vez que verificamos os vídeos do YouTube sobre os campos de ópio, vemos tropas dos EUA e do Reino Unido, etc., guardando e garantindo que os campos sejam regados e fertilizados.
Corte a besteira sobre o Talibã usar os lucros da produção de ópio para a guerra.
Os campos de papoilas foram destruídos pelos Taliban em 1981. Os EUA gastaram 3.5 mil milhões de dólares para os colocar novamente em funcionamento!
EUA, o maior cartel de drogas da história!
A Força Aérea dos EUA não pode erradicar a colheita quando quiser? Aqui estão alguns pontos,..ópio….lavagem de dinheiro. …o fantoche POTUS cercado….domínio militar dos EUA…investigação do FBI. …..
Antes de os militares dos EUA irem para o Médio Oriente, a colheita de ópio foi quase exterminada. Mas a guerra às drogas era para manter a CIA financiada
É claro que sabemos que estes “repórteres” são fantoches dos Federais.
SEMPRE foram os Taliban que estiveram CONTRA o ópio, e há provas fotográficas de que são as nossas tropas que guardam os campos.
Confira você mesmo.
Enfim, o que diabos estamos fazendo naquele lugar selvagem?
Deixemos que os talibãs nativos recuperem o seu lugar. Eles podem mantê-lo
O Taliban é o culpado por toda a violência e insurgência que acontece no Afeganistão. O facto é que eles são os únicos que não podem ser corrompidos pelos EUA. Em 2000, um ano antes de os EUA explodirem as suas torres gémeas, os Taliban destruíram cerca de 90% dos campos de papoilas!! A heroína também é um enorme problema no próprio Afeganistão! Entre 2001 e 2011 as colheitas de ópio aumentaram 40x (…). Os EUA não estão pulverizando Agente Laranja nos campos, mas sim fertilizantes! Por volta de 2011, a epidemia de heroína explodiu nos EUA, o que a mídia norte-americana atribui ao México (o que logisticamente é impossível!) Parece que muitos americanos não conseguem compreender o quão maligno é realmente o seu estado profundo! Então agora o Talibã prospera com a venda de ópio? 'Fatos passados' sugerem algo diferente. 2017 mostrará cerca de 100.000 overdoses mortais de heroína nos EUA, e o Talibã ainda é o maior 'inimigo' a vencer?! Os EUA são o seu “maior inimigo”.
Muito informativo.
Mas temo que você esteja perdendo o ponto principal – que este aparente conflito é uma bandeira falsa – da qual há muitos dentro do MIC – que existe para PROTEGER a produção de ópio para CONTINUAR o problema do ópio nos EUA – como distrator/divisor para o estado profundo.
Para reportagens mais antigas sobre o papel da CIA no ópio do Afeganistão, apresento este link:
http://www.nytimes.com/2009/10/28/world/asia/28intel.html
Exatamente.
Obrigado
Solução: retire-se e deixe os afegãos em paz.
É muito difícil acreditar que enquanto os EUA ocupam aquele país, esta cultura tenha aumentado no cultivo e nas operações de comércio de drogas, em contraste com a época em que os Talibãs controlavam totalmente o país do Afeganistão. A ocupação dos EUA no Afeganistão tem desestabilizado o país onde as pessoas ainda resistem à ocupação estrangeira. Assim, os Taliban perderam o domínio do governo que é agora um fantoche dos EUA e segue a agenda e a política externa de Washington. São os EUA que controlam os afegãos que fazem com que seja difícil acreditar que este crescente cultivo de drogas esteja sob o domínio dos Talibãs e não sob o domínio militar dos EUA.
Bem, se houver uma colheita abundante de ópio este ano, isso significa que a CIA e o complexo industrial militar estarão a ganhar dinheiro – transportando-o para os EUA (e para a Europa) e viciando todo o povo americano (europeu). Afinal, esse era o plano, não era? Vocês que estão na CIA, no MIC e no governo estão nos olhos?
Não haverá mais guerra. Não haverá mais sem-abrigo nos EUA e na Europa. Aqueles de vocês que estão nos olhos ajudarão essas pessoas viciadas em suas drogas. Você dará às pessoas benefícios por invalidez. Irão tirar as pessoas das ruas e dar-lhes habitação individual – e não abrigos onde não há segurança e onde existe demasiada violência e violação. Não reclame do dinheiro – seus amigos maus já têm muito – apenas faça.
Estamos em Apocalipse agora. Você sabia? Agora você faz isso e meu povo conseguirá o que deseja para sua saúde. E eu conseguirei o que quero e você ficará longe de mim, a menos que venha com presentes como os Reis Magos. Estou cansado dos jogos. Estou cansado das mentiras. Estou cansado da sua agenda de despovoamento. Mas acima de tudo estou cansado de dizer isto – as coisas na Terra serão como são no céu. Caso contrário, o fim virá – do nada. Capeesh? Haaaaaahaaaaaaa – Outro morde a poeira. O povo governará. Tão acima – tão abaixo. Deus é um planejador mestre. Você não sabia?
A maior parte do que você acha que está errado. Ferir crianças e outras pessoas só traz a condenação eterna. Não há como escapar da escuridão.
Vá para a luz enquanto ainda tem tempo.
http://www.nytimes.com/2009/10/28/world/asia/28intel.html
Sim
a maior parte disso foi prevista neste artigo que li na Vanity Fair em 2003:https://www.vanityfair.com/news/2002/03/afghanistan200203
Nossa, eu me pergunto como o ópio chega do Afeganistão até o consumidor dos EUA? Acho que muitas pessoas se esqueceram ou não sabem sobre a Air America da CIA ou a rede de drogas Iran Contra Mena, Arkansas. Muitos voos militares do Afeganistão para os EUA todas as semanas, poderia ser? Não,
Normalmente, o México é culpado por todas as coisas ruins, mas aparentemente cerca de 90% de toda a heroína no Canadá vem do Afeganistão, mas com aquela fronteira muito segura (ha!) Aparentemente, nada disso entra nos EUA.???
Uau, novidades para mim. Eu acreditava que o Taleban eliminou a produção de papoula depois de vencer o regime apoiado pela URSS. Estou totalmente surpreso que eles tenham mudado de estratégia e me perguntei se a cia estava negociando novamente, também conhecida como anos 1960, 1980.
Pelo amor de Deus, por que a América simplesmente não aprende lições com seus erros desastrosos, você pensaria que perder a guerra no Vietnã e outras intervenções militares fracassadas em todo o mundo lhes diria que é impossível vencer uma guerra de desgaste contra um inimigo comprometido com tempo e coragem para resistir e ficar de fora? O exército camponês do Vietcong sabia disso (já que derrotou a maior potência militar do mundo, naquela época) e o Talibã afegão sabe disso, é uma estratégia comprovada e bem-sucedida! Os EUA precisam reduzir suas perdas como os soviéticos fizeram e dar o fora daí? Historicamente, o Afeganistão é o cemitério de impérios desde Alexandre, o Grande, até à invasão soviética na década de 1980? Einstein disse que a definição de insanidade é repetir a mesma coisa indefinidamente e esperar um resultado diferente? Bem, o resultado aqui é um fracasso completo e absoluto? Saia agora!
Pode ter a certeza de que muitas outras pessoas estudaram cuidadosamente como o Vietname do Norte ganhou e os EUA perderam.
Por que circulam fotos de soldados norte-americanos guardando as papoulas? A administração Trump não investirá dinheiro real no combate ao vício mortal em opiáceos e à overdose que ceifou dezenas de milhares de vidas. Não acredito que estejamos lá para impedir o Talibã de cultivar ópio, mas sim para COMPETIR com ele.
Estas guerras por RECURSOS precisam acabar.
As guerras O&O: Petróleo e Ópio. Qualquer dúvida, trazida a você pela Al-CIA-da!
Falando mais sério, sinto falta do papel duvidoso da CIA neste negócio:
“Ger. Nicholson anunciou no final de Novembro que os EUA começariam a bombardear directamente instalações de produção de drogas ligadas aos Taliban, alvos que anteriormente estavam fora dos limites dos EUA e das forças aliadas.”
Em primeiro lugar, por que os alvos de drogas estavam fora dos limites? Serão os generais dos EUA tão retardados que demoram 16 anos a compreender que devem atacar onde dói (a oferta monetária dos Taliban)? Claro que não: normalmente Washington é muito rápido a paralisar um país/organização desfavorável, congelando as suas contas bancárias e atacando as suas fontes de rendimento (Irão, Coreia do Norte, Rússia, etc.).
Mas isso deixa a pergunta sem resposta: por que não bombardearam aqueles alvos de drogas durante todos esses anos???
A resposta é que a CIA é o maior cartel de drogas do mundo e eles estão matando com heroína no Afeganistão (como fazem com a cocaína na Colômbia): ela financia suas operações mais sombrias, que eles nunca precisam revelar, porque são financeiramente independente do “governo” dos EUA.
Ou, certos laboratórios/armazéns podem ser alvos agora porque essas pessoas estão vendendo para compradores não pertencentes à CIA, que lhes fornecem Kalashnikovs, munições e bitcoins. A velha raquete de proteção da Máfia em hiper-drive. “Se você não vende para nós, você não vende para ninguém!” ESTRONDO!
Sejamos claros: por que alguém acreditaria no que o governo dos EUA diz sobre qualquer coisa, especialmente sobre os alvos que bombardeia! Tudo besteira, é um bom título!
Não acredite em nada até que seja oficialmente negado.
Em nenhum lugar deste artigo, ou em qualquer outro lugar, vi qualquer discussão sobre como toda esta heroína percorre todo o caminho do Afeganistão até aos EUA. Vejamos, se fossem companhias aéreas comerciais, você pensaria que a alfândega poderia interceptar uma grande parte dele. Se fosse transportado a bordo de navio, certamente seria possível uma pequena verificação da carga originada em portos próximos ao Afeganistão. Estou sentado aqui com meu chapéu de papel alumínio pensando que algo nefasto está acontecendo e que o suspeito de sempre (CIA) é cúmplice.
O benefício adicional é a redução da população aqui nos EUA, principalmente entre os “deploráveis” e os “dispensáveis”.
Skip Scott, suspeito que você saiba disso, mas este é realmente um aspecto bem documentado da nossa vida.
Veja, por exemplo, “Drugging America, A Trojan Horse”, de Rodney Stich.
Caro Scott: De acordo com um artigo de pesquisa global publicado em 2014: “Os militares dos EUA permitiram que o cultivo de papoula continuasse, a fim de apaziguar os agricultores e funcionários do governo envolvidos com o comércio de drogas que, de outra forma, poderiam se voltar contra o governo afegão de Karzai em Cabul. Na verdade, alimentando ambos os lados, a indústria do ópio e da heroína é ao mesmo tempo um produto da guerra e uma fonte essencial para a continuação do conflito.” É por isso que os EUA permitiram que este comércio de heroína continuasse.
Muita heroína indochinesa veio em sacos para cadáveres com as tropas de choque mortas. Há muitos aviões de transporte militar “vazios” retornando
Diz um chefe da CIA a um general da Marinha:
“Quantas vezes eu já te disse para PROTEGER nossos campos de papoulas, NÃO FUMAR?!!!
Como você espera que derrubemos o Irã, sem as vendas de heroína?!!!
Vendendo armas aos Contras, desta vez?!!!
Vá buscar as papoulas do Talibã, seu idiota!!!
Bem, de acordo com o Conselho de Relações Exteriores (hee-hee) quase todo o herion consumido nos EUA é cultivado e processado no México, e quase todo o Fentanil vem da China.
https://www.cfr.org/backgrounder/us-opioid-epidemic
apenas dizendo'
Acabei de ler que 90% da heroína mundial tem origem no Afeganistão. Também li que mais de 90% da heroína dos EUA vem do México. É muita heroína indo para outro lugar que não os EUA. Não ouvi nada sobre epidemias de heroína fora dos EUA e da Europa. Parece-me que esses números não batem. Toda a população da Europa é cerca do dobro da nossa e não creio que a sua taxa de dependência seja tão elevada. Sou do Arizona e, pelo que entendi, a heroína mexicana é principalmente marrom, e a heroína afegã é branca.
Eu poderia estar errado.
Que tal os voos da CIA com heroína do Afeganistão para o México e depois para os EUA?
A CIA tem toda a sua infra-estrutura de contrabando (de cocaína colombiana para os EUA) no México.
Sim, Hans, suponho que isso faça mais sentido.
Obrigado Hans Zandvliet, veja meu link Daniel Hopsicker acima. Obrigado.
Eu acredito que o aeródromo dos caras texanos está em? Costa Rica? foi o principal Contra que apoiava o centro de cocaína da CIA.
Aparentemente, cerca de 90% da heroína no Canadá vem do Afeganistão. Por que o Canadá nunca é mencionado no concurso de fontes de heroína???
Ei, Skip Robert Parry tentou nos contar, e Gary Webb (na minha opinião) foi morto tentando nos contar, americanos, mas o verdadeiro problema é a omissão dos HSH. Agora eles estão tentando acabar com o jornalismo de diversidade na internet, pois nunca vão parar de encobrir e nos contar mais mentiras.
Rapaz, espero estar por aqui tempo suficiente para observar os rostos assustados dos meus compatriotas americanos no dia em que a verdade finalmente for revelada. Talvez seja uma série de 10 horas de Oliver Stones, ou quem sabe talvez Paul Craig Roberts ou Ray McGovern tenham algum tempo de qualidade no ar, mas independentemente disso, o futuro tem uma data em mente para quando essas revelações acontecerão. Joe
Duvido que houvesse algum motivo para matar Gary Webb, já que os MSM fizeram um excelente trabalho ao neutralizá-lo. Só para você saber, qualquer pessoa que tenha tido uma longa carreira em enfermagem de UTI de Choque/Trauma em um grande hospital universitário (como eu) viu pessoas internadas após tentativas de suicídio que sofreram um ou até dois ferimentos de bala na cabeça (eu já vi os 2 tiros na cabeça duas vezes, além de alguém que sobreviveu um no peito e outro na cabeça). o problema é que as pessoas têm pouco conhecimento anatômico ou estremecem e, portanto, erram o cérebro no primeiro tiro (como parece ter acontecido com Gary Webb). Infelizmente, esses mesmos indivíduos erraram até mesmo no segundo tiro, embora, claro, nem sempre. O tiro na boca que simplesmente explode os seios da face e a mandíbula superior da vítima é o erro mais comum. Sinta-se à vontade para usar o Google Scholar para procurar artigos revisados por pares sobre esse tipo de coisa. Novamente, um suicídio que envolve dois tiros não é incomum e não prova nada em termos de que o suicídio seja realmente um assassinato fracassado.
Antigamente os afegãos só consumiam ópio, mas agora consomem heroína.
..desinformação!
Mike – Se o CFR afirmasse que hoje é quinta-feira, eu verificaria o meu calendário antes de acreditar. Toda propaganda, o tempo todo.
Ah, eu sei e concordo. Mas esse cara, Daniel Hopsicker, também parece trêmulo.
O que acho interessante é este artigo justaposto às notícias da “guerra” dos EUA aos opiáceos. Concordo que há um problema que soluções baseadas na educação infantil e no tratamento, se implementadas, poderiam ajudar (entre outras soluções, é claro). Até agora, os únicos alvos reais parecem ser os bolsos fundos das empresas farmacêuticas e os consumidores excessivos de receitas médicas. Quanto ao uso ilícito…precisamos de construir um muro e gastar mais dinheiro na aplicação da lei para aparentemente parar esta colheita abundante. As únicas pessoas que vejo realmente sendo afetadas por esses esforços são os idosos e os indigentes, que ficarão perdidos com as novas diretrizes do Medicare/Medicaid, que reduzem significativamente as quantidades aceitas de analgésicos. O lado positivo é que os políticos serão capazes de apontar para uma diminuição do “abuso/superutilização” com uma classe de pessoas muito mais fácil de estudar (em oposição aos utilizadores das ruas). Ao mesmo tempo, esta colheita recorde de ópio irá de alguma forma chegar a todos os outros…
Apoiar o Talibã, mas também cerca de 1/3 da economia paquistanesa… e uma fração incalculável do dinheiro obscuro da CIA
A guerra do Afeganistão é ilegal e imoral. É um crime de guerra contínuo perpetrado pelos EUA. Todo o sangue derramado ali é responsabilidade dos nossos governantes oligárquicos não eleitos, também conhecidos como Estado Profundo. Essas pessoas são os maiores criminosos do planeta, que provavelmente destruirão tudo antes de terminarem.
Chamar o partido democrata de democrático é uma piada de mau gosto.
Chamá-lo de partido “democrata” é uma triste tentativa republicana de remover a palavra “democracia” da linguagem. Qualquer pessoa que o faça não pode ser levada a sério, por piores que sejam alguns dos Democratas.
Porquê chamar um partido de democracia quando é governado por um punhado de oligarcas?
Os Democratas não são nem o menor de dois males; eles são o mal mais eficaz. Eles ainda têm pessoas como você convencidas de que estão do nosso lado, embora apoiem as mesmas guerras e os mesmos banqueiros que os republicanos. Eles fazem discursos bons e falsos (veja Barack Obama), mas os seus actos desmentem as suas palavras. Observe o que eles fazem, em vez de acreditar em suas mentiras.
Aqui está outra piada de mau gosto sobre o chamado partido democrático.
“Preconceituoso”, “ultrajante” e “nojento” foram apenas alguns dos muitos adjetivos que os críticos usaram para denunciar o discurso do líder da minoria no Senado, Chuck Schumer (DN.Y.), esta semana perante o Comitê Americano-Israelense de Assuntos Públicos (AIPAC), que atribuiu o conflito em curso no Médio Oriente não às décadas de ocupação brutal dos territórios palestinianos por parte de Israel, apoiada pelos EUA, mas ao fracasso dos palestinianos em “acreditar na Torá”.
“A verdade é que muitos palestinos e muitos árabes não querem nenhum Estado judeu no Oriente Médio”, disse Schumer ao público reunido para a conferência anual da AIPAC em Washington, DC “Claro, dizemos que é nossa terra, a Torá diz isso, mas eles não acreditam na Torá. Então essa é a razão pela qual não há paz. Eles inventam outras razões, mas não acreditam num Estado judeu e é por isso que nós, na América, devemos permanecer fortes com Israel nos bons e maus momentos.”
Annie ficou imaginando até onde os EUA precisam ir para proteger esta questionável pequena nação roubada. Quero dizer que não é como se os israelenses estivessem do lado do que é certo. Nós, americanos, deveríamos questionar este apoio de Israel, porque talvez se o fizermos possamos recuperar os nossos valores que perdemos ao longo do caminho. Quero dizer, todas as instituições parecem estar corrompidas com padrões duplos, e as pessoas percebem isso. Temos a polícia matando cidadãos desarmados e depois um juiz permite que eles saiam em liberdade. Nossos filhos enquanto cresciam não se lembram de uma América sem segurança pesada, ou de uma época sem equipes policiais cercando uma casa suspeita de fazer algo errado. E então apoiamos uma nação racista e a forma como eles maltratam os seus indígenas palestinos, e eu pergunto a você, Annie, o que aconteceu com os valores da nossa nação? Já tivemos algum valor para começar? Poderíamos de alguma forma levar a nossa nação a adotar valores de qualidade e poderíamos cumprir esse objetivo?
Posso também acrescentar que acredito que os EUA estão a escorregar e que, com o tempo, os EUA precisarão de aderir a um mundo soberano multipolar de nações. As nossas tarifas reflectirão as tarifas impostas por outras nações sobre nós. Nossas armas nucleares serão igualadas ou superadas por outras nações, portanto, os tratados ABM serão fáceis de assinar. Teremos de respeitar as fronteiras, pois a nossa CIA terá de se tornar uma agência de recolha de dados, em vez de ser uma operação secreta usada contra a derrubada de outros governos.
Não precisa ser ruim, cair do nosso pedestal mundano, mas para torná-lo melhor, a América precisará limpar a casa, e limpar cada centímetro e cada canto e recanto e mais alguns para nos livrarmos desses terríveis fomentadores de guerra.
E depois de dizer isso, vou ficar no meio da interestadual e ver como sou bom em fazer com que os caminhões e carros em alta velocidade não me percebam, porque tenho mais chances de que isso se torne realidade do que meu comentário. Desculpe por ter um daqueles momentos deprimentes.
Apenas um pouco de reflexão, Annie. Joe
Joe, a afirmação que você fez abaixo de que os americanos não têm ideia do que está acontecendo no Afeganistão e nem se importam é a mais deprimente para mim, que é a diminuição da sensação de ser capaz de se identificar com o outro. Nosso narcisismo individual e coletivo é perturbador. Acho que o colapso das comunidades contribuiu muito para os nossos valores distorcidos. Cresci numa comunidade italiana muito encapsulada, e pode-se pensar que isso não é uma coisa boa, mas foi. Às nove, minha mão atravessou uma janela de vidro que cortou todos os tendões do meu braço direito. Minha mãe estava fazendo compras a alguns quarteirões de distância, mas a nonna da minha amiga estava lá, envolveu minha mão no avental e me levou às pressas ao farmacêutico local que fez o curativo. Dois homens da casa ao lado me levaram ao hospital em sua caminhonete. Um médico do bairro que morava com a mãe e, embora não estivesse envolvido na minha cirurgia, sempre me parava para ver se minha mão estava curada. Você faz parte de algo maior e nem tudo gira em torno de você. Eu acredito na liberdade da mulher, mas naquela época um salário poderia trazer o bacon para casa. Foi bom voltar para casa e ver sua mãe e deu tempo para ela verificar seu dia e ajudar nos deveres de casa, e claro que sua avó viveu e morreu com a família. Não é perfeito, mas é melhor do que prender crianças importantes que ficam presas na frente da TV até a mãe voltar para casa e são bombardeadas com anúncios tentando fisgá-las nas coisas. E talvez haja um pai e talvez não. Tornou-se um mundo de orientação mais capitalista, onde as coisas substituem a conexão humana, mas não podem. Eu realmente acredito que o colapso da comunidade e da família contribuiu para os nossos valores distorcidos. Sem falar em uma mídia que não te sobrecarregou com mentiras e distorções e te fez pensar que o mundo inteiro era o outro.
Annie, uma das melhores coisas dos anos 50 é que era uma prática comum bastante boa um dos pais ficar em casa com os filhos. Evoluímos pouco a pouco até o final da década de 80, quando a maioria das famílias americanas que desejavam permanecer no estilo de vida dos anos 70 precisavam que ambos os pais trabalhassem. Você conhece essa história, mas tem razão, perdemos elementos de coesão que mantêm uma sociedade unida.
Se conseguíssemos, de alguma forma, voltar àqueles dias passados em que um casal jovem adulto americano médio poderia permitir que um dos pais ficasse em casa, isso não significaria que teria que ser de um determinado gênero. Além disso, poderiam ser elaboradas políticas de licença materna para ajudar a atingir este objectivo, mas políticas salariais padrão razoáveis corrigiriam grande parte deste problema.
A propósito, eu literalmente cresci ao lado da minha avó italiana e de duas tias, e a cerca de um quilômetro da minha avó de etnia alemã da 2ª geração americana… esses seriam os dias para devolver a América também quando parecesse ótimo, embora nós faríamos seja sensato ajustar algumas coisas que fizemos naquela época também. Como nosso mundo poderia atingir ou retornar àqueles dias de sensibilidades adultas responsáveis, se você quiser, eu não sei. 'Tudo o que precisamos é amor'.
Desculpe pelo comentário sobre o Afeganistão que o estressou um pouco. Estes são tempos difíceis, mas de alguma forma todos nós precisamos tentar encontrar uma fuga ou um lugar seguro para visitar por um tempo. Meu pai nunca se preocupou como uma pessoa normal, e ele constantemente me lembrava de como eu me preocupava demais, e se alguma coisa acontecesse, nós apenas cuidaríamos disso quando acontecesse. Isso funcionou para meu pai, mas se essa mentalidade não funcionar para você, faça como meu amigo que praticava e ainda pratica Meditação Transcendental, e reserve 20 minutos 2 vezes ao dia, feche os olhos e encontre seu pensamento feliz. Se não fizer isso então não beba e dirija, e compre a primeira rodada para poder sair mais cedo do bar….tome cuidado, falo muito. Joe
Costumávamos brincar que no final da década de 1940 deveríamos ter estabelecido Israel nos desertos de Utah em vez da Terra Santa, construído um muro ao redor de todo o estado e deixado os mórmons “sangrar a besta” e os israelenses sionistas desfrutarem uns dos outros. empresa…
É realmente difícil dizer algo suficientemente mau sobre o desastre que o Partido Democrata revelou ser.
Já é suficientemente mau que os democratas estejam em conluio com o Estado de Segurança Nacional para empurrar a porta da Rússia, mas também estão a empurrar as pessoas mais para a direita quando vêem o que a chamada esquerda está a fazer.
É claro que o Partido Democrata é uma decepção em muitos aspectos, mas não tão decepcionante para os republicanos. Na verdade, existem algumas pessoas decentes ocupando cargos como democratas, embora eu não possa dizer isso sobre os republicanos (com a possível exceção de alguns xerifes de condado espalhados aqui e ali pelo país). Infelizmente, até que você comece aquele terceiro partido bem-sucedido (e esperançosamente um quarto) que possa construir uma coalizão eficaz, você terá que tapar o nariz e trabalhar com o que tem. Actualmente, o Partido Verde detém algo como 3% de todos os cargos eleitos neste país e simplesmente não é uma escolha realista. Embora os libertários possam ser um pouco mais sérios, eles são, afinal (como diz o clichê…) simplesmente republicanos que fumam maconha… ou pior. Pior ainda, quero dizer pessoas ricas que pensam que a Democracia Republicana (ou qualquer Democracia) viola os seus direitos porque ter de fazer o que a maioria das “pessoas pequenas” quer em vez do que elas próprias consideram ser do seu interesse, oprime-as. Simplificando, os pequenos não contam e, portanto, não deveriam poder usar o poder do governo para incomodar os ricos. A exigência de pureza política absoluta nesta conjuntura é um jogo tolo. A afirmação de que não há diferença entre os partidos foi o que aproximou George W. Bush o suficiente para que o SC o elegesse em 4 e mesmo que Gore tivesse continuado as sanções assassinas ao Iraque e os bombardeamentos semanais, penso que é improvável que ele tivesse começado a atual bola de neve de merda que temos no Oriente Médio agora. Acho que dizer que havia pouca diferença entre Trumpkin e Hillary também era uma nota fiscal vendida por pessoas com segundas intenções.
Schumer falando sobre a Torá? RINDO MUITO. Schumer e outros são talmudistas Ashkanzim! oi, muito!
O dispensacionalismo é uma grande parte do apoio dos EUA a Israel, bem como da nossa própria mitologia dos Cowboys e dos Indianos. Os fundamentalistas dos EUA precisam de um estado judeu, com templo e sacrifícios, para fazer Jesus voltar em breve. Às vezes pensam que os palestinos são os filisteus bíblicos e, portanto, não têm o direito de viver.
Depois de 17 anos, quase nenhum americano tem a menor idéia do que é o Afeganistão, ou possivelmente agora eles se importam, mas à medida que o tempo passa, o ritmo lento da guerra oculta no Afeganistão também o acompanha.
Veja como você se sente em relação a esta carta dirigida ao povo americano.
https://www.sott.net/article/379350-Russell-Bentleys-letter-to-the-American-people
Esse cara é um cara legal. O povo americano precisa seguir o seu conselho. Sempre que ouço a mensagem de serviço público na rádio sobre os milhões de crianças deste país que vão para a cama com fome todas as noites, a primeira coisa que penso são as várias centenas de milhares de milhões de dólares que são desperdiçados pelo Pentágono e pelas agências de inteligência todos os anos. .
É claro que o uso e a dependência de opiáceos sempre foram um problema nos Estados Unidos ao longo das últimas décadas. Mas qualquer pessoa que observe a sociedade com um olhar atento notou algo bastante óbvio: logo após a invasão do Afeganistão por Bush/Cheney/Ziocon, mais e mais heroína começou a inundar as ruas das nossas vilas e cidades aqui no nosso país.
Junte este aumento da produção de guerra nos campos de papoilas do Afeganistão com a pressão de drogas mais socialmente aceitável dos Sackler e veremos o resultado claro: uma nação que lida com um problema de dependência de opiáceos que arrebata o nosso coração economicamente pressionado.
Drew, você não adoraria ver quem são os distribuidores de heroína que estão comprando essa mercadoria em toneladas do Talibã? Quero dizer, quem são eles?
antigamente, o gasoduto de heroína envolvia nossos velhos amigos do KLA….pessoas tão legais que bombardeamos Belgrado em sua defesa…ou assim diz a história.
Exatamente! Nunca é discutido.
ou onde o Talibã consegue suas armas
Exatamente. Eu acho que muito dinheiro entra nos conglomerados financeiros internacionais. Sei que há anos que os bancos no sul da Florida têm tido grandes excedentes (não me lembro exactamente a terminologia) e, para resumir uma longa história, os especialistas supõem que, em última análise, foram lucros de dinheiro da droga lavados.
Exatamente. Eu acho que muito dinheiro entra nos conglomerados financeiros internacionais. Sei que há anos que os bancos no sul da Florida têm tido grandes excedentes (não me lembro exactamente a terminologia) e, para resumir uma longa história, os especialistas supõem que, em última análise, foram lucros de dinheiro da droga lavados.
Obrigado Joe, poucas pessoas sabem mais sobre esse assunto do que Daniel Hopsicker. Vou fornecer um link.
http://www.madcowprod.com
Daniel Hopsicker é o autor de “Barry and The Boys” sobre o tráfico do Irã Contra. Veja a página do pedido antes de sair do site. Ele descreve com precisão o tráfico de drogas do Vietnã para a Flórida.
O livro mais completo que conheço, com quase 700 páginas, é “The Politics Of Heroin: CIA Complicity In The Global Drug Trade”, de Alfred McCoy, mas cuidado, ele tem quase 700 páginas.
https://www.amazon.com/Politics-Heroin-Complicity-Global-Trade/dp/1556521251/ref=sr_1_9?ie=UTF8&qid=1520466954&sr=8-9&keywords=alfred+mccoy#customerReviews
O filme de Hollywood “Air America” documentou o contrabando de heroína indochinesa pela CIA. O repórter do San Jose Mercury que “deu um tiro na cabeça algumas vezes” documentou a CIA iniciando a epidemia de crack em Los Angeles. Quem você acha que está trazendo heroína do Afeganistão? O precursor para a produção de heroína chega em caminhões-tanque vindos do Paquistão através dos postos de controle dos EUA e o precursor não tem outro uso no Afeganistão, exceto a produção de heroína. A “Air America”, de propriedade da CIA, era o maior serviço aéreo de carga dos EUA.
A comunidade ao sul tem tudo….SIM, TUDO…. de seus oficiais de justiça envolvidos no tráfico de drogas. Eles estão protegendo os distribuidores e os revendedores estão dizendo às autoridades quem são seus clientes. Os revendedores nunca têm problemas lá. O Promotor e os Juízes fazem parte da distribuição e sabem quem são todos os usuários (e como aproveitar essa informação). Os EUA estão doentes… e os advogados mentirosos colocados em cargos públicos são o problema.
A pior parte da epidemia de opiáceos não é a heroína, mas sim os opiáceos sintéticos.
Devo ser o primeiro a observar que a falta de soluções não é um bug, mas sim uma característica e que o seu objectivo é, como sempre, enriquecer os fornecedores de armas e os banqueiros enquanto os cidadãos compradores de mentiras do país invasor continuarem a alimentando seus filhos? Rápido agora, mães e pais; matricule seu filho de 13 anos no JROTC (como Nicholas Cruz foi) para que ele possa crescer e ganhar o respeito de seu país (de acordo com os outdoors espalhados pela minha cidade). Recentemente, escrevi ao senador estadual local pedindo-lhe que tornasse mais fácil para os pais protegerem seus filhos de recrutadores militares, tornando a opção de exclusão uma escolha simples na página um do registro e me disseram que os militares tinham “a tradição conquistada pelo tempo de recrutar crianças o mesmo que faculdades e empregadores”.
Muito obrigado por esse lembrete E. Leete. O Patriot ACT incorporou o recrutamento de crianças. Aqui está um parágrafo da reclamação da ACLU sobre o programa.
“Crianças a partir dos 14 anos podem se inscrever nos programas do Junior Reserve Officer Training Corps (JROTC), que operam em mais de 3,000 escolas secundárias, secundárias e secundárias em todo o país.41 Os programas JROTC são oferecidos em aproximadamente 18% das escolas secundárias, são um parte integrante do currículo formal em pelo menos 1,555 escolas secundárias e existe em todos os 50 estados.42 O Exército tem programas JROTC em 1,682 escolas secundárias; a Marinha mantém programas em 613 escolas secundárias; a Força Aérea possui programas em 797 escolas secundárias; e os fuzileiros navais têm programas em 216 escolas secundárias (sem incluir Porto Rico).43 Aproximadamente 273,000 “cadetes” do JROTC do ensino médio participaram do programa em 2005, um aumento em relação aos 231,000 em 1999.44”
https://www.aclu.org/sites/default/files/pdfs/humanrights/crc_report_20080513.pdf
Para muitas crianças pobres, o serviço militar é a melhor esperança de ir para a faculdade.
Isso foi verdade na Prússia do século XIX. Alemanha? Não mais.
A minha impressão é que o comércio de ópio no Afeganistão quase cessou sob o regime talibã e cresceu até se tornar o fornecedor número um do mundo, juntamente com os EUA.
Por favor corrija-me se eu estiver errado.
Meu entendimento é o mesmo. Isto é da Wikipédia:
Em Julho de 2000, o líder talibã Mullah Mohammed Omar, colaborando com as Nações Unidas para erradicar a produção de heroína no Afeganistão, declarou que o cultivo de papoilas não era islâmico, resultando numa das campanhas antidrogas mais bem sucedidas do mundo. O Taleban impôs a proibição do cultivo de papoula por meio de ameaças, erradicação forçada e punição pública dos transgressores. O resultado foi uma redução de 99% na área de cultivo de papoula de ópio em áreas controladas pelos Taliban, cerca de três quartos do fornecimento mundial de heroína na altura.[18] A proibição só entrou em vigor brevemente devido à deposição dos Taliban em 2002.
Tenho visto a opinião expressa de que uma das razões pelas quais os EUA invadiram o Afeganistão foi que os esforços dos Taliban para erradicar o comércio de ópio estavam a ter um impacto negativo na capacidade da CIA de financiar as suas actividades secretas que de outra forma não seriam financiadas. Sabemos com certeza que a CIA tem estado fortemente envolvida no comércio ilegal de drogas a partir das revelações do tráfico de drogas da CIA no sudeste da Ásia, bem como na América Central. Sabemos também, através de relatos históricos, que muitas fortunas entre “famílias respeitáveis” nos EUA e em Inglaterra foram feitas através do comércio de ópio.
Então, o que me incomoda no artigo acima é o que parece, na melhor das hipóteses, ignorar esses fatos. Isso levanta a questão de saber se o autor ignora estas coisas ou está a tentar promover uma narrativa alternativa, ou seja, “notícias falsas”.
O outro factor é que os paquistaneses dependiam da sua fatia do mercado de ópio de Afgan, por isso, para entrar em guerra com os Taliban com a ajuda dos paquistaneses e também obter a cooperação de vários senhores da guerra da Aliança do Norte, teríamos de concordar em permitir que as pessoas voltar a cultivar papoulas
A ONU também pagou ao Taliban 10 milhões de dólares pela erradicação.
Olá Mike – Suas informações também são minhas. Boa postagem.
Mike: É minha convicção e a de muitos outros que o comércio de ópio no Afeganistão apoia a CIA e outros intervenientes no estado profundo. É mais provável que os militares no Afeganistão existam para servir de canal para a distribuição desta droga vil. Se você já leu o Catch 22, se lembrará de Milo Mindbender, que usava transporte militar para todos os tipos de atividades nefastas. A América está saturada de drogas e você não pode me dizer que o fazendeiro afegão entrega suas coisas em uma van! Esta operação é enorme e requer uma logística sofisticada, então o que poderia ser mais simples do que o transporte militar?
Essas famílias “respeitáveis” ainda estão sujas com o dinheiro das drogas. É o maior ativo líquido do Império Financeiro Transatlântico. Foi tão lucrativo que o Império Britânico transferiu o seu comércio de escravos na década de 1790 para os Impérios Espanhol e Português (todos membros franqueados do Novo Império Romano Inc/LLC, juntamente com o resto da oligarquia global aqui e no exterior… um Império sobre onde o Sol nunca se põe, mas a Iluminação nunca surge).
Você parece ter esquecido que uma das razões da nossa invasão do Afeganistão teve a ver com o 9 de setembro e a recusa do Talibã em nos entregar Osama bin Laden para julgamento.???
O meu entendimento é que o governo do Afeganistão (o “Talibã”) não recusou categoricamente a extradição de Bin Laden, mas pediu aos EUA que fornecessem provas da culpa de Osama bin Laden, e os EUA recusaram.
Dadas as provas acumuladas e agora esmagadoras da despromoção controlada do WT-7 e, muito provavelmente, também das torres gémeas, a recusa dos EUA em fornecer provas da culpa de Bin Laden não é surpreendente, pois seria de facto difícil produzir aquilo que não existia.
Teria sido fácil inventar provas que a administração Bush II desejava.
Na verdade, o governo afegão ofereceu-se para enviar Bin Laden para um terceiro país, mas pediu algumas provas, para que pudessem ter o equivalente a um julgamento de extradição e, portanto, uma folha de parreira de legalidade. Bush, o Conquistador, recusou.
Não posso deixar de suspeitar que uma das razões foi que Bush queria realizar a fantasia de ser um grande herói militar como Grant ou o seu herói Churchill, para se livrar da sua reputação de idiota para toda a vida. Bem, ele estragou tudo de novo. Se ele tivesse negociado, poderia ter mandado Bin Laden para a Arábia Saudita ou o Paquistão ou para algum vassalo islâmico, para ser julgado e enforcado em 6 meses.1
Pelo que entendi, foi o próprio Bin Laden quem se ofereceu para partir em segredo para algum país não especificado, mas os EUA recusaram. Queríamos levá-lo a julgamento nos EUA. Depois o ultimato aos talibãs que recusaram, sabendo que isso os colocaria em guerra com os militares mais poderosos do mundo. Os afegãos não respondem bem aos ultimatos, mas estão sempre dispostos a negociar, algo que nunca compreendemos nos últimos 17 anos.
Olá, um dos autores do artigo acima aqui.
Eu não tentaria abordar cada um dos mais de 100 comentários aqui, mas o seu aborda um tópico particularmente interessante.
Então, primeiro, apenas um pouco de contexto em suas observações. A proibição do ópio pelos Taliban em 2000 deve ser vista à luz da seca que assolava então o Afeganistão. O Talibã procurava apelar à comunidade internacional em busca de ajuda, por isso levou a cabo esta política. Em Maio de 2001, os EUA concederam ao regime Taliban cerca de 43 milhões de dólares em ajuda, por essa mesma razão:
a seca devastadora (https://www.theguardian.com/world/2001/sep/14/afghanistan.september11). Interessante que poucos meses depois iríamos invadir.
Nos anos anteriores, desde 1996, quando os talibãs subiram ao poder em Cabul, até 1999, os talibãs encorajaram activamente o cultivo de papoila e ganharam muito dinheiro tributando o tráfico. A ideia de que os Taliban se opunham de alguma forma ideológica ou principalmente à produção de ópio é simplesmente errada. A proibição era a exceção, não a regra.
Embora a proibição de 2000 tenha conseguido reduzir a colheita de papoila, a política acabou por paralisar os Taliban. Não só destruiu as suas receitas fiscais, como também gerou algum ressentimento real no campo, onde milhões de pessoas apostavam os seus meios de subsistência na papoila e no ópio. Os EUA capitalizariam isso após a nossa invasão em Outubro de 2001.
Observe que eu não negaria que as agências de inteligência americanas estiveram envolvidas no comércio de drogas. Está documentado que os soldados americanos protegem os campos de papoilas (leia-se “fluxos de receitas”) dos nossos aliados da Aliança do Norte. Este simplesmente não era o foco do artigo que meu coautor e eu escrevemos acima.
Estou aberto a provas que demonstrem a cumplicidade americana na produção de ópio nas províncias de Kandahar e Helmand, onde os Taliban dominam. Eu simplesmente não vi muito disso. A maior parte do que ouço são afirmações vagas sobre o obscuro envolvimento dos EUA no comércio de drogas em geral, o que não contribui muito para apoiar esta noção específica.
De qualquer forma, agradeço seu interesse.
Absolutamente certo. Os talibãs, tal como muitos outros fundamentalistas religiosos (e outros), acreditam que todas as drogas são más – fazem pouca distinção entre cerveja, tabaco e heroína. Antes da invasão dos EUA, eles quase erradicaram o cultivo de drogas no Afeganistão.
Hoje, o Afeganistão é líder mundial na produção de heroína – um negócio multibilionário. Muitos de nós achamos muito difícil evitar pensar que a CIA, que exige grandes quantias de dinheiro, nem todas fornecidas pelo Congresso, poderia ter-se tornado o maior fornecedor de drogas do mundo.
também porque Colin Powell pagou milhões de dólares ao Talibã para fazer cumprir a proibição da papoula, ou pelo menos é o que diz a história.
Aparentemente, o maior doador de ajuda externa aos Taliban, entre 2000 e 2001, foram os Estados Unidos; Contudo, os valores do canal secundário via Arábia Saudita e Paquistão não são divulgados publicamente:
“17 de maio de 2001: EUA doam milhões ao Talibã pela proibição da papoula
O Secretário de Estado Powell anuncia que os EUA estão a conceder 43 milhões de dólares em ajuda ao governo Talibã, supostamente para ajudar os agricultores famintos que estão famintos desde que a destruição da sua colheita de ópio ocorreu em Janeiro, por ordem dos Talibã. [LOS ANGELES TIMES, 5/22/2001] Powell promete que os EUA “continuarão a procurar formas de fornecer mais assistência aos afegãos”. [LOS ANGELES TIMES, 4/13/2004] E, de facto, no mesmo mês Powell pede ao Congresso que dê ao Afeganistão mais 7 milhões de dólares, para serem usados na cooperação energética regional e no combate à prostituição infantil. [COLL, 2004, pp. 559] Isto segue-se a 113 milhões de dólares doados pelos EUA em 2000 para ajuda humanitária. [DEPARTAMENTO DE ESTADO DOS EUA, 12/11/2001] Um editorial do Newsday observa que os Taliban “são uma escolha decididamente estranha para um presente direto… Por que estamos enviando dinheiro a essas pessoas – tanto que Washington é, na verdade, o maior doador de ajuda ao regime talibã?” [NEWSDAY, 5/29/2001] No entanto, houve alegações de que a proibição das drogas era apenas um meio para o Talibã aumentar os preços ”
Fonte: Historycommons.org
Obrigado pelo link para Historycommons. Tenho estado à procura de outro artigo no LA Times, mais ou menos da mesma época, que apresentasse uma rara admissão pública por parte da CIA de que apoiava os esforços dos Taliban para consolidar o poder. Historycommons parece ser um bom lugar para verificar.
Espero não estar me intrometendo, mas fui ao historycommons.org e encontrei isto…..
“Pouco depois de 11 de setembro de 2001: EUA decidem não bombardear alvos relacionados às drogas no Afeganistão
Antes do 9 de Setembro, a inteligência dos EUA tinha recolhido uma lista de potenciais alvos de bombardeamento no Afeganistão (ver finais de Agosto de 11-1998). Diz-se que a lista inclui 2001 a 20 grandes laboratórios de drogas e outras instalações relacionadas com drogas. Mas de acordo com uma fonte da CIA, quando a lista é entregue aos militares dos EUA após o 25 de Setembro, o Pentágono e a Casa Branca recusam-se a ordenar o bombardeamento de qualquer um dos alvos relacionados com as drogas. Esta fonte da CIA queixa-se: “No dia seguinte ao 9 de Setembro, aquela lista de alvos estava pronta e os militares e o [Conselho de Segurança Nacional] atiraram-na pela janela. Acompanhamos essas [metas] há anos. Os alvos das drogas eram lugares grandes, quase como pequenas cidades que não faziam nada além de produzir heroína. Os britânicos gritavam para bombardearmos esses alvos, porque a maior parte da heroína na Grã-Bretanha vem do Afeganistão. Mas eles recusaram.” Esta fonte acredita que se os EUA tivessem bombardeado esses alvos, “teriam abrandado a produção de drogas no Afeganistão durante um ano ou mais”. [RISEN, 11, pp. 9] Os EUA continuarão a evitar tomar medidas contra as operações antidrogas no Afeganistão (ver Fevereiro de 11).
Tags de entidade: Conselho de Segurança Nacional, Casa Branca
Tags da linha do tempo: Guerra no Afeganistão”
Além de agradecer pelas informações sobre o site, encontrei muito mais para refletir do que este trecho citado. Obrigado fábrica de bobagens. Joe
Adicione este, pois só fica melhor e decididamente mais interessante….
“Fevereiro de 2002: Militares dos EUA determinados a evitar operações antinarcóticos no Afeganistão
De acordo com um antigo funcionário do Conselho de Segurança Nacional, o subsecretário de Defesa Doug Feith argumentou numa reunião na Casa Branca que, uma vez que a luta contra os narcóticos não faz parte da guerra contra o terrorismo, o Pentágono não quer envolver-se nela. O antigo funcionário queixa-se: “Não conseguimos que [os militares dos EUA] fizessem combate ao narcotráfico no Afeganistão”. O autor James Risen comenta: “As tropas americanas estavam lá para combater os terroristas, não para suprimir a colheita de papoilas, e os responsáveis do Pentágono não viam uma ligação entre os dois. O Pentágono temia que as operações antinarcóticos forçassem os militares a se voltarem contra os mesmos senhores da guerra que ajudavam os Estados Unidos contra os Taliban, e isso levaria a outra ronda de ataques violentos às tropas americanas.” [RISEN, 2006, pp. 154] Imediatamente após o 9 de Setembro, os EUA decidiram não bombardear alvos relacionados com drogas no Afeganistão e continuaram a não o fazer (ver Pouco depois do 11 de Setembro de 11).
Tags de entidade: Douglas Feith
Tags da linha do tempo: Linha do tempo completa do 911
Tags de categoria: Economia das Drogas, Operações Antinarcóticos dos EUA”
retirado de historycommons.org
Esta não foi a minha impressão entre 1998-05, quando trabalhei periodicamente em Helmand na reabilitação do sistema central de irrigação de Helmand (que ajudamos a construir entre 1946-79). Os talibãs tinham pouco financiamento para fazer qualquer coisa, não tendo praticamente nenhuma base tributária. Eles coletavam cerca de 10% em espécie do ópio produzido e mantinham o descaroçador de algodão aberto e funcionando. E os agricultores continuaram a produzir algodão e também ópio até 2000. Os nossos diplomatas continuaram a falar com os talibãs, mas eu não tinha conhecimento de quaisquer pagamentos avultados de dinheiro. Os nossos meios de comunicação da altura, citando os nossos diplomatas, criticaram os Taliban por proibirem o ópio sem oferecerem uma alternativa aos agricultores. Lembro-me de que um dos nossos notou que conversou com o Talibã durante pelo menos 15 minutos sobre questões importantes. Para mais detalhes escritos na época, veja meu site:www. scottshelmandvalleyarchives.org
“Em 2001, os Taliban no Afeganistão tinham reduzido a produção de ópio em 97 por cento. Como resultado da invasão de Washington, a produção de ópio saltou de 185 toneladas para 9,000 toneladas. É esta oferta que alimenta o aumento maciço do vício em heroína nos EUA”.
https://www.paulcraigroberts.org/2018/02/06/heroin-addiction-america-spearheaded-us-led-war-afghanistan/
“O verdadeiro aumento no Afeganistão está na produção de heroína e no cultivo triplicado de ópio desde a chegada dos militares dos EUA/documentos da ONU e do governo dos EUA”
http://washingtonsblog.com/2015/09/the-real-afghanistan-surge-is-in-heroin-production-and-tripled-opium-cultivation-since-the-us-military-arrived-un-and-us-government-documents.html
O artigo deixa de mencionar um pequeno detalhe[1,2] que pode inviabilizar qualquer narrativa para a continuação da nossa ocupação militar no Afeganistão e, em vez disso, levantar sérias preocupações sobre quem está realmente a dirigir o cultivo, distribuição e venda de ópio[3].
[1] Proibição da papoula pelo Talibã é um sucesso, dizem assessores dos EUA | New York Times | Maio de 2001
[2] Talibã destrói campos de papoula em repressão surpresa aos produtores de ópio afegãos | Guardião | 2012
[3] Uma teoria da conspiração que se tornou um “fato de conspiração”: a CIA, os campos de papoulas do Afeganistão e a crescente epidemia de heroína na América | Pesquisa Global | 2007
Adendo Econômico: https://en.wikipedia.org/wiki/Crime_in_Afghanistan
“Desde a queda dos Taliban em 2001, o cultivo e o tráfico de ópio aumentaram significativamente. Em todo o país, comandantes de milícias regionais, organizações criminosas e funcionários governamentais corruptos envolveram-se no tráfico de drogas como fonte de receitas. Alguns grupos antigovernamentais lucram com o tráfico de drogas. Devido a estes factores, o tráfico de drogas aumenta a instabilidade política no país e é uma ameaça à fraca segurança interna do país e ao governo democrático embrionário.”
...
“O desemprego entre uma grande parte da população e os serviços básicos rudimentares são os principais factores por detrás da criminalidade.”
É um dado adquirido que muitos dos corruptoides também são americanos.
Você está certo. Sem ajuda, os Taliban proibiram com sucesso o cultivo de ópio na época de colheita imediatamente antes da nossa invasão, mas regressaram durante o período imediatamente a seguir à invasão, quando havia grandes dúvidas sobre a eficácia do novo governo que se revelou um dos mais corruptos. no mundo..
Garret Cnnelly Você está perfeitamente certo, uma super análise.