Erdogan da Turquia nas sombras do Império Otomano

Através dos seus esforços para implementar um Estado policial e restaurar o Império Otomano, o Presidente Erdogan da Turquia desperdiçou a sua outrora forte posição como líder regional, argumenta Alon Ben-Meir.

Por Alon Ben-Meir

É difícil compreender por que razão o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan – que embarcou nas mais impressionantes reformas sociais, políticas e económicas durante os seus primeiros dez anos de mandato – deu meia-volta e destruiu sistematicamente tudo o que tinha conseguido. Ao fazê-lo, transformou o país num Estado policial onde o nacionalismo islâmico reina supremo.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em 20 de julho de 2016. declara estado de emergência por três meses com o objetivo de eliminar seus inimigos internos. (foto do governo turco)

Não é segredo que Erdogan é um homem ambicioso que aspira tornar-se o líder do mundo muçulmano sunita e sonha em restaurar a “glória” do Império Otomano. Ele não poupa esforços para estender as asas da Turquia a países que pode manipular e explorar no Médio Oriente e no Cáucaso. Mesmo uma revisão superficial das suas ações no país e no estrangeiro mostra inequivocamente que existe um padrão na sua loucura para ressuscitar não apenas imagens, mas também a influência do desaparecido Império Otomano que morreu vergonhosamente na sequência da Primeira Guerra Mundial.

O Império Otomano será sempre lembrado pelo seu último capítulo infame – o genocídio do povo arménio. Assim, quando Erdogan relata o presumível esplendor da era otomana, deveria ter um efeito assustador sobre qualquer país com o qual Erdogan procure relações bilaterais activas, porque há sempre intenções sinistras por detrás das suas aberturas.

Para expandir a sua influência regional, Erdogan seguiu a pegada dos otomanos, tomando primeiro medidas coercivas extraordinárias para consolidar os seus poderes absolutos a nível interno. Após o golpe militar fracassado de julho de 2016, ele reprimiu impiedosamente os seus adversários políticos reais e supostos, incluindo qualquer pessoa suspeita de ter uma ligação com o seu arquiinimigo Fethullah Gülen, a quem acusou de estar por trás do golpe.

Erdogan assumiu o controlo das instituições civis e governamentais ao alargar repetidamente as leis de emergência do estado. Em vez de continuar a promover as liberdades e os direitos humanos para incentivar a criatividade e a competitividade, está a sufocar a desenvoltura natural e a capacidade de excelência do povo turco.

Com pouca ou nenhuma oposição a nível interno, Erdogan agiu no sentido de promover a sua tendência otomana para estabelecer bases militares no Qatar e na Somália, e laços militares com a Tunísia. Agora ele está planejando construir outra instalação militar na estrategicamente localizada ilha sudanesa de Suakin. Erdogan pretende utilizar a ilha como posto militar avançado, tal como aconteceu durante a era otomana.

O Egipto e a Arábia Saudita acreditam que a aventura militar de Erdogan irá perturbar o equilíbrio de poder regional, que é a receita para a instabilidade e a violência incessante. Assim, em vez de aliviar a situação dos quase 20 milhões de turcos abaixo do limiar da pobreza, Erdogan está a gastar milhares de milhões nas suas façanhas estrangeiras. Para aproveitar as condições caóticas na Síria, Erdogan decidiu empreender uma ofensiva militar para esmagar a Força Democrática Síria (YPG), que acusa de apoiar o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), contra quem tem travado uma guerra de insurgência por 34 anos.

Embora afirme que o seu objectivo é a eliminação de todos os elementos terroristas para proteger o seu povo, o seu verdadeiro objectivo é estabelecer uma posição permanente na Síria, que era governada pelos otomanos. Pretende também manter o apoio do seu eleitorado nacionalista, demonstrar que é independente e livre para usar as suas forças armadas como entender e, o mais importante, impedir que os Curdos Sírios consolidem o seu governo autónomo.

Assim, em vez de resolver o conflito com a sua própria comunidade curda, que apenas procura preservar a sua cultura, ele invade a Síria sob falsos pretextos para garantir os seus outros objectivos que são consistentes com a sua visão otomana.

Nos Balcãs, a Turquia está sistematicamente a consolidar-se, aumentando a sua presença comercial e cultural, que evoca o domínio otomano. Na Albânia, a Turquia está a construir o Gasoduto Trans-Adriático através do país para fornecer gás à Europa, e um consórcio turco pretende construir o segundo aeroporto do país.

Está também a investir nas infra-estruturas do Kosovo, a construir o seu único aeroporto internacional e a gerir a energia do país. A Agência Turca de Cooperação e Coordenação (TIKA) está a ajudar os países dos Balcãs e do Cáucaso nos domínios da indústria, agricultura, infra-estruturas, finanças, saúde e educação.

Além disso, Erdogan está a interferir descaradamente noutros países vizinhos – incluindo o Afeganistão, a Albânia, a Geórgia e o Kosovo – e a exercer uma pressão excessiva sobre os seus governos para fecharem todas as escolas afiliadas ao movimento Gülen. Para fazer isso, ele ameaça usar as suas alavancas económicas e políticas contra estes países, a menos que demitam e substituam os professores por outros que subscrevam a sua orientação religiosa islâmica.

Em vez de investir em infra-estruturas, habitação, educação e cuidados de saúde no Sudeste (a região mais pobre da Turquia), está a financiar projectos estrangeiros destinados a influenciar e preservar o património cultural que remonta ao Império Otomano, solidificando ainda mais o alcance regional da Turquia.

Embora teoricamente a Turquia ainda procure a adesão à UE, o processo de adesão está basicamente congelado, e Erdogan prefere certamente deixá-lo assim porque não está disposto a inverter o rumo e a restabelecer a liberdade de imprensa e os direitos humanos, condições nas quais a UE insiste antes de discutir seriamente a adesão.

Assim, em vez de fazer da Turquia um modelo de democracia islâmica que cumpre os principais requisitos da UE, transformou a Turquia num Estado islâmico autoritário que se assemelha ao estilo de governo otomano. O papel da Turquia na NATO parece estar cada vez mais a diminuir à medida que Erdogan continua a gravitar em torno da Rússia, que é considerada o adversário mais ferrenho do Ocidente. Recentemente, chegou a um acordo com Moscovo para comprar o Sistema de Defesa Aérea S-400 e para cooperar na construção de três centrais nucleares – embora para fins civis pudessem ser facilmente convertidas para a produção de armas nucleares.

Este desenvolvimento corrói gravemente a fiabilidade da Turquia como membro da NATO e como aliado ocidental, o que torna inexplicável a vontade do Ocidente de tolerar o crescente aventureirismo e a autocracia de Erdogan, apontando para a importância geoestratégica da Turquia. Em vez disso, deveria ser considerada uma acção punitiva para o impedir de desestabilizar ainda mais a região devido às suas aspirações malfadadas de ressuscitar o Império Otomano e satisfazer a sua ânsia por cada vez mais poder.

Dr. Alon Ben-Meir é professor de relações internacionais no Centro de Assuntos Globais da NYU. Ele ministra cursos sobre negociação internacional e estudos do Oriente Médio. O site dele é www.alonben-meir.com.

60 comentários para “Erdogan da Turquia nas sombras do Império Otomano"

  1. godenich
    Fevereiro 2, 2018 em 22: 48

    Obrigado a Blue, Deniz e Jose por levantarem e discutirem a questão sobre os armênios. Vejo a questão também levantada em uma das resenhas do livro de Rouhani na Amazon. Encontrei essas 2 referências que podem ou não adicionar mais informações [1,2]. Estou adicionando-os à minha biblioteca para referência futura.

    [1] História do Embaixador Morgenthau | Henrique Morgenthau | 1918 | Librivox e Gutemberg
    [2] Arménia martirizada | Fa'iz Ghusayn| 1916 | Librivox e Gutemberg

    • godenich
      Fevereiro 2, 2018 em 22: 53

      Por favor, me perdoe, eu quis dizer o livro de Hourani.

    • Martin - cidadão sueco
      Fevereiro 3, 2018 em 17: 10

      Agradeço também a Blue, Denis e José.
      Muito interessante!

      Interessante também sobre o genocídio dos índios americanos discutido em conjunto com os armênios na ONU.

      • Martin - cidadão sueco
        Fevereiro 3, 2018 em 17: 12

        Deniz

  2. Fevereiro 2, 2018 em 17: 53

    “O Império Otomano será sempre lembrado pelo seu último capítulo infame – o genocídio do povo arménio. Assim, quando Erdogan relata o presumível esplendor da era otomana, deveria ter um efeito assustador sobre qualquer país com o qual Erdogan procure relações bilaterais activas, porque há sempre intenções sinistras por detrás das suas aberturas”.

    Por favor,….. o mesmo poderia ser dito dos judeus bolcheviques e do seu genocídio russo. mas ninguém se atreve.

  3. Zachary Smith
    Fevereiro 2, 2018 em 14: 58

    Na minha lista de “negacionistas” tenho o cartaz “Azul” como um “troll racista”. Vou alterar isso para adicionar “ignorante ousado”.

    • Blue
      Fevereiro 2, 2018 em 15: 13

      Talvez Zachary, você seja o racista. Você já considerou isso.

  4. Blue
    Fevereiro 2, 2018 em 14: 50

    O “Genocídio Arménio”, a propaganda da Primeira Guerra Mundial de gente como Wellington House, nacionalistas arménios e missionários cristãos. Uma guerra de propaganda e desinformação não muito diferente daquela travada pelo Ocidente na Líbia; Iraque e Síria hoje. O seu objectivo principal era justificar a divisão do Império Otomano, da mesma forma que os EUA e a NATO estão hoje a tentar refazer o ME. Demonize o inimigo para que os imperialistas possam justificar a pilhagem do outro.

    É engolido inteiro pelo mundo ocidental, apesar da falta de evidências históricas. O que passa por evidência é boato e propaganda ilegal, exagero e desinformação.

    • Deniz
      Fevereiro 2, 2018 em 15: 13

      Bem, sim, é um relato muito unilateral do que aconteceu, usado para justificar a pilhagem ocidental, ignora completamente a responsabilidade mútua que os líderes políticos da Arménia têm pela destruição do seu próprio povo, ignora o papel dos Curdos e empalidece em comparação com o o genocídio bem sucedido dos EUA contra os índios americanos, para não mencionar o genocídio em curso dos EUA no Médio Oriente.

      Mas, por que você acha que Envir Pasha é inocente e os armênios não foram enviados em uma brutal marcha da morte?

      • Blue
        Fevereiro 2, 2018 em 15: 18

        Onde está a evidência? Por que você acha que ele estava? Quem relata as evidências? E o que a torna uma “marcha da morte”? Um termo de propaganda não diferente de “bombas de barril”, dos sírios usarem “gás Sarin” contra civis, de Gaddafi “matar o seu próprio povo”. Linguagem emocional, pura propaganda

        • Deniz
          Fevereiro 2, 2018 em 15: 37

          Bem, assisti a uma palestra do Dr. nenhum genocídio, apenas que houve muitas circunstâncias atenuantes, que destaquei acima. Então, se você tiver algum tipo de evidência de sua posição que não seja uma hipérbole, talvez você possa esclarecer a todos nós.

          • Blue
            Fevereiro 2, 2018 em 16: 07

            Li alguns dos livros de McCarthy, bem como “historiadores” arménios, e ninguém pode fornecer provas de que algo mais do que a deslocalização de arménios de zonas de guerra, particularmente no Leste, onde os russos estavam a invadir a Anatólia com o apoio nacionalista arménio, para outros partes do Império.

            É claro que muitos morreram de doenças e fome, assim como os muçulmanos e os soldados que os acompanhavam. O facto de a fome ter sido o resultado de uma guerra contínua desde 1912 e de um bloqueio da Entente no Mediterrâneo Oriental certamente ajudou.

            Os propagandistas querem fazer-nos acreditar que pelo menos 1.5 milhões de arménios foram “massacrados”. Este número ganhou destaque na década de 60, após o conflito de Chipre, para ajudar a demonizar os turcos. Antes disso, com a excepção de um nacionalista arménio na década de 30, o belo número de propaganda de 1 milhão era o mais sugerido.

            É duvidoso que os números se aproximassem disso, certamente a maioria não foi massacrada. Caramba, nem sequer sabemos quantos iraquianos morreram às mãos dos EUA e dos seus aliados. As estimativas foram de 100,000 a 2 milhões. Diga-me como é que estes historiadores e demógrafos podem ter tanta certeza do número de 1.5 milhões de arménios mortos. Eles não podem, é claro. Quem contou os mortos?

            A maioria dos arménios acabou na Síria, na Palestina e no Egipto graças à tomada britânica destas áreas. Mais tarde, os arménios deixaram a área de Adana com os ocupantes franceses como resultado da vitória turca na guerra de independência. Muitos deixaram o Nordeste estabelecendo-se na Armênia Russa com os russos em retirada. Todos estes arménios vivos pareciam ter sido considerados mortos porque acabaram fora do truncado Império Otomano no final da guerra.

            Tenho dúvidas de que muitos arménios tenham sido massacrados por muçulmanos e que muitos muçulmanos tenham sido massacrados por cristãos. Afinal, foi uma guerra, e uma guerra brutal travada por todos os lados. Mas, como é o caso hoje, temos um lado da imagem, aquele que é favorecido por aqueles que estão no poder nas nossas sociedades.

          • Deniz
            Fevereiro 2, 2018 em 16: 46

            Todos os pontos muito bons e agradeço o rigor da sua resposta. Contudo, segundo o Dr. Anatólia.

            Meu entendimento é que o próprio termo Genocídio foi escrito especificamente na ONU para atingir os turcos contra os armênios e excluir o assassinato de nativos americanos pelos americanos por advogados que representam os EUA. A minha perspectiva é que as potências ocidentais participam em genocídios com bastante frequência, mas recusam-se a qualquer escrutínio e usam a palavra selectivamente como um adversário violento.

            Nenhum país tem histórico de assassinatos perto dos Estados Unidos, os EUA apenas têm advogados melhores.

          • Zachary Smith
            Fevereiro 2, 2018 em 23: 24

            Deniz, há muitos livros gratuitos disponíveis para download no Google Books com relatos contemporâneos do Genocídio Armênio no momento em que realmente estava acontecendo. O terrível caso foi muito bem documentado.

            Em uma postagem anterior, aquele colega “Blue” comentou que morava na Turquia. Isso pode significar qualquer coisa. Ele pode ser um fanático de direita na Força Aérea dos EUA. Ele pode ser um trabalhador estrangeiro criticando os turcos locais. E ele próprio pode ser um turco bem-educado – e fazendo os devidos ruídos patrióticos. Por razões que desconhecemos, ele está definitivamente rejeitando a realidade.

          • Deniz
            Fevereiro 3, 2018 em 03: 05

            Se determinarmos a história por quilómetros de tinta derramada, então Putin deu a Trump a presidência dos EUA.

            “Por razões que desconhecemos, ele está definitivamente rejeitando a realidade.” Eu dificilmente chamaria isso de razões desconhecidas, pois ele é turco, assim como qualquer pessoa que afirme que Hussein tinha armas de destruição em massa é americana.

            .

  5. ,
    Fevereiro 2, 2018 em 11: 32

    Erdogan está simplesmente a lançar o mesmo jogo feio que todos os líderes mundiais estão a jogar. É inútil tentar escolher o pior entre eles, embora os EUA sejam, de longe, um claro favorito para a maior parte do mal entre eles.

  6. Fevereiro 2, 2018 em 11: 01

    Quando li o artigo, não tinha ideia de quem era o autor e outros me esclareceram. Mas antes que o fizessem, a menção simpática à situação dos curdos chamou-me a atenção. Nós, Israel e alguns outros países utilizámos os curdos para enfraquecer os estados da região, pressionando o movimento separatista curdo. Dado que o movimento se tornou cada vez mais agressivo, isso reforçou a determinação dos países da região de recuar, de não permitir uma nação curda autónoma separada. Muito provavelmente também fez com que o Iraque, a Síria, o Irão e a Turquia vissem os benefícios da união de forças. É justo concluir que utilizar a identidade étnica ou religiosa como base lógica ou de um Estado é uma péssima ideia por uma série de razões, e restaurar a integridade territorial dos países da região é uma boa ideia. Espero que tenham sucesso e consigam chegar a acordo sobre as fronteiras e as relações entre eles.

  7. godenich
    Fevereiro 2, 2018 em 04: 35

    Os árabes[1-5], a dinastia omíada[6-10], a dinastia abássida[11-13] e os otomanos[14-20] podem ser um estudo interessante. A dissolução da Jugoslávia desestabilizou a região a oeste da Turquia e as guerras do Golfo, do Iraque e da Síria abalaram as coisas a leste. Não tenho ideia do que Erdogan quer fazer (quando não está supostamente pastoreando refugiados, chantageando a UE, hospedando campos de treinamento, negociando petróleo e armas), mas aposto que os turcos só querem que as coisas se acalmem e voltem ao normal para se prepararem para possível ascensão à UE. Não vejo realmente qual é o problema do investimento interno estrangeiro no Kosovo. O comércio geralmente é uma coisa boa (menos o contrabando).

    Tal como aconteceu com os israelitas e os palestinianos, também não creio que os EUA seriam um intermediário honesto para os turcos e os curdos. Talvez faça sentido voltar para casa e corrigir a discrepância de 21 biliões de dólares nos livros enquanto estes partidos resolvem as coisas por si próprios. O petrodólar está a diminuir e a necessidade de petróleo irá diminuir à medida que o Ocidente aumenta a produção para novos mercados de hidrogénio. Essa revolução seria uma grande coisa a perder. Parece não fazer sentido comercial que os contribuintes joguem dinheiro bom atrás de dinheiro ruim em longas e dispendiosas aventuras militares no exterior, especialmente quando se trata de potenciais dólares de consumo que de outra forma poderiam ser usados ​​nos próximos mercados internos dos EUA, por exemplo, impostos mais baixos através de uma forma descentralizada. de imposto adequado[22].

    [1] História dos Povos Árabes | Horani
    [2] Islã vs Zoroastrismo | YouTube
    [3] Série A História Não Contada do Islã | YouTube
    [4] 10 Cultura e Filosofia Maometana – Russell | YouTube
    [5] Civilização Islâmica e Árabe – BBC | YouTube
    [6] Idade de Ouro do Islã | Academia Khan
    [7] Sucessão de Maomé | Madelung
    [8] A História dos Quatro Califas | Arquivos da Internet
    [9] A Rota Omíada – Documentário | YouTube
    [10] Por que os omíadas são importantes – NYU | YouTube
    [11] Califado Abássida (750-1258)
    [12] Destruição do califado abássida pelos mongóis | YouTube
    [13] História do Califado Abássida | YouTube
    [14] Ascensão e Queda do Império Otomano (1299-1923) | YouTube
    [15] Sultão do Império Otomano | YouTube
    [16] Os Otomanos – documentário da PBS no Youtube
    [17] Documentário do Califa Al Jazeera | Lista de reprodução do YouTube
    [18] A História do Império Otomano | YouTube
    [19] História do Império Otomano 1801-1913 – Miller | Arquivos da Internet
    [20] História dos Turcos Otomanos 1812-1878- Creasy | Arquivos da Internet
    [21] Primeira Guerra Mundial através dos olhos árabes 1-3 | Lista de reprodução do YouTube
    [22] Tributação para o Século 21: O Imposto sobre Transações de Pagamento Automatizado (APT) | SSRN

  8. Fevereiro 1, 2018 em 20: 21

    Embora eu acredite que Erdogan seja um canhão solto e um flagelo para a nação turca, a sua mais recente reaproximação com a Rússia deve ser vista como algo positivo….mas o acordo para centrais nucleares?!! Ele não ouviu falar de energia eólica e solar?

    • Zachary Smith
      Fevereiro 1, 2018 em 22: 08

      …mas o acordo para usinas nucleares?!! Ele não ouviu falar de energia eólica e solar?

      Bom ponto. Concentrar-se na energia eólica e solar significa que você está procurando energia segura e barata. Erdogan sonha em reconstruir o Império Otomano e a Turquia tem um péssimo historial com a Rússia.

      Dado que os turcos lutaram e perderam 17 guerras contra a Rússia desde o século 15….

      Não posso garantir esse número, mas sei que a sequência de derrotas é longa. Portanto, Erdogan está a adoptar uma visão mais alargada. Beije e faça as pazes com a Rússia por enquanto. Compre gás natural russo. Compre mísseis russos S-400 para se proteger de todos, exceto da Rússia. (você pode apostar que esses mísseis não funcionarão contra a Força Aérea Russa!) Compre usinas nucleares russas para iniciar o processo de se tornar uma potência nuclear.

      Quando se procura armas, o custo das centrais nucleares e os seus riscos muito elevados não importam muito.

    • Dave P.
      Fevereiro 2, 2018 em 13: 25

      BobH –

      Sim, Solar e Eólica são as fontes de energia mais limpas. Temos muito disso nos EUA – ambos. E a Europa Ocidental é abençoada com muita energia eólica e também com alguma energia solar. A Rússia tem muita energia eólica. Espero que eles explorem isso. Mas a crescente classe média em países como o Egipto, o Paquistão, a Índia e o Bangladesh exigem A/C no Verão, quando a temperatura atinge quase 120 F, e no Inverno, quando cai para 35 F nas partes do Norte. Além disso, as indústrias de chaminés mudaram-se para esses países. É necessária muita energia para operá-los. Simplesmente não há fontes de energia limpa suficientes para satisfazer todas as necessidades. E estes países não têm dólares suficientes para comprar todo esse gás e petróleo para o funcionamento das suas fábricas e para as necessidades domésticas. A energia nuclear tem de preencher a lacuna.

      O hidrogênio é outra fonte de energia limpa. A pesquisa já dura cinco décadas. Esperamos que os cientistas encontrem alguma solução nas próximas três ou quatro décadas.

      Mas para ter uma Terra Verde, é necessário o controlo populacional nesses países e o fortalecimento das instituições da ONU para o conseguir. Uma coexistência pacífica que respeite a soberania de todos os países é extremamente necessária para alcançar este objetivo. Além disso, a natureza do capitalismo tem de ser modificada para realizar os sonhos da Terra Verde e as populações educadas em tudo isto.

      Infelizmente, há muito tempo que caminhamos na direção oposta.

      • Zachary Smith
        Fevereiro 2, 2018 em 15: 06

        E estes países não têm dólares suficientes para comprar todo esse gás e petróleo para o funcionamento das suas fábricas e para as necessidades domésticas. A energia nuclear tem de preencher a lacuna.

        Eu estimaria que uma nação “pobre” poderia comprar 3 a 5 vezes mais energia solar e eólica do que com o mesmo dinheiro gasto em centrais nucleares. Muito mais seguro também.

        Algumas das áreas quase desérticas tornar-se-ão inabitáveis ​​devido às mudanças no clima local. Os níveis populacionais lá irão certamente mudar – as pessoas irão embora ou morrerão.

      • Fevereiro 2, 2018 em 17: 37

        Dave P,… eu concordo com Zachary. É também minha firme convicção que não existe uma “nuclear pacífica”. Você provavelmente está ciente do desastre da Union Carbide em Bhopal (1984), onde centenas de pessoas morreram em um “acidente químico”. Os efeitos a longo prazo de um acidente nuclear podem ser muito piores e, apesar das garantias governamentais, a segurança na maioria das instalações nucleares é deplorável. As melhorias no armazenamento de baterias estão rapidamente tornando alternativas renováveis ​​confiáveis ​​à energia solar e eólica (já em uso em lugares como o Havaí). Minha opinião sobre a energia nuclear não mudou desde que escrevi este post no ano passado.
        https://crivellistreetchronicle.blogspot.com/2016/02/the-shellenberger-shill.html

        • Dave P.
          Fevereiro 3, 2018 em 20: 30

          Sim, concordo com a sua avaliação e com a de Zachary também. A energia nuclear é insegura e perigosa. Por causa da barreira das montanhas do Himalaia, a energia eólica simplesmente não está disponível na maior parte da Índia e do Paquistão, e em Bangladesh. A energia solar existe no verão, especialmente em áreas desérticas, e há um impulso para explorá-la. Penso que os países africanos e ME podem explorar a energia solar abundante. E os países da América do Sul também.

  9. Fevereiro 1, 2018 em 19: 18

    A Rota da Seda criou o Império Otomano. O comércio oceânico acabou com isso. A Rota da Seda está voltando.

    • sangrento
      Fevereiro 2, 2018 em 04: 46

      O Grande Jogo está em andamento – de novo – como sempre esteve. Não há ruptura no fio entre a colonização, a Guerra Fria e a era do Império Americano. Não é que a história se repita, mas sim que é um recorde quebrado há muito tempo.

  10. Annie
    Fevereiro 1, 2018 em 18: 18

    Bem, já que todos no ME estão a fazê-lo, incluindo os EUA, porque não Erdogan? Penso que combinar a sua expansão de poder no ME com a criação de outro Império Otomano é demasiado dramático.

    “Embora teoricamente a Turquia ainda procure a adesão à UE, o processo de adesão está basicamente congelado, e Erdogan certamente prefere deixá-lo assim porque não está disposto a reverter o curso e restabelecer a liberdade de imprensa e os direitos humanos, condições sob as quais a UE insiste antes de discutir seriamente a adesão.”
    Alguém poderia pensar que a Europa era um modelo de como se comportar no mundo, o que parece um tanto absurdo, uma vez que foram cúmplices das nossas guerras bárbaras no ME, que deram origem a muitas das tomadas de poder que estão a acontecer agora.

  11. ,
    Fevereiro 1, 2018 em 18: 16

    É bom ouvir comentários criticando esta óbvia peça de propaganda. Só porque um artigo aparece aqui no CN não significa que esteja acima de qualquer suspeita.

    • Martin - cidadão sueco
      Fevereiro 1, 2018 em 18: 19

      É assustador que pareça

  12. Zachary Smith
    Fevereiro 1, 2018 em 16: 10

    Nesta peça de propaganda, o Dr. Alon Ben-Meir demonstra algumas habilidades de propaganda admiráveis. É como se ele estivesse liderando um grupo de turismo por um museu escuro e como “guia” fosse a única pessoa segurando uma luz. Um destaque, na verdade, pois embora a maior parte, se não tudo, do que ele escreve seja tecnicamente verdadeiro, ele aponta esse destaque apenas para os aspectos sobre os quais deseja que o leitor pense.

    Em primeiro lugar, porque estaria ele hiperventilando em relação a Erdogan? Aposto que é porque o caso de amor entre o Santo Israel e a Turquia desmoronou.

    Israel e Turquia: Fim de uma Aliança
    5 de junho de 2010 por Sandy Tolan
    .
    .
    .
    Os militares turcos são os principais clientes da tecnologia e hardware israelenses. A indústria de defesa de Israel melhorou aviões e tanques turcos, vendeu mísseis e tecnologia de comunicações. Israel tinha planos de fornecer aos militares turcos acesso por satélite e sistemas de defesa aérea. Israel, por outras palavras, tem sido fundamental para a modernização da defesa da Turquia. Em troca, Israel recebeu espaço onde a sua força aérea, marinha e exército poderiam treinar, e um relacionamento com o segundo maior exército da OTAN. A cooperação em defesa estendeu-se a treinos e exercícios conjuntos entre Israel e a Turquia, muitos dos quais foram realizados secretamente.

    Agora, essa relação parece praticamente destruída, devido directamente aos erros militares e diplomáticos de Israel, e à queda vertiginosa da opinião do Estado judeu e da aliança turco-israelense, entre turcos de todos os matizes.

    h **ps://uscpublicdiplomacy.org/blog/israel-and-turkey-end-alliance

    Do ensaio acima:

    O Império Otomano será sempre lembrado pelo seu último capítulo infame – o genocídio do povo arménio.

    Isto é inteiramente correcto e continuará a ser destacado/destacado pelos propagandistas enquanto for do interesse de Israel despejar na Turquia. Houve muitos outros genocídios. O que a Bélgica fez no Congo não tem nenhum interesse para Israel, é claro.

    …foi estimado de forma conservadora que mais de 10 milhões de congoleses tinham morrido. Isso representaria cerca de 50 por cento da população do Congo, uma quantidade sem dúvida surpreendente. É frequentemente contestado que estas estimativas são grosseiramente imprecisas e, na realidade, um número significativamente superior a 10 milhões seria mais adequado para explicar estas tragédias grosseiras.

    As mortes do Grande Salto em Frente na China não ajudam a propaganda de Israel, e também não espero ver qualquer discussão sobre elas. Caramba, quando o Irão era um grande amigo de Israel, não havia quaisquer exigências para que os EUA esmagassem o Irão pela nação Holy Outhouse.

    Holofote!

    Assim, em vez de aliviar a situação dos quase 20 milhões de turcos abaixo do limiar da pobreza, Erdogan está a gastar milhares de milhões nas suas façanhas estrangeiras.

    Tal como o malvado Assad, Erdogan negligencia o seu próprio povo! Fora dos holofotes, outras coisas estão acontecendo, é claro.

    Israel tem a maior taxa de pobreza no Ocidente

    A maioria dos israelitas pobres não são árabes nem ultraortodoxos, mostra um novo relatório que concluiu que a pobreza em Israel aumentou no ano passado. Lior Dattel 09 de dezembro de 2015

    O nível de pobreza em Israel permaneceu o mais elevado do Ocidente no ano passado, com cerca de uma em cada três crianças a viver na pobreza, de acordo com um relatório divulgado quarta-feira pelo Instituto Nacional de Seguros.

    Isso é tudo que você pode ver por conta do acesso pago. E não são apenas as crianças israelenses.

    50,000 sobreviventes do Holocausto em Israel vivem na pobreza, segundo relatório

    1 em cada 5 sobreviventes foi forçado a escolher entre comida e medicação durante os últimos dois anos, revela a pesquisa.

    h ** p://www.jpost.com/National-News/50000-Holocaust-survivors-in-Israel-living-in-poverty-report-finds-350178

    A pequena fossa explora o Holocausto, mas não dá a mínima para os verdadeiros sobreviventes.

    Além disso, Erdogan está a interferir descaradamente noutros países vizinhos – incluindo o Afeganistão, a Albânia, a Geórgia e o Kosovo – e a exercer uma pressão excessiva sobre os seus governos para fecharem todas as escolas afiliadas ao movimento Gülen. Para fazer isso, ele ameaça usar as suas alavancas económicas e políticas contra estes países, a menos que demitam e substituam os professores por outros que subscrevam a sua orientação religiosa islâmica.

    Direi isto pelo Sr. Alon Ben-Meir: ele tem muita ousadia em dizer isto sobre a Turquia quando está a “defender” a nação mais intrometida do mundo. O mesmo vale para o próximo:

    Assim, em vez de fazer da Turquia um modelo de democracia islâmica que cumpre os principais requisitos da UE, transformou a Turquia num Estado islâmico autoritário que se assemelha ao estilo de governo otomano.

    Destaque novamente – Israel está a fazer exactamente a mesma coisa – mas com uma democracia “judaica” que exclui todos os outros.

    Limelight focado, ousadia transbordante e muito bem feito também.

    • Joe Tedesky
      Fevereiro 1, 2018 em 16: 23

      Ótima postagem, Zachary, e acrescentarei que nunca fui fã de Erdogan, mesmo quando ele era nosso aliado. O que considero um pouco suspeito é por que de repente estamos demonizando este agressivo líder turco? Bem, teria isso alguma coisa a ver com o facto de Erdogan ter contrariado a coligação Israelita/Saudita/EUA? Talvez, você acha? Joe

    • Fevereiro 1, 2018 em 18: 30

      O único lugar onde a palavra “Israel” aparece em toda esta página é nos seus comentários. Nenhuma “defesa” de Israel por parte do autor.

      Eu sugiro que você pare de coar os mosquitos.

      • Zachary Smith
        Fevereiro 1, 2018 em 20: 20

        Por sua vez, sugiro que Você desenterre as postagens antigas do autor e examine-as.

        Escrever sobre uma questão ligada à pequena nação sem mencioná-la não é algo que apenas Alon Ben-Meir faz – é na verdade uma técnica bastante comum. Desviar a atenção jogando sacos de merda no torcedor costuma ser o objetivo de ensaios como este.

        Na IMO, há um grupo bastante grande de sionistas como Alon Ben-Meir que “elevam” a nação dingleberry simplesmente confundindo/distraindo seus leitores.

      • Nazeem
        Fevereiro 2, 2018 em 23: 20

        OK. Mas não se pode esconder o fato de que o autor é judeu. Um judeu que odeia Erdogan serve claramente os interesses de Israel. Israel está perdendo negócios e aliado em Erdogan. Lol

    • Dave P.
      Fevereiro 1, 2018 em 21: 00

      Joe e Zachary –

      Primeiro houve o artigo na CN na semana passada de Alon Bein-Meir “A Perigosa Erosão da Liderança dos EUA”; foi difícil de engolir dado o recorde desde o final da Segunda Guerra Mundial, que terminou com a aniquilação completa de Nagasaki e Hiroshima. Desde o fim da guerra fria em 1991, temos a Jugoslávia, a Somália, o golpe de Estado na Venezuela, o Afeganistão, o Iraque, a Líbia, as Honduras, a Síria, a Ucrânia e o Iémen. E Alon Bein-Meir lamentou a erosão desta Liderança Moral em seu artigo, e ele está lecionando na NYU.
      E agora este artigo sobre a Turquia. Pelo menos Erodogan não destruiu sociedades inteiras fora do seu próprio país como nós fizemos. Porque é que o professor Alon Bein-Meir não fala sobre Israel, a Arábia Saudita e todas as monarquias do Golfo que oprimem as maiorias xiitas nos seus países?

      De todos os recentes presidentes dos EUA desde a Segunda Guerra Mundial, apenas Kennedy e Carter tiveram algum sentimento de trazer algum tipo de coexistência pacífica com outros países com diferentes sistemas políticos, sociais e económicos. Eles tinham alguns sentimentos pela humanidade nesta Terra. O Presidente Carter foi corajoso ao chamar Israel de Estado de Apartheid. E recentemente ele chamou os EUA de plutocracia.

      Minha esposa – uma devota de Hillary – assiste PBS News, CNN e MSNBC. É muito surreal ver o que tem acontecido na TV na última semana sobre este documento que os democratas estão lutando para bloquear sua divulgação. Às vezes pergunto-me como é que esta pobreza intelectual absoluta e a corrupção moral completa de todas as instituições da Nação surgiram tão rapidamente.

      Podemos não acreditar realmente nisso, sob tais condições a destruição de toda a humanidade pode não estar longe.

      • Joe Tedesky
        Fevereiro 1, 2018 em 23: 01

        Nunca acreditei na ideia de que todos os autores colaboradores que às vezes frequentam este site tivessem que estar na mesma página que Robert Parry, mas sempre confiei em Robert Parry para ser o contador da verdade, e ele era. Então, neste momento da minha participação no consórcionews estou jogando de ouvido, antes de julgar esses autores com muita firmeza. Apenas Dave está fazendo uma observação válida sobre Alon Ben-Meir com este artigo, e o último, já que Ben-Meir está perdendo um pouco o foco.

        Dave, você fala sobre como sua esposa sucumbiu às notícias e ficou impressionada com Hillary, bem, é difícil resistir ao pensamento dominante, se você não estiver conectado a um site de notícias alternativo, pois é de se admirar onde sua opinião terminará acima. Os nossos principais jornais, e todas as principais redes de televisão por cabo, são propriedade do enorme polvo corporativo que tem os seus enormes tentáculos enrolados em todos os meios de comunicação viáveis ​​que possa alcançar dentro dos seus estreitos limites de distribuição de propaganda. Graças a Deus pelo canal TV Land e Game Shows.

        Neste momento, assistir ao teatro com o lançamento de 'o Memo' só me faz pensar no que virá a seguir. Ficarei surpreso se a retribuição for cumprida, e ninguém de alto escalão sofrerá quaisquer consequências duras, ou mesmo leves, por seu comportamento criminoso.

        Sempre bom Dave. Joe

    • Theo
      Fevereiro 2, 2018 em 12: 03

      Sim, Zachary, eu também achei esse ensaio um pouco “estranho”. Mas quero acrescentar um comentário sobre os pobres sobreviventes do holocausto em Israel. Há algum tempo, penso que foi na década de noventa, grandes empresas alemãs que usavam judeus e outros prisioneiros de campos de concentração como escravos nos seus locais de produção criaram, a contragosto, um fundo explicitamente destinado aos sobreviventes do holocausto. Alguns anos mais tarde, uma equipa de televisão alemã viajou para Israel para investigar o que aconteceu com o dinheiro deste fundo. Eles entrevistaram alguns destes sobreviventes que tinham definitivamente direito aos benefícios deste fundo. reclamou.A maioria deles não recebeu absolutamente nada deste fundo.Descobriu-se que o fundo era administrado por um elegante escritório de advocacia judeu em Nova York que nunca havia sido eleito administrador.Eles deram o dinheiro ao museu do holocausto em Israel para universidades em Israel e outros.E, claro, também ficou com a sua parte.Quando os sobreviventes do holocausto solicitaram benefícios, eles incomodaram com exigências absurdas de documentos.Eles tentaram impedi-los.Todos os entrevistados disseram que teriam preferido que o fundo fosse administrado pelo Governo alemão.

  13. Deniz
    Fevereiro 1, 2018 em 15: 42

    Talvez você tenha perdido esta notícia: houve uma tentativa de golpe na vida de Erdogan e de sua família em julho de 2016; A Wikipédia é sua amiga.

    • Um observador
      Fevereiro 1, 2018 em 15: 57

      Na verdade, o autor mencionou o golpe de 2016 de passagem, mas fora isso muitos dos argumentos do artigo poderiam ser ditos sobre os EUA (ou outros países com políticas externas aventureiras):
      “XXX está a interferir descaradamente noutros países vizinhos… exercendo uma pressão excessiva sobre os seus governos para que [subscrevam a sua posição]. Para fazer isso, ele ameaça usar as suas alavancas económicas e políticas contra esses países”.
      “Em vez de investir em infra-estruturas, habitação, educação e cuidados de saúde em [regiões pobres], ele está a financiar projectos estrangeiros destinados a influenciar e preservar o património cultural que remonta a [um passado glorioso imaginado]”
      “[outros países] acreditam que a aventura militar de XXX irá perturbar o equilíbrio de poder regional, que é a receita para a instabilidade e a violência incessante. Assim, em vez de aliviar a situação dos quase 20 milhões [de cidadãos] abaixo do limiar da pobreza, XXX está a gastar milhares de milhões nas suas façanhas no estrangeiro.”

      • Jefferson
        Fevereiro 1, 2018 em 16: 01

        a única diferença é que XXXXX NÃO é um islamo-fascista que procura impor um culto ao resto do mundo

        • Sangeetaa
          Fevereiro 2, 2018 em 04: 34

          Certo – é um império cristo-fascista à moda antiga que procura impor uma forma estranha e distorcida da chamada democracia que continua a deixar o próprio demos cada vez mais desnorteado e desprovido de autodeterminação. Não vamos seguir o caminho de equilibrar um império genocida contra outro e fingir que isso de alguma forma responde às preocupações prementes da humanidade em grande escala. Também recomendo não tentar contar crimes ou contagens de corpos desses crimes. Nunca se sabe que os islamo-fascistas poderão revelar-se (para seu desgosto) como os assassinos em massa menos eficazes.

        • Fevereiro 2, 2018 em 12: 34

          Ah, aí está a verdadeira história. Erdogan, também conhecido como “o Hitler do século XXI”, é um islamofascista que planeia “impor” o seu “culto” ao “resto do mundo”. excelentes palavras de botão quentes se alguém for um propagandista. O facto de a Turquia, que não tem interesse na ideia absurda de recriar o Império Otomano medieval, viver num bairro muito perigoso e estar actualmente a reagir fortemente contra a verdadeira potência aventureira, os EUA, que está a tentar estabelecer uma ameaça mortal no flanco sul de Erdogan.

          • Fevereiro 2, 2018 em 15: 12

            Exatamente.
            Esse cara deveria estar escrevendo para o Sionism Today, não para o Consortium.
            Ele é um hacker óbvio, promovendo agendas de uma forma que é transparente para quem lê com os olhos abertos.

    • Jefferson
      Fevereiro 1, 2018 em 16: 00

      Você já pensou que seu orgulhoso líder e sultão podem ter organizado o golpe? Além disso, a estratégia neo-otomana começou bem antes do golpe, como você explica isso?

      • Deniz
        Fevereiro 1, 2018 em 16: 31

        A maior parte do povo turco acredita que foi patrocinado no estrangeiro. Sei que é difícil imaginar que os turcos saibam mais sobre o seu próprio país do que os americanos, que parecem ter dificuldade em encontrá-lo num mapa.

        Também compreendo que se trata do mau culto islâmico-fascista versus o bom culto fascista judaico-cristão.

        • Jim
          Fevereiro 1, 2018 em 19: 41

          “A maior parte do povo turco acredita que foi patrocinado no exterior”
          Bem, é porque o povo turco está sob o efeito da propaganda do seu governo,
          que, vamos admitir, fez um bom trabalho na lavagem cerebral de seu público. E os outros turcos,
          que não concordaram com a propaganda do sultão, são rotulados como terroristas e acabam presos.
          No meu caso, e tal como Jefferson, penso que o golpe foi feito por Erdogan e o seu AKP para se livrar dos seus inimigos.
          Vejam quem está a beneficiar mais com esse golpe: é Erdogan.

          • Deniz
            Fevereiro 1, 2018 em 21: 03

            Além de difamar a inteligência do povo turco, que provas tem para apoiar a sua posição?

            Para colocar isto em perspectiva, Cheney, outro político extremamente macheviliano, beneficiou enormemente do 9 de Setembro. Isso é uma prova conclusiva de que ele orquestrou o 11 de Setembro? Há muitas razões para suspeitar de Cheney, mas Cheney, tirar vantagem de uma crise política não é realmente suficiente para condená-lo.

            Finalmente, você parece saber uma ou duas coisas sobre a Turquia, use a sua imaginação. Há algum outro ator global que se beneficiaria muito com a eliminação de Erdogan? Por que você está tão certo da eliminação de todas as outras possibilidades? Não tenho a certeza de que sejam apenas os turcos que sofrem lavagem cerebral.

          • Fevereiro 1, 2018 em 22: 20

            concordo plenamente…erdogan conseguiu a destruição dos seus inimigos políticos e militares em 3 meses, com a “tentativa de golpe”…que de outra forma poderia ter levado décadas…se é que levou…para conseguir

          • Fevereiro 1, 2018 em 22: 27

            também acredito que esta “tentativa de golpe” é mais profunda do que o próprio Erdogan… acredito que ele concordou com o seu acordo...

            quem mais se beneficiaria com a ajuda de Erdogan para desestabilizar a Síria, em particular, bem como desestabilizar toda a região, em geral?

          • Martin - cidadão sueco
            Fevereiro 2, 2018 em 07: 48

            A forma como surgiu a tentativa de golpe e o que está a acontecer na Turquia são, obviamente, importantes. Uma conta equilibrada baseada em factos seria muito bem-vinda. Este artigo de propaganda é de baixa qualidade e as crenças declaradas têm pouco valor, a menos que sejam fundamentadas.
            A tentativa de golpe de 15 de julho de 2016 teve uma estranha cobertura na mídia. Autoridades da UE relataram pela manhã que o golpe aparentemente teve sucesso. Muito pouca condenação da tentativa nos meios de comunicação suecos e espero que na UE como um todo. Penso que foi nos meios de comunicação russos que foi insinuado que os serviços de segurança russos avisaram Erdogan de que um grupo de assassinos se dirigia para o local onde ele estava hospedado, por isso ele conseguiu fugir. Verdade ou não, alguém sabe? Parece lógico e razoável expurgar os militares após tal tentativa de golpe. Especialmente para um personagem maquiavélico.

          • Fevereiro 2, 2018 em 12: 40

            Ah, os americanos ouvem a verdade e os turcos são enganados pelo seu governo! De todos os comentários, este é o melhor. E não se esqueçam que o Irão é uma ameaça mortal para os EUA e para o Médio Oriente, segundo os contadores da verdade EUA/Israel/Saudita. Ainda estou pesquisando na internet aquela lista de milhares de americanos sendo mortos anualmente pelos perniciosos xiitas, mas parabéns por ter sido escolhido como garoto-propaganda da mentalidade Drone!

          • Fevereiro 2, 2018 em 16: 01

            O analista sênior dos EUA Jim está presente com alguns fatos contundentes que ele apurou por meio de uma pesquisa aprofundada em seu feed do Facebook. Reportando da linha de frente, no porão de seus pais.

        • Fevereiro 1, 2018 em 21: 28

          Ou um culto capitalista.

    • Martin - cidadão sueco
      Fevereiro 1, 2018 em 18: 12

      Sim, de fato!
      Este artigo nada mais é do que propaganda, tudo apontando numa mesma direção, totalmente desprovido de referências fundamentadas e desprovido de qualquer problematização.
      Não consigo perceber que tenha algum valor, e digo isso mesmo tendo em conta a minha relativa ignorância sobre a Turquia.
      Por exemplo, a
      – muitos países compram reatores nucleares; há alguma razão para acreditar que os reactores ou vendedores russos são menos fiáveis ​​do que outros, em termos do receio dos autores de que possam ser usados ​​para desenvolver armas nucleares, ou que a Turquia esteja prestes a fazer isso? A Finlândia também é um país com reatores russos, aliás.
      – É provável que, como foi afirmado, a intenção turca com a sua guerra no norte da Síria seja restabelecer o Império Otomano. Realmente!

      • Martin - cidadão sueco
        Fevereiro 1, 2018 em 18: 18

        O artigo é realmente como qualquer artigo de MSM sobre a Rússia dos últimos anos, apenas substituindo a Turquia pela Rússia.

      • Jim
        Fevereiro 1, 2018 em 19: 49

        “e digo isso mesmo dada a minha relativa ignorância sobre a Turquia”
        “É provável, como foi afirmado, que a intenção turca com a sua guerra no norte da Síria seja restabelecer o Império Otomano?”
        Você está certo, você ignora completamente a Turquia.
        A Turquia está actualmente a tentar restabelecer o Império Otomano, isso é um facto.
        O artigo acima menciona claramente os pontos a serem observados, se você ainda não está convencido, faça-nos um favor
        e faça pesquisas extras sobre a Turquia.

      • Loup Bouc
        Fevereiro 2, 2018 em 00: 14

        Sim. Propaganda. Propaganda daquele governo sionista daquele “estado” ilegal, criminoso de guerra, terrorista e sionista.

        Estou impressionado com a publicação do Consortiumnews. Será que Robert Parry teria aprovado a sua publicação?

        • Martin - cidadão sueco
          Fevereiro 2, 2018 em 02: 25

          Minha preocupação também

        • Fevereiro 3, 2018 em 09: 51

          Em uma palavra, não.

Comentários estão fechados.