Recusando-se a aprender lições sangrentas

A guerra continuada do presidente Trump no Afeganistão segue o mesmo caminho fracassado dos 16 anos anteriores, com as elites políticas/mídia dos EUA não aprendendo nenhuma lição, diz o ex-oficial da Marinha Matthew Hoh em uma entrevista com o American Herald Tribune.

Entrevistador Mohsen Abdelmoumen: Como especialista, como vê a evolução do processo político no Afeganistão?

Matthew Hoh: Infelizmente, não vi qualquer evolução positiva ou mudança no sistema ou processo político no Afeganistão desde 2009. O que vimos foram três eleições nacionais que foram consideradas grosseiramente ilegítimas e fraudulentas por observadores externos, mas que foram validado e apoiado pelo governo americano através da presença de dezenas de milhares de soldados e do gasto de dezenas de bilhões de dólares.

Ex-oficial e diplomata da Marinha dos EUA Matthew Hoh

Vimos a criação de posições extraconstitucionais no governo, como o cargo de diretor executivo ocupado por Abdullah Abdullah, que foi feito a mando do governo americano. Além disso, barganhas e compromissos que foram intermediados pelo governo americano em uma tentativa de criar um governo mais inclusivo, reduzir a corrupção e sanar fraturas entre o bloco político que uma vez apoiou Hamid Karzai e a presença americana não conseguiu alcançar essas coisas. A corrupção ainda é a característica dominante do governo afegão, e o apoio político ao governo de Cabul se deteriorou e se fragmentou com a corrupção e as maquinações dos governos Karzai e agora Ghani.

Mais importante ainda, o processo político, ao ser tão corrupto, ao instalar sucessivos governos que venceram através da fraude e ao privar de direitos várias comunidades políticas, alienou muitos, muitos afegãos, e não apenas os pashtuns que se aliam aos talibãs, do governo em Cabul. Isto permitiu um maior apoio aos comandantes das milícias e senhores da guerra fora de Cabul, bem como aos talibãs, e permitiu que a guerra avançasse sem esperanças reais de reconciliação, negociações ou cessar-fogo em qualquer lugar num futuro próximo. (Ao apoiar e desenvolver uma cleptocracia, um sistema de quem tem e quem não tem, esse sistema, pela sua natureza e necessidade, produziu mais pessoas fora do sistema do que pessoas no sistema todos os anos. Isto causa ressentimentos, queixas e um desejo de partilhar os despojos e presentes da ocupação americana que leva a maior violência, mais caos político e uma falta de esperança para o futuro).

Você pode nos explicar qual foi o desentendimento que o levou a renunciar?

Eu já tinha estado duas vezes no Iraque antes de meu tempo no Afeganistão, e estava trabalhando em questões das guerras desde 2002 quando eu estava no Pentágono como oficial do Corpo de Fuzileiros Navais. Eu não podia mais concordar com o assassinato da guerra e com as mentiras que sustentavam esse assassinato. Vi no governo afegão os piores excessos que eu tinha visto no governo iraquiano e sabia que o governo afegão em Cabul não tinha interesse real ou verdadeiro em chegar à paz com os talibãs e os da insurgência afegã.

Também vi que o governo de Barack Obama se preocupava apenas com o valor político do Afeganistão em termos da política americana e não tinha nenhum interesse real no bem-estar do povo afegão. Eu também sabia a quantidade de dinheiro que as corporações americanas estavam ganhando com a guerra e como isso influenciava a política americana e a escalada da guerra. Por fim, também sabia que os generais e civis americanos encarregados de supervisionar a guerra estavam mais interessados ​​em preservar o império americano, bem como suas próprias carreiras e legados, do que em alcançar a paz ou acabar com o sofrimento do povo afegão.

Soldado do Exército dos EUA assume uma posição de combate defensiva enquanto treina como membro de uma força de reação rápida no campo de aviação de Jalalabad, no Afeganistão, 7 de junho de 2013. (Foto do Exército dos EUA pelo sargento de 1ª classe John D. Brown)

Além de ser um diplomata, você era um soldado e serviu no Iraque como comandante do Corpo de Fuzileiros Navais. Na sua opinião, a intervenção dos EUA no Iraque em 2003 foi justificada?

Não, a guerra no Iraque não era justificada. Houve muitos motivos para a invasão e ocupação do Iraque em 2003, mas nenhum deles era moralmente válido, internacionalmente legal ou tinha a ver com a segurança e proteção do povo americano, ou o bem estar do povo iraquiano. As razões eram muitas e incluíam, é claro, o desejo do presidente Bush de ganhar uma guerra para obter a reeleição nos Estados Unidos em 2004, pessoas do governo e da comunidade de política externa que acreditavam na remoção de Saddam Hussein para "democratizar e americanizar" o Oriente Médio por motivos do Império Americano e da hegemonia, a influência da política israelense e do pensamento na política americana, as grandes e vastas reservas de petróleo do Iraque e a influência da Arábia Saudita e outras nações do Golfo.

Na sua opinião, a administração Bush deveria prestar contas, em particular, a um tribunal pelos crimes que cometeu no Iraque?

Sim. Sem elaboração, crimes de guerra e crimes contra a humanidade foram cometidos pelo governo Bush e os responsáveis ​​devem ser responsabilizados. É tão simples quanto isso.

 

Você é uma testemunha privilegiada como diplomata e como oficial superior da guerra no Iraque. Você descreve o que aconteceu durante a intervenção no Iraque como uma grande confusão. Você pode nos dizer por quê?

As quantias de dinheiro ganhas na guerra do Iraque por empresas e indivíduos americanos foram enormes. Em termos de gastos directos nas guerras no Iraque e no Afeganistão (os dois são inseparáveis ​​em muitos aspectos, incluindo na forma como o financiamento e a obtenção de dinheiro ocorreram), os custos directos das guerras são de quase 1.8 biliões de dólares. Agora, esses são apenas custos diretos. Adicionando os custos indirectos da guerra, tais como cuidados de saúde para veteranos e pagamentos de juros sobre dívidas, vemos que os custos da guerra a longo prazo podem atingir 6 biliões de dólares. Novamente, isso é apenas para as guerras diretamente. Ao mesmo tempo, o orçamento do Pentágono no próximo ano será de 700 mil milhões de dólares, o que é 10 vezes mais do que a Rússia e 3 vezes mais do que a China gasta nas suas forças armadas, e estes 700 mil milhões de dólares não incluem o dinheiro que gastamos nas nossas agências de inteligência. , cuidados de saúde para veteranos, segurança interna ou pagamentos de juros de dívidas de guerra e defesa passadas (no próximo ano os Estados Unidos gastarão cerca de 115 mil milhões de dólares apenas em pagamentos de juros e dívidas de guerras passadas e gastos militares). que depois investem dinheiro no financiamento de políticos no Congresso, bem como no financiamento de grupos de reflexão e universidades que ajudam a promover as políticas que promovem e sustentam as guerras da América no mundo muçulmano e o enorme orçamento militar da América. Este processo de financiamento é cíclico e a instabilidade e a violência que o militarismo, a intervenção e a ocupação americanos promovem e sustentam são utilizadas como justificação contínua pelos políticos e generais americanos para mais gastos militares. ??Num outro nível, o que testemunhei com a minha presença no Iraque e no Afeganistão, é que as enormes quantidades de dinheiro que são injectadas nestas zonas de guerra alimentam a corrupção e que as enormes quantidades de dinheiro recebidas por aqueles que são leais ou a colaboração com as forças americanas não proporciona nenhum incentivo para que os afegãos ou os iraquianos que trabalham com os americanos procurem a paz, a reconciliação ou um cessar-fogo com os seus adversários. Enquanto os americanos os mantiverem no poder e os enriquecerem, não faz sentido procurar o fim do conflito, o fim da ocupação/presença/influência americana ou procurar a reconciliação.

Você é… um membro do Conselho Consultivo do Expose Facts (e de outros grupos). Você pode explicar aos nossos leitores quais são as missões dessas organizações?

Sou… membro do conselho consultivo da Veterans For Peace, Expose Facts, World Beyond War e do Comitê da Carolina do Norte para Investigar a Tortura. Também sou membro associado do Veteran Intelligence Professionals for Sanity. Todas essas organizações buscam encorajar a paz e o fim das guerras da América no exterior, bem como o fim das guerras que temos nos Estados Unidos, especialmente a opressão das pessoas de cor nos EUA. organização dedicada a informar as pessoas sobre os verdadeiros custos e realidades da guerra.

Forças do Exército dos EUA operando no sul do Iraque durante a Operação Iraqi Freedom, 2 de abril de 2003 (foto da Marinha dos EUA)

Expose Facts é uma organização composta por muitos ex-funcionários do governo que incentivam a denúncia de irregularidades e membros do governo, militares e corporações que são testemunhas de irregularidades a se apresentarem e denunciarem essas irregularidades ao público. reestruturar a forma como o nosso mundo é moldado e fazer com que as pessoas acreditem e compreendam que um mundo pacífico é possível. O Comitê da Carolina do Norte para Investigar a Tortura é a única organização desse tipo nos EUA. É a única organização inteiramente dedicada a pesquisar, documentar e divulgar o papel do estado da Carolina do Norte nas práticas de tortura americanas sob o presidente Bush. O desejo é responsabilizar as pessoas pela tortura praticada.

Veterano de Inteligência Profissionais para a Saúde (VIPS) é uma organização de ex-membros do governo e militares que eram ou agentes de inteligência ou inteligência utilizada em suas carreiras (membros associados). O objetivo do VIPS é fornecer recomendações e opiniões alternativas ao presidente dos Estados Unidos e à mídia, que ele não está recebendo dos serviços de inteligência americanos.

Embora os denunciantes informem a opinião pública sobre várias questões assumindo grandes riscos, você não acha que é mais do que necessário lançar iniciativas ou mesmo criar um programa específico global para proteger os denunciantes?

Sim, uma das coisas que gostaria de ver criada é um fundo para ajudar os denunciantes a pagar pelos custos muito altos que incorrem ao se tornarem denunciantes. Os denunciantes perdem seus empregos, têm taxas legais caras e podem passar anos sem ter o dinheiro necessário para sustentar suas famílias e pagar suas contas. Essa é uma tática usada pelo governo e pelas corporações para assustar as pessoas a não se tornarem denunciantes. Gostaria de ver iniciado um fundo que ajudasse os denunciantes a pagar por estas despesas e a não ser forçado a declarar falência e insolvência, porque seguiam as suas consciências e denunciavam irregularidades.

Você também é um homem comprometido com a causa do povo palestino; você participou de uma viagem à Palestina com Veteran for Peace para ver as condições em que os palestinos vivem. Você pode nos contar sobre essa ação?

Esta foi uma viagem muito importante para mim, pois passei 18 dias com o povo da Palestina e a resistência popular à ocupação israelense foi extremamente comovente e poderosa. Você pode ler ensaios e livros ou assistir a documentários e filmes sobre o sofrimento do povo palestino, mas enquanto não estiver com eles, você realmente não entende o horror e a tragédia da ocupação israelense. Como americano, foi muito importante para mim ser solidário com meus irmãos e irmãs palestinos, especialmente porque meu país é freqüentemente o único apoiador de Israel e dá aos militares israelenses quase $ 11 milhões de dólares por dia em assistência.

Os Estados Unidos são um defensor incondicional de Israel. Como você explica isso?

A principal razão para isso é o sistema político pervertido e corrompido dos Estados Unidos, que permite que o dinheiro influencie tanto a política. Os Estados Unidos não seriam um apoiador incondicional de Israel se não fosse pela influência do dinheiro fornecido aos políticos americanos, principalmente por meio do Comitê de Relações Públicas de Israel (AIPAC), mas também por outras fontes. Sem essa compra avassaladora de políticos, não acredito que Israel receba o apoio que recebe dos Estados Unidos e não acho que Israel seria capaz de continuar sua ocupação do povo palestino e os crimes contra eles.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, nas Nações Unidas em 2012, traçando a sua própria “linha vermelha” sobre até onde deixará o Irão ir na refinação do combustível nuclear.

Na sua opinião, qual é a contribuição de veteranos como você, especialmente através do Veteran for Peace, para apoiar a resistência ao imperialismo dos EUA em todo o mundo?

As coisas mais importantes que os veteranos americanos podem fazer é falar aberta e abertamente sobre o que viram durante seu tempo no exército, o que participaram das guerras e o que realmente acreditam nos propósitos das guerras e nos militares americanos. É difícil para as pessoas nos Estados Unidos falarem contra os militares e as guerras, porque temos uma cultura que celebra a guerra, a violência e os militares, mas os veteranos devem encontrar coragem para fazê-lo porque, por meio de seu testemunho e testemunho, as pessoas podem entender a realidade e as verdades das guerras, império e imperialismo da América.

É importante também que os veteranos americanos se solidarizem com os movimentos de resistência, tanto fora dos Estados Unidos quanto dentro dos Estados Unidos, que estão lutando contra o militarismo, a ocupação e a intervenção americanos. Isso inclui ficar contra governos clientes dos Estados Unidos, como Israel, Coreia do Sul e Japão. Também é necessário que os veteranos apoiem as comunidades oprimidas dos Estados Unidos; com nativos americanos, latino-americanos e negros americanos. Todas as pessoas oprimidas nos Estados Unidos são vítimas do militarismo dos Estados Unidos e continuam a ser oprimidas por um sistema que oferece enormes benefícios econômicos, cívicos e sociais para as ricas classes brancas, enquanto continua a punir as pessoas de cor por meio de encarceramento em massa, violência policial, deportação, desvantagem econômica, cuidados de saúde inadequados, educação precária, etc. Tal tratamento de pessoas de cor não teria sido possível no passado sem os militares americanos e os efeitos do militarismo sobre os brancos dos Estados Unidos, e agora com os militarizados a polícia continua a ser essencial para continuar a opressão. Muito dessa opressão encontra sua práxis e sua implementação por meio da cultura da violência nos Estados Unidos, que é uma consequência direta do militarismo que tantos americanos abraçam. Eu acredito que o militarismo é uma das verdadeiras religiões dos Estados Unidos. Este militarismo conduz a esta cultura de violência que aceita soluções baseadas na violência não como a única opção, mas como a opção necessária. É por meio dessas políticas de soluções baseadas na violência que a América tem a maior população carcerária do mundo, epidemias de violência policial, deportações em massa de não-brancos, etc.

Como você avalia a experiência de mídia alternativa? Você não acha que, para combater a manipulação e propaganda imperialista, precisamos confiar em meios alternativos altamente engajados e altamente eficazes para vencer a batalha da informação que é estratégica?

Sim, eu não poderia concordar mais com você. Quando comecei a falar sobre a guerra, tive permissão para entrar e entrar na grande mídia. Apareci nas principais redes de notícias por cabo e fui publicado nos principais jornais, mas ao longo da última década vozes dissidentes, especialmente aquelas que são contra a guerra e o imperialismo, foram dramaticamente marginalizadas da grande imprensa, ou da imprensa de propriedade corporativa.

Caixões de soldados americanos mortos chegando à Base Aérea de Dover, em Delaware, em 2006. (foto do governo dos EUA)

Em 2014, quando defendia uma presença americana renovada no Iraque, só consegui aparecer numa rede de notícias por cabo e nenhum dos principais jornais solicitou a minha opinião. O mesmo ocorreu com muitos dos meus colegas. Onde tivemos sucesso em aparecer nos noticiários da televisão a cabo, na CNN, no meu caso, ou em ser impressos nos principais jornais e meios de comunicação, estávamos em desvantagem numérica de 5, 10 ou 15 para um em termos de vozes e opiniões que eram pró-guerra.

Por exemplo, quando apareci na CNN naquela época, fui apresentado como “a pomba solitária em um campo de lobos” pela âncora (Brooke Baldwin). Esta situação, esta câmara de eco, de vozes pró-guerra, pró-imperialismo e pró-violência apenas se solidificou e conheço apenas algumas pessoas que conseguiram entrar nas grandes redes para argumentar contra a guerra e depois estão em menor número. consideravelmente e muitas vezes abafado por vozes pró-guerra e pró-império.

Sem as mídias alternativas, vozes como a minha não teriam saída. Penso, no entanto, que o sucesso da mídia alternativa fez com que a grande mídia apertasse e limitasse sua tolerância à dissensão, já que o medo da dissensão contra as guerras tem um efeito sobre a população e a política causou a interseção entre os militares e o governo. e corporações para controlar mais rigidamente as mensagens permitidas. Eu acho que isso realmente acelerou no 2013 quando a opinião pública e a ação pública em relação ao Congresso impediram o governo Obama de lançar uma guerra contra o governo da Síria. O nexo dos altos escalões do exército / governo, da mídia e das corporações é bastante real e reforçador, e as conseqüências disso têm sido a limitação e, em alguns casos, a eliminação da discordância da mídia corporativa.

O que você acha do fato de que o governo Trump está voltando ao acordo nuclear iraniano e qual é sua opinião sobre a escalada entre os Estados Unidos e a Coréia do Norte? O imperialismo dos EUA ainda precisa de um inimigo para existir, ou seja, a URSS, Vietnã, Cuba, Iraque, China, Irã, Rússia, Coréia do Norte, etc.?

Penso que o retrocesso de Trump no acordo nuclear com o Irão estava fadado a acontecer. Trump está a seguir o exemplo do establishment da política externa dos Estados Unidos, que está, acima de tudo, comprometido com a hegemonia e o domínio norte-americanos. A preservação do Império Americano é a missão da maioria dos especialistas em política externa dos Estados Unidos, sejam eles liberais ou conservadores, democratas ou republicanos.

A cooperação entre nações, a desmilitarização e o respeito mundial pelos direitos humanos dificilmente são uma preocupação para o establishment da política externa americana. É por isso que vemos a mesma belicosidade em relação à Coreia do Norte, e não esqueçamos que tanto Barack Obama como Hillary Clinton ameaçaram destruir eles próprios a Coreia do Norte.

Penso não apenas no imperialismo, mas para nossa cultura de militarismo, violência e nosso conceito nacionalista de Excepcionalismo americano, devemos ter um inimigo. Nós nos vemos como bons, então deve haver um mal ou um mal. O Excepcionalismo Americano e a violência que o acompanha, que se acredita ser redentora e baseada na justiça, é uma estrutura maniqueísta e binária, de modo que os americanos devem ter um adversário ou um inimigo. Tão triste e tão trágico que tantos sofreram, morreram e foram desalojados em todo o mundo, ao longo das décadas, por uma crença tão absurda, ignorante, simplista e falsa.

Você recebeu o Prêmio Ridenhour de Verdade ao 2010. O que você pode nos dizer sobre este prêmio?

Foi uma grande honra. Os prêmios são concedidos em nome de Ron Ridenhour, o soldado que ajudou a alertar as pessoas para o massacre de My Lai durante a Guerra do Vietnã. É e tem sido muito humilhante ser incluído em um grupo tão prestigioso de homens e mulheres que seguiram suas consciências, olharam além do risco e fizeram o que era certo.

Matthew Hoh é membro sênior do Center for International Policy (www.ciponline.org). Anteriormente, Matthew dirigiu o Grupo de Estudos do Afeganistão, um conjunto de especialistas e profissionais em políticas públicas e externas que defendem uma mudança na estratégia dos EUA no Afeganistão. Matthew serviu no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA no Iraque e em equipes da Embaixada dos EUA no Afeganistão e no Iraque. [Esta entrevista ligeiramente editada foi publicada com a permissão de Hoh.]

30 comentários para “Recusando-se a aprender lições sangrentas"

  1. Zachary Smith
    Novembro 30, 2017 em 20: 43

    Os Estados Unidos são um defensor incondicional de Israel. Como você explica isso?

    A principal razão para isto é o sistema político pervertido e corrompido nos Estados Unidos, que permite que o dinheiro influencie tanto a política. Os Estados Unidos não seriam um apoiante tão incondicional de Israel se não fosse pela influência do dinheiro fornecido aos políticos americanos, principalmente através do Comité Americano de Assuntos Públicos de Israel (AIPAC), mas também através de outras fontes. Sem esta compra esmagadora de políticos, não acredito que Israel receberia o apoio que recebe dos Estados Unidos e não creio que Israel seria capaz de continuar a ocupação do povo palestiniano e os crimes contra ele.

    Acredito que Matthew Hoh acertou em cheio nesta parte de seu ensaio. Os políticos americanos corruptos e covardes são presas fáceis para pessoas que carregam baldes cheios de dinheiro fácil e informações de inteligência roubadas sobre seus hábitos pessoais, comerciais e sexuais.

    Infelizmente, também sinto que ele está totalmente errado sobre o resto. Concordo com este autor sobre o Afeganistão.

    Na análise deste escritor, a ocupação do Afeganistão pelos EUA tem realmente a ver com uma coisa: espalhar o caos e antagonizar os países vizinhos.

    Mas porque quereriam os EUA manter o Afeganistão instável?

    Olhe para um mapa. O Afeganistão está localizado na Ásia Central. É um país empobrecido, subdesenvolvido e sem litoral. Faz fronteira com os três principais oponentes do poder dos EUA no cenário global: Rússia, China e Irão. Desde 2001, o Afeganistão não só tem sido uma confusão de terrorismo, tráfico de drogas e caos social, como este caos se estendeu aos três países vizinhos.

    Ameaçando os russos

    As operações dos EUA no Afeganistão estiveram quase sempre relacionadas com a Rússia.

    Toda a corrupção, a ineficiência, o desperdício; eles são um bem positivo deste ponto de vista. Dê uma olhada em um mapa. O Afeganistão é uma nação aninhada entre um grupo de nações que os EUA querem desestabilizar. Ao encorajar o crime e as versões no Afeganistão, os neoconservadores/imperialistas esperam que seja como colocar uma batata podre num saco cheio de batatas boas. Com um pouco de sorte, a podridão se espalhará. Entretanto, o esforço é imensamente lucrativo para o MIC.

    O Iraque é igualmente mal interpretado. O Iraque foi destruído porque Israel queria que isso fosse feito. O mesmo vale para a Líbia. O mesmo vale para a Síria. Adivinhe quem está batendo o tambor para um golpe semelhante no Irã. Israel senta-se de cócoras e regozija-se enquanto os malditos goyim derramam marés de sangue e dinheiro fazendo o seu trabalho sujo. Mesmo agora, os sauditas estão a deixar-se levar pelo caminho das flores pelos israelitas e pelos seus fantoches americanos.

    h **p://russia-insider.com/en/military/us-afghanistan-destabilize-russia-iran-and-china/ri20985

  2. Levemente - jocoso
    Novembro 30, 2017 em 15: 49

    “…Todos aqueles que Me odeiam amam a morte.” - Provérbios 8:36

    Genocídio Palestino – Imposição do Apartheid Israel Cúmplice do Genocídio Rohingya,
    Outros Genocídios e Terrorismo de Estado nos EUA, Reino Unido e Austrália

    pelo Dr. Gideon Polya —
    30 de novembro de 2017

    Apartheid Israel está intimamente envolvido no genocídio Rohingya de Mianmar, liderado por Aung San Suu Kyi, através do fornecimento de canhoneiras e armamentos avançados, bem como de treinamento militar às forças genocidas birmanesas no estado de Rakhine. O Apartheid que impõe o genocídio palestino Israel esteve igualmente envolvido no genocídio indiano maia na Guatemala, no genocídio tâmil no Sri Lanka, na Guerra Civil do Sudão do Sul, no genocídio sírio, no genocídio iraquiano e no atual terrorismo de estado mortal em 7 países por ataques de drones dos EUA, EUA lacaio Austrália que perde apenas para os EUA como apoiador do Apartheid Israel.

    Antes de prosseguir, é importante notar que o genocídio é definido pelo Artigo 2 da Convenção sobre Genocídio da ONU assim: “Na presente Convenção, genocídio significa qualquer um dos seguintes atos cometidos com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso, como tal: a) Matar membros do grupo; b) Causar lesões corporais ou mentais graves a membros do grupo; c) Infligir deliberadamente ao grupo condições de vida destinadas a provocar a sua destruição física, total ou parcial; d) Imposição de medidas destinadas a impedir nascimentos dentro do grupo; e) Transferência forçada de crianças do grupo para outro grupo” [1]. A morte ocorre não apenas através da violência (assassinato ativo), mas também através da morte evitável por privação imposta [2]. A mortalidade em massa numa população de Sujeitos ocorre em violação grosseira dos Artigos 55 e 56 da Convenção de Genebra relativa à Proteção de Pessoas Civis em Tempo de Guerra, que afirmam inequivocamente que o Ocupante deve fornecer aos seus Sujeitos alimentos e serviços médicos que sustentem a vida “para toda a extensão dos meios disponíveis” [3].

    Tal como documentado de forma sistemática e sucinta abaixo, o Apartheid Israel tem estado envolvido em atrocidades genocidas em todo o mundo através da cooperação e da venda de armas, sistemas e formação aos Estados párias genocidas envolvidos nestas atrocidades.

    http://www.countercurrents.org/2017/11/30/palestinian-genocide-imposing-apartheid-israel-complicit-in-rohingya-genocide-other-genocides-us-uk-australian-state-terrorism/

  3. Babilônia
    Novembro 30, 2017 em 11: 10

    “Você pode nos explicar qual foi o desentendimento que o levou a renunciar?

    Eu já tinha estado duas vezes no Iraque antes de meu tempo no Afeganistão, e estava trabalhando em questões das guerras desde 2002 quando eu estava no Pentágono como oficial do Corpo de Fuzileiros Navais. Eu não podia mais concordar com o assassinato da guerra e com as mentiras que sustentavam esse assassinato. Vi no governo afegão os piores excessos que eu tinha visto no governo iraquiano e sabia que o governo afegão em Cabul não tinha interesse real ou verdadeiro em chegar à paz com os talibãs e os da insurgência afegã.

    Também vi que a administração de Barack Obama se preocupava apenas com o valor político do Afeganistão em termos da política americana e não tinha nenhum interesse real no bem-estar do povo afegão. Eu também sabia a quantidade de dinheiro que as empresas americanas ganhavam com a guerra e como isso influenciava a política americana e a escalada da guerra. Finalmente, eu também sabia que os generais e civis americanos encarregados de supervisionar a guerra estavam mais interessados ​​em preservar o império americano, bem como as suas próprias carreiras e legados, do que em alcançar a paz ou acabar com o sofrimento do povo afegão.”

    Esta pergunta e resposta resumem uma causa profunda e fundamental para tudo isto.

    A crueldade, o total desrespeito pela vida humana ou pelo sofrimento humano, até mesmo pela própria natureza, a brutalidade e o uso sem hesitação da força e de todas as vantagens é o comportamento mais reverenciado e honrado na cultura ocidental. Abate e você devolve o herói.

    Recentemente, quando Theresa May estava prestes a assumir o cargo de Primeira-Ministra, foi-lhe perguntado no Parlamento: “Daria a ordem para lançar um missal nuclear sabendo que centenas de milhares de pessoas inocentes seriam mortas – para “proteger a Grã-Bretanha”? Ela, é claro, respondeu que sim e não tenho motivos para duvidar de sua decisão.

    Estas são as pessoas que a nossa cultura recompensa e promove, homenageia e eleva aos mais altos níveis.

    Isto é claramente esclarecido no livro “Adults in the Room” de Yanis Varoufakis sobre as suas relações com o verdadeiro poder da UE. Há um momento em que ele poderia ter tomado uma medida decisiva e agressiva, mas optou por adiar primeiro as consultas democráticas. Naquele momento, como ele entende, tudo estava perdido, a UE não tinha restrições democráticas, o seu único constituinte era Merkel e eles podiam agir de forma decisiva e implacável, sem qualquer consideração de quaisquer interesses, excepto os do poder que representam, pelo que venceram.

    Qual é o sentido do resto se a crueldade é tão adorada?

    • mike k
      Novembro 30, 2017 em 12: 14

      O vício no mal e na violência é uma doença para a qual devemos encontrar uma cura, ou o nosso mundo estará condenado. Os lunáticos estão no comando do hospício Terra. A pior escória sobe ao topo da pirâmide do poder.

    • Sam F
      Dezembro 1, 2017 em 08: 40

      Concordo com pequenas reservas. O chefe de uma nação que utiliza a dissuasão nuclear não tem a liberdade de parecer relutante em utilizá-la, se necessário, para se defender contra um mal maior. Mas é claro que esse deveria ser o último recurso quase impensável quando estamos sob maior ameaça.

      As causas da crueldade são muitas, e algumas são mais fortes nas nações mais cruéis:
      1. Educação deficiente, causando necessidades emocionais não atendidas;
      2. Experiências de bullying na infância ou posteriormente, causando perdas injustas e ensinando os métodos de bullying;
      3. Experiências de egoísmo e práticas antiéticas de outros;
      4. Orientação e pressão em relação a tais pontos de vista e práticas por parte de associados e meios de comunicação de massa.

      Portanto, as causas residem tanto nos meios de comunicação de massa corrompidos como nas próprias pessoas corrompidas. É claro que os meios de comunicação social são controlados pelos mais moralmente corruptos, que ascendem ao topo das empresas, dos partidos políticos e das empresas de comunicação social numa economia não regulamentada, por isso o problema final é a regulação destas entidades e da economia para eliminar o poder económico desonesto. Fazer isso de forma pacífica requer as ferramentas eleitorais e mediáticas da democracia que não temos, pelo que será provavelmente um processo extremamente violento.

      O outro problema é a corrupção moral que agora infecta o povo, que aceitou que deveria procurar o mesmo domínio económico e físico de que sofre. Alguns recuperariam rapidamente sob um sistema justo, mas muitos atacam os reformadores em defesa dos seus próprios senhores. Os Repubs desprezam abertamente a democracia e ensinam que dinheiro=poder=virtude; os líderes democratas acreditam no mesmo e dizem o contrário. Ensinar os bons a serem mais legais não tem efeito significativo.

      Infelizmente, um verdadeiro movimento de reforma exigiria a organização das vítimas para destruir os ricos. Os motins nas ruas a nível nacional são a única coisa que forçou os ricos a fingir que foram persuadidos por gente como a MLK. A lei dos Direitos Civis resultante foi há mais de cinquenta anos; nenhum progresso desde então. Com a polícia fortemente militarizada e a supressão de motins que temos agora, a acção directa teria de ser muito mais secreta e militar, tal como os bolcheviques, exigindo a infiltração da polícia e da guarda nacional para negar a aplicação aos ricos. Isto exigirá uma crise económica suficientemente prolongada e desesperada para motivar os conformistas a tornarem-se soldados. Eu acho que 40-80 anos. Gostaria que houvesse precedentes históricos aplicáveis ​​à nossa situação que levassem a um melhor resultado de outros processos, mas parece não haver nenhum.

  4. banger
    Novembro 30, 2017 em 09: 52

    O problema que enfrentamos é triste e deprimentemente mais simples do que pensamos. Por que os EUA estão no Afeganistão ou em qualquer lugar? Basicamente, porque o Complexo Militar-Congressista-Industrial precisa de guerras para continuar o fluxo de dinheiro e, à medida que a fé no governo continua a diminuir, também sabemos que a fé nos militares continua a ser esmagadoramente elevada porque os americanos adoram uniformes. Portanto, continuar as guerras e espalhar o caos e a corrupção por todo o mundo é a soma total da polícia estrangeira dos EUA neste momento da história. Na prática, não existem outras forças em ação. Mesmo Israel é uma consideração secundária, mas está muito à frente na linha do bem-estar do povo americano, que é o último em qualquer medida.

    • mike k
      Novembro 30, 2017 em 12: 09

      Você está certo, não precisamos de Israel ou de qualquer outra pessoa para nos tornar a principal fonte independente e absoluta de violência terrorista no mundo – ninguém nos supera pelo puro mal, nem tente...

  5. marrom
    Novembro 30, 2017 em 08: 40

    Não é uma lição sangrenta que não foi aprendida nem foi um erro, é apenas como vão os planos em relação aos chamados países não integráveis ​​como o Iraque. O único problema é que não há antecedentes morais ou éticos sobre tal objectivo a ser perseguido e ninguém decente apoiaria ou faria isso em nome do sionista. Assim, contornamos a guerra fraudulenta ao terror, a guerra às drogas, etc., o que quer que justificasse a violência cometida às pessoas a bordo.

  6. john wilson
    Novembro 30, 2017 em 06: 08

    O problema com este comentário “recusar-se a aprender as lições sangrentas da guerra” pressupõe que os EUA teriam mudado o seu curso de guerra sem fim se tivessem compreendido o que estavam a fazer. Na verdade, os EUA SEMPRE SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO em relação às guerras em terras alheias e os EUA não têm o menor sentimento de culpa ou remorso pela morte e destruição que causam. Não é uma guerra acidental, é calculada e deliberada. Os fomentadores da guerra dos EUA estão prestes a devastar a Coreia do Norte e massacrarão milhões de pessoas e destruirão o país e provavelmente causarão destruição também no Sul. A única lição que essas suínas assassinas aprendem é como fazer melhor. Aquela criatura horrível, Nikki Haley, parece e soa como Hitler travestido. Ela e aquela mulher horrível diante dela, Samantha Powers, são um cruzamento entre as noivas de Drácula e as donzelas de Lúcifer. Imagine acordar de manhã depois de uma noite de luxúria carnal bêbada entre esses dois Gargols do inferno? Me faz estremecer só de pensar nisso.

    • mike k
      Novembro 30, 2017 em 12: 05

      Pare com isso John, você está nos assustando! (risos) Essas duas harpias são certamente um pesadelo do inferno......

  7. Novembro 29, 2017 em 23: 54

    A corrupção ainda é a característica dominante do governo afegão

  8. Novembro 29, 2017 em 21: 38

    Eu diria que o MIC dos EUA aprendeu perfeitamente as lições. Ganhe dinheiro com a guerra e invente guerras que podem não ter fim. Eles têm tudo sob controle. Não há paz em nenhuma agenda do MIC, apenas dinheiro e – junto com ele – as terras e recursos de todos os outros, não sabe? Temos um governo desonesto dos EUA que deveria assustar todas as outras nações da Terra para uma aliança planetária contra ele, o mais rápido possível.

    • KiwiAntz
      Novembro 30, 2017 em 18: 03

      A única maneira pela qual o MIC e o excepcionismo americano podem ser postos de joelhos é através dos russos; Os governos chinês e iraniano estão a fazer agora e isso é contornar e destruir o “sistema de petrodólares” americano que permite aos EUA ter esta vantagem imerecida de ser a moeda de reserva mundial? Com a Rússia; A China e o Irão comercializam o seu petróleo em yuan chinês, que pode ser convertido em ouro e vice-versa, contornando e eliminando assim a necessidade do dólar americano e a sua tirania hegemónica, a capacidade da América de imprimir enormes quantidades de moeda fiduciária para recomprar as suas próprias dívidas enormes. nas compras de títulos do governo entrará em colapso sob seu próprio peso? Quando isso acontecer e será mais cedo ou mais tarde, a América não terá mais a capacidade ou capacidade para financiar o ridículo MIC e os seus gastos militares ou preservar o seu alcance mundial e o aventureirismo militar? Tal como o Império Romano e a URSS entraram em colapso sob o seu próprio peso, devido ao excesso, à corrupção e aos custos militares incomportáveis, as mesmas coisas vão acontecer aos EUA. Por que você acha que existe tanto ódio pela Rússia; China e Irã e por que a Líbia e o Iraque foram invadidos e destruídos? Gaddafi e Saddam Hussein desistiram das suas armas de destruição em massa e depois tentaram contornar a tirania dos petrodólares da América e os EUA e os seus aliados, como a França e o Reino Unido, destruíram-nos por tentarem isto? No entanto, a Rússia e a China, que são ambas nações com armas nucleares, não permitirão que a América e o seu governo imperialista tentem fazer a mesma porcaria que escaparam impunes na Líbia e no Iraque, já que estas nações podem lutar contra os agressores? E se a América quiser uma guerra nuclear, que parece ser o que o governo dos EUA está a planear com as suas ameaças à N-Coreia e indirectamente à Rússia e à China, será a última guerra que os EUA poderão travar, como o próximo mundo. a guerra será definitiva e acabará com toda a vida na Terra? O “excepcionismo americano é excepcionalmente “ESTÚPIDO”, tal como o Trump presidencial!

    • Sam F
      Dezembro 1, 2017 em 09: 31

      Exatamente assim. O resto do mundo tem muito mais hipóteses de parar as guerras dos EUA por subornos israelitas e lucros do MIC, do que os seus próprios cidadãos, apesar da sua ridícula afirmação de ser uma democracia.

      Mas o mero isolamento económico dos EUA e a derrota das suas guerras ilegais durante os próximos 20-40 anos não ajudarão muito os cidadãos dos EUA. Isso apenas preparará o cenário para outro drama de 20 a 40 anos de corrupção interna e empobrecimento, que só poderá ser encerrado através de uma reestruturação forçada do governo. Mas talvez eu esteja muito otimista. Os EUA poderão permanecer durante séculos na crença perversa de que dinheiro=poder=virtude, se conseguirem manter os seus cidadãos moralmente corruptos colados ao circo e abastecidos com mero pão.

      Nesse cenário, a China e a Rússia, e depois a América do Sul e a África, irão recapitular o desenvolvimento da democracia socialista e proporcionar melhor aos seus cidadãos ao longo do Século Antiamericano, até que os cidadãos moralmente corruptos dos EUA sejam humilhados pela sua pobreza relativa, e procuram, por mera ganância, melhorar a sua economia.

  9. Jake G.
    Novembro 29, 2017 em 20: 47

    Duvido muito que seja Trump quem realmente queira seguir esse caminho. É o estado profundo, e se até mesmo Trump estiver fazendo a vontade deles, você sabe que ninguém jamais quebrará seu poder.

    • mike k
      Novembro 30, 2017 em 12: 01

      “Até Trump”? Um ego fanfarrão como o Donald seria o último a defender qualquer coisa contra a pressão do Estado profundo. É claro que sabemos, e Trump sabe o que acontece com aqueles que enfrentam o Estado profundo e os seus assassinos, como MLK, JFK, Seth Rich e tantos outros.

  10. geeyp
    Novembro 29, 2017 em 20: 39

    E agora meu esclarecimento de que quis dizer que o artigo do Credico está sob moderação.

  11. geeyp
    Novembro 29, 2017 em 20: 38

    Ou seja, o artigo de Randy Credico.

  12. geeyp
    Novembro 29, 2017 em 20: 32

    Este país tem muitos covardes que gostam de nos desprezar. Observe os fomentadores da guerra entre nós e tente não ficar cheio de raiva e frustração. Minha mãe sempre me disse paciência, mais paciência é o que eu precisava ou a vida ficaria difícil. É difícil não conseguir o poder para consertar tudo isso. Apenas alguns sentimentos sinuosos enquanto minha postagem no artigo anterior é moderada.

    • mike k
      Novembro 30, 2017 em 11: 55

      Estou pensando e sentindo junto com você, geeyp….

  13. Sam F
    Novembro 29, 2017 em 19: 45

    Obrigado, Matthew Hoh, pelo seu serviço à humanidade ao expor a corrupção através do dinheiro da política externa dos EUA e dos traidores que compõem quase todo o Congresso e os meios de comunicação de massa dos EUA. A democracia nos EUA foi destruída pelo poder monetário não regulamentado. Precisamos de alterações constitucionais que restrinjam o financiamento das eleições e dos meios de comunicação social a contribuições individuais limitadas e registadas, e de leis para monitorizar os funcionários e as suas famílias e associados durante toda a vida. Mas estas ferramentas da democracia já são controladas pelo dinheiro: a democracia não pode ser restaurada sem grandes gastos de sangue e tesouros.

    • mike k
      Novembro 29, 2017 em 20: 18

      Não podemos restaurar o que nunca tivemos. O dinheiro e o poder odeiam a democracia e trabalham incessantemente para corrompê-la e esmagá-la. O sonho de Platão de liderança por parte dos sábios continua por realizar. Os sábios, os poucos que ainda existem neste planeta com doenças terminais, são marginalizados e basicamente ineficazes. Existe uma saída real para a nossa espiral mortal? Se você sabe, por favor me diga.

      • mike k
        Novembro 29, 2017 em 20: 27

        A verdade (difícil de admitir pelos nossos egos que podem fazer) é que não sabemos como nos salvar. Se pudéssemos admitir isso (mostrar um pouco de humildade) estaríamos em posição de começar a procurar seriamente as soluções que ainda não temos. E lembremo-nos da observação de Einstein sobre a futilidade de procurar soluções dentro do mesmo pensamento falhado que nos meteu nesta lamentável confusão. Precisamos de uma revolução interior – caso contrário, toda a nossa luta por soluções exteriores apenas apertará ainda mais o laço à volta dos nossos pescoços inúteis.

      • Sam F
        Novembro 30, 2017 em 09: 34

        Sim, ocorrem revoluções internas entre aqueles que procuram a verdade e a justiça, mas são uma minoria. A agressão provém do MIC que procura qualquer guerra, e dos sionistas que procuram guerras no Médio Oriente, ambos cujos políticos são instalados pelo controlo monetário das eleições e dos meios de comunicação de massa. Quando os meios de comunicação social, as eleições e o poder judicial não podem ser usados ​​para eliminar a corrupção, o governo deve ser reestruturado à força.

        O sistema judiciário não oferece nenhuma esperança de reforma política porque é 100% corrupto. Todos eles são opositores de longa data dos direitos constitucionais e da prosperidade dos cidadãos, e devem o seu futuro aos ricos corruptos.

        As eleições não restaurarão a democracia. Um candidato azarão à presidência poderia instalar uma liderança de agência paralela, expurgar as agências secretas e militares de elementos corruptos, expulsar todo o Congresso e o judiciário por aceitarem subornos de campanha, entregar temporariamente a mídia de massa às universidades, exigir emendas à Constituição para proteger as eleições e os meios de comunicação de massa dos ricos, e repetir até que o Congresso o faça. Mas o Trump que poderia vencer pretendia pouca ou nenhuma reforma.

        Os meios de comunicação de massa não restaurarão a democracia porque são controlados pelos ricos. A classe média emergente não conseguiu ver que o poder económico corromperia as instituições democráticas se não fosse severamente regulamentado e, claro, a oligarquia rapidamente controlou a imprensa e suprimiu a questão.

        Eliminar isso requer:
        1. Emendas à Constituição para restringir o financiamento dos meios de comunicação social e das eleições a contribuições individuais, limitadas e registadas;
        2. Renegociação do tratado da OTAN para ser puramente defensivo, ou o seu repúdio;
        3. Empreender ações militares estrangeiras exclusivamente sob os auspícios da ONU;
        4. Acusação de criminosos de guerra e políticos corruptos dos EUA e proibição de lobistas;
        5. Monitorizar os funcionários públicos e as suas famílias e associados relativamente à corrupção durante as suas vidas;
        6. Reorientar cerca de 80 por cento das forças armadas para a construção de infra-estruturas nos países em desenvolvimento;
        7. Assinar o tratado de Roma para submeter-se à jurisdição do TPI na maioria dos assuntos.

        Para chegar lá é necessário:
        1. Exagero do executivo para investigar e demitir funcionários corruptos, realizar novas eleições, etc;
        2. Infiltração militar/inteligência/polícia/guarda nacional para negar a aplicação à oligarquia durante revoltas;
        3. Criar novos partidos que representem verdadeiramente os membros e formar coligações para obter maiorias;
        4. Boicotar todas as empresas militares e produtos israelenses, denunciando sionistas e militaristas;
        5. Recusar-se a contrair hipotecas ou manter grandes somas em bancos ou investimentos;
        6. Recusar-se a assistir ou pagar pelos meios de comunicação de massa;
        7. Fazer campanha pela rejeição estrangeira dos produtos, da moeda e da NATO dos EUA.

        A restauração da democracia nos EUA é o único significado histórico da nossa era, o único significado das nossas vidas. Infelizmente, a única esperança de reforma política sem revolução é a intimidação extrema dos ricos por parte de milícias dos pobres que atacam instalações de meios de comunicação de massa e destroem comunidades fechadas. Isso teria de ser acompanhado de uma recusa quase total da polícia e da guarda nacional em fazer cumprir a lei em favor dos ricos. Eu estimaria que ainda faltam 40-80 anos, após o completo isolamento dos EUA como um Estado pária, e depois de uma série de depressões causadas por golpistas ricos. Quando o pão e o circo já não preocupam os pobres.

        • mike k
          Novembro 30, 2017 em 11: 51

          Você quer uma verdadeira revolução que salve o ecossistema do qual todos dependemos e proporcione felicidade e realização a todos os humanos? Aqui estão algumas coisas que precisariam acontecer:

          1. Reduzir a população mundial para um máximo de cinco por cento dos níveis actuais.
          2. Pare as guerras.
          3. Uma moeda mundial regularmente distribuída igualmente por cada ser humano, com base na riqueza total da humanidade, calculada periodicamente.
          4. Promover por todos os meios o amor e a cooperação como verdadeiros objetivos da vida humana.

          Esses são apenas alguns princípios básicos. Realizá-los envolverá a compreensão do seu valor e, correspondentemente, a eliminação das atitudes e comportamentos que os impedem de acontecer. Pensar que não há alternativa aos mitos e mentalidades doentias que nos levaram ao lugar possivelmente terminal em que nos encontramos agora, apenas garantirá a nossa morte colectiva. Muitos de nós tentamos manter nossas ideias antigas, mas faltarão bons resultados até que as abandonemos totalmente.

          As leis subjacentes do universo são implacáveis, são indiferentes às nossas desculpas para não nos conformarmos com elas. Continue a desviar-se dessas leis e seremos eliminados.

          • Sam F
            Dezembro 1, 2017 em 09: 12

            Concordo, embora sejam necessários alguns incentivos económicos para garantir a produtividade e a inovação. As mudanças culturais para acabar com as guerras e promover o amor e a cooperação são essenciais, e se tivéssemos os meios para ensiná-las não teríamos tal corrupção cultural. O controlo dos meios de comunicação de massa pelos ricos impede essa educação social essencial.

      • Dezembro 1, 2017 em 12: 47

        As culturas e os tempos variaram, é e nem sempre foi como é em alguns locais atualmente.

  14. Bart Hansen
    Novembro 29, 2017 em 19: 36

    Assistindo ao último episódio da série Burns sobre o Vietnã ontem à noite, lembrei-me de que o Congresso finalmente parou de financiar aquela guerra horrível.

    Agora, infelizmente, os nossos legisladores covardes recusam-se a fazer o mesmo em relação ao Afeganistão.

  15. mike k
    Novembro 29, 2017 em 19: 26

    Como você pode aprender alguma coisa quando pensa que já sabe tudo? Você não pode.

    • Sam F
      Novembro 29, 2017 em 19: 53

      E, claro, “apoiar e desenvolver uma cleptocracia” é natural para a cleptocracia dos EUA, que define isso como promoção da Democracia™. O suborno e a corrupção são agora sagrados para ambas as partes, pois virtude=dinheiro=poder nos meios de comunicação de massa da oligarquia. Aqueles que discordam devem ser subversivos contra a própria Democracia™!

Comentários estão fechados.