Provações e tribulações de Rex Tillerson

A intromissão do Presidente Trump no Médio Oriente encorajou o confronto entre a Arábia Saudita e o Catar e tornou o trabalho do Secretário de Estado Tillerson ainda mais problemático, escreve o ex-analista da CIA Paul R. Pillar.

Por Paul R. Pilar

O secretário de Estado Rex Tillerson não permanecerá no cargo por mais de dois anos, no máximo. Ele é um homem honrado que veio para Washington com um sentimento patriótico de querer fazer algo em nome do seu país. Não há razão para esperar que ele seja apanhado na porcaria encontrada em outras partes da administração. Sua carreira anterior demonstrou que ele possui capacidade de gestão e liderança, ao mesmo tempo que lhe proporcionou muita experiência na condução de negócios no exterior. Mas as frustrações da sua posição actual serão demasiado para ele suportar durante muito tempo.

Secretário de Estado Rex Tillerson em sua cerimônia de posse em 1º de fevereiro de 2017. (Captura de tela de Whitehouse.gov)

Algumas dessas frustrações emanam da natureza da presidência de Trump. Esta administração simplesmente tem pouco lugar para a diplomacia, por mais que o Presidente goste de falar em fazer acordos. Os cortes de carne propostos ao Departamento de Estado são uma das indicações mais óbvias disso. Outra indicação é como o principal diplomata do país, o Secretário de Estado, parece muitas vezes deixado de fora do círculo mais íntimo da tomada de decisões em política externa.

Uma fonte relacionada de frustração é um Presidente que trabalha em contradição com algumas das coisas que Tillerson está a tentar fazer. Isto não é exclusivo da actividade do Departamento de Estado, e o Secretário de Estado não é o único dos subordinados seniores do Presidente que Trump prejudicou. Mas provavelmente o exemplo mais saliente de tal subcotação é a forma como a inclinação acentuada de Trump em relação aos sauditas complicou os esforços de Tillerson para resolver o conflito entre o Qatar e os seus rivais do Golfo Árabe.

Existe também o desconforto de um Secretário de Estado ter de defender o indefensável, em questões como as alterações climáticas e o comércio. E Tillerson tem de fazê-lo numa altura em que a confiança estrangeira nos Estados Unidos para fazerem a coisa certa nos assuntos mundiais é em um nadir.

Outras dificuldades para Tillerson têm mais a ver com as diferenças entre a sua experiência empresarial e governamental, embora algumas destas dificuldades sejam exacerbadas pelas tendências da administração Trump. Como CEO da Exxon Mobil, Tillerson estava totalmente no comando. Ele não está no comando agora, e não apenas no sentido de que reporta ao Presidente. Existem múltiplos interesses políticos e políticos que apresentam complexidades que ele não teve de enfrentar como executivo empresarial.

Embora um CEO empresarial tenha de lidar, de certo modo, com múltiplos círculos eleitorais na forma de acionistas, clientes, fornecedores e credores, essa matriz é padrão de uma forma que pode ser descrita num livro de negócios. O ambiente político de Washington é diferente de qualquer outro e certamente não pode ser simplificado em termos de dólares e taxas de retorno.

Os problemas de rotatividade

O ciclo quadrienal de idas e vindas de administrações é outro fenómeno de Washington que dificultou o trabalho de Tillerson e não corresponde a nada na sua carreira empresarial. Tillerson foi criticado por parecer dar maior prioridade ao desenvolvimento de um plano de reorganização para o Departamento de Estado do que ao preenchimento de vagas no organograma existente.

O presidente Donald Trump e a primeira-dama Melania Trump são recebidos com buquês de flores, em 20 de maio de 2017, em sua chegada ao Aeroporto Internacional King Khalid, em Riad, na Arábia Saudita. (Foto oficial da Casa Branca por Andrea Hanks)

Mas esta abordagem seria uma forma normal e apropriada para um novo executivo-chefe de uma empresa abordar a sua tarefa. Porquê nomear alguém para um cargo que poderá em breve ser redefinido ou abolido? A diferença é que a Exxon Mobil nunca teve de lidar com o despovoamento dos seus escalões superiores a cada quatro anos. O preenchimento de vagas no Departamento de Estado por Tillerson tem sido muito complicado pela mão pesada de uma Casa Branca que aplica testes decisivos políticos e garante que nenhum Trump que nunca consiga um emprego. Tillerson considerou este papel na Casa Branca um tal impedimento que, estranhamente, perdeu a compostura gritando com o chefe de pessoal da Casa Branca sobre o problema.

Depois, há os muitos conflitos de interesses estrangeiros com os quais um Secretário de Estado tem de lidar, que não irão desaparecer e que não podem simplesmente ser ignorados. Ao contrário do mundo empresarial, onde o fracasso em chegar a um acordo significa recorrer a algum outro campo petrolífero para explorar, tais opções muitas vezes não estão disponíveis na política externa.

Tillerson acaba de fazer a sua incursão pessoal mais notável até agora na resolução de problemas internacionais – diplomacia para tentar resolver a disputa entre os árabes do Golfo – e está voltando para casa de mãos vazias. No final da viagem, Tillerson não só declarou o quão “cansado” estava, mas também fez comentários muito explícitos sobre como esse trabalho era diferente de ser CEO da Exxon Mobil e como era difícil ter que lidar com decisões “fragmentadas”. fazendo no governo dos EUA. Entretanto, a disputa do Golfo Árabe continua a ser um problema para a política externa da administração.

No início da viagem, Tillerson parou na Turquia aceitar um prémio pelo conjunto da obra do Conselho Mundial do Petróleo. Nas suas observações aos executivos do petróleo, Tillerson disse: “Sinto falta de todos vocês. Sinto falta de vocês como colegas, sinto falta de vocês como parceiros, sinto falta de vocês como concorrentes, sinto falta dos debates saudáveis, da colaboração, dos avanços que foram alcançados.”

No contexto do seu trabalho actual – com os debates pouco saudáveis, a colaboração altamente imperfeita e os fracassos na obtenção de avanços – essas palavras foram, sem dúvida, sinceras e fortemente sentidas.

Tillerson não voltará a ser um executivo do petróleo e a sua experiência em Washington fá-lo-á sentir que merece mais do que nunca uma reforma. Ele provavelmente já está contando os dias até ter passado tempo suficiente em seu trabalho atual para fazer uma retirada elegante.

Paul R. Pillar, em seus 28 anos na Agência Central de Inteligência, tornou-se um dos principais analistas da agência. Ele é autor mais recentemente de Por que a América entende mal o mundo. (Este artigo apareceu pela primeira vez como um post de blog no site do Interesse Nacional. Reimpresso com permissão do autor.)

36 comentários para “Provações e tribulações de Rex Tillerson"

  1. Zachary Smith
    Julho 20, 2017 em 12: 15

    O “homem honrado” ataca novamente. Título e subtítulo:

    “Tillerson fechará o Escritório de Crimes de Guerra do Departamento de Estado”

    Os críticos acusam o principal diplomata dos EUA de dar luz verde aos perpetradores de atrocidades em massa.

    h**p://foreignpolicy.com/2017/07/17/tillerson-to-shutter-state-department-war-crimes-office/

  2. Prego
    Julho 18, 2017 em 05: 52

    Homens honrados não mentem.

  3. John Dhoe
    Julho 17, 2017 em 15: 24

    Uma vez CIA, sempre CIA. Não confie em Paul Pillar.

    Não se pode chamar o chefe de uma grande empresa como a Exxon de “honrado” simplesmente porque eles fizeram coisas tão horríveis e comprovadamente desonrosas. Não se trata pessoalmente de Tillerson, por isso deixei o nome dele de fora.

    Observe que este artigo é sobre o bandido Trump e o sistema corrupto cuja agenda Trump está executando.

    https://therulingclassobserver.com/2017/07/15/the-ruling-class-circulatory-system/

  4. Levemente jocoso
    Julho 17, 2017 em 10: 53

    O discurso de Trump na Polônia: é hora de chamar sua retórica nacionalista branca pelo que ela é.
    http://www.salon.com/2017/07/08/trumps-alt-right-poland-speech-time-to-call-his-white-nationalist-rhetoric-what-it-is/

    — Existe um indício de superioridade racial neste discurso que apela ao isolamento das “Nações Civilizadas”?

    O trabalho escravo é uma liberdade concedida aos proprietários de plantações do sul?

    As nações “civilizadas” do mundo (também conhecidas como “Civilização Ocidental”) têm o direito inerente de dominar e extorquir os recursos naturais dos chamados “países em desenvolvimento” (também conhecidos como nações do Terceiro Mundo)?

    Suas 'correções' históricas, Cal, estão carregadas de um preconceito imprudente que ignora/anula completamente todos os pontos levantados pelo Sr. Blumenthal.
    Sua linha principal é esta; “Mas Trump não compreenderia o aviso de Lincoln, tal como não aceitaria a responsabilidade pelo seu incitamento.”

    • Levemente jocoso
      Julho 17, 2017 em 11: 12

      Blumenthal escreveu; Há uma figura contemporânea que se assemelha àquele demagogo sedento de fama, aquele que destrói instituições e incita o espírito mobocrático,

      Mobocrata Aquele que defende uma forma de governo em que a população pouco inteligente governa sem restrições.
      ***

      mobocrat Um dos mobocracia ou turbulento, turba; um líder da multidão; um demagogo.
      ***
      Mobocrata, um demagogo

      “Eles eram uma turba ignorante, sem motivos mais elevados do que a gratificação de um espírito mafioso?”
      Nova Revista Mensal da Harper Vol. IV, nº 19, dezembro de 1851″

    • Cal
      Julho 18, 2017 em 00: 43

      “Suas 'correções' históricas, Cal, estão carregadas de um preconceito imprudente que ignora/anula completamente todos os pontos levantados pelo Sr. Blumenthal.
      Sua linha principal é esta; “Mas Trump não compreenderia o aviso de Lincoln, tal como não aceitaria a responsabilidade pelo seu incitamento.”<<<<<

      Eu não sabia que fatos históricos poderiam ser carregados de preconceitos… haha
      De qualquer forma, eu não estava respondendo ao argumento de Blumenthal sobre Trump.
      Eu estava destruindo alguns mitos e também pensando (para mim mesmo) como os perus sempre puxam algum fundador para citar com aprovação ou para condenar como mau - dependendo de qual é sua agenda em algum artigo.

  5. Patrícia Victor
    Julho 17, 2017 em 10: 37

    Quanto desta desconexão depende do próprio Trump e quanto é que o Estado Profundo está a dirigir a partir das sombras? Difícil dizer, mas não descarto essa possibilidade e não o faço desde a inauguração. Eu sei que Trump dispara pela boca e sabe muito bem como dirigir um governo, mas ele é realmente tão ignorante em todos os aspectos – Rússia, nossa amiga/Rússia, o inimigo; livre-se da OTAN/não, não. E isso é só o começo. Eu também gostaria de saber, como CEO da Exxon, quando Tillerson soube que sua empresa sabia que a queima de combustíveis fósseis estava causando mudanças climáticas, e se ele é um cara tão bom, por que não admitiu isso pessoalmente e fez algo a respeito? isto? Ou ele fez e eu perdi?

  6. Cal
    Julho 17, 2017 em 04: 47

    Me pergunto como Tillerson vai lidar com Netanyahu... em breve veremos, imagino.

    Netanyahu apresenta as exigências de Israel sobre a Síria

    https://www.haaretz.com/israel-news/1.801612

    PARIS – O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse aos jornalistas após a sua reunião com o presidente francês Emmanuel Macron no domingo que Israel se opõe ao acordo de cessar-fogo no sul da Síria que os Estados Unidos e a Rússia alcançaram porque perpetua a presença iraniana no país.

    O primeiro-ministro observou que no seu encontro com Macron deixou claro ao presidente francês que Israel se opunha totalmente ao plano de cessar-fogo

    As autoridades também dizem que durante as negociações EUA-Rússia que levaram ao acordo, Netanyahu apresentou aos dois lados uma “lista de exigências”, insistindo principalmente que as forças xiitas não poderiam de forma alguma ser permitidas no sul da Síria, e que Não se poderia permitir que o Irão “consolidasse” a sua posição na Síria. Eles também disseram que as tropas russas não poderiam ser autorizadas a policiar as zonas seguras mais próximas da fronteira israelense.

    Em última análise, parece que nenhuma destas exigências foi cumprida, e nem os EUA nem a Rússia aparentemente estavam dispostos a centrar os termos do seu acordo num cessar-fogo nas guerras de uma nação, nas exigências de outra nação que insiste não estar envolvida nessa guerra.

    O facto de Netanyahu ter sentido a necessidade de tornar público o seu descontentamento aponta para que este seja um ponto delicado específico, e as autoridades israelitas dizem que ele também levou o assunto ao secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, e ao presidente russo, Vladimir Putin.”

    • Levemente jocoso
      Julho 17, 2017 em 09: 38

      … Então Lincoln apontou para uma ameaça ainda maior do que turbas violentas, “um caso provável, altamente perigoso”. Ele alertou contra o surgimento de um homem levado ao poder por um desejo feroz de “celebridade e fama”, que “tem sede e arde por distinção”. Este demagogo “despreza seguir os passos de qualquer antecessor, por mais ilustre que seja”, e acreditando que “não resta mais nada a ser feito no sentido da construção, ele se dedicaria corajosamente à tarefa de derrubar”.

      Há uma figura contemporânea que se assemelha àquele demagogo sedento de fama, que destrói instituições e incita o espírito mafioso, subvertendo o direito à liberdade de expressão e, com ele, a nossa liberdade nacional. Esses termos Lincolnianos descrevem nosso reality show que virou presidente, que chamou a “mídia FAKE NEWS” de “inimiga do povo americano” e tuitou um vídeo alterado que o mostrava batendo com o corpo em um homem com o logotipo da CNN em lugar de sua cabeça.

      Mas Trump não compreenderia o aviso de Lincoln, tal como não aceitaria a responsabilidade pelo seu incitamento.

      O sentido histórico de Trump é tão limitado quanto o seu autocontrolo.

      >> Esta última linha é particularmente apropriada no que se refere à sua resposta inicial, Cal. <

      • Zachary Smith
        Julho 18, 2017 em 01: 16

        Sou tão fã de Lincoln quanto qualquer um, mas é preciso lembrar que, na época do discurso no Lyceum de 1838, ele tinha 28 anos e ainda estava cheio de ideias infantis. Exemplo desse endereço:

        Como então devemos realizá-lo? Em que ponto devemos esperar a aproximação do perigo? Por que meios devemos nos fortalecer contra isso? - Devemos esperar que algum gigante militar transatlântico atravesse o oceano e nos esmague com um golpe? Nunca! – Todos os exércitos da Europa, Ásia e África combinados, com todos os tesouros da terra (excepto o nosso) no seu baú militar; com um Buonaparte como comandante, não poderia, à força, tomar um gole do Ohio, ou fazer uma trilha no Blue Ridge, em uma provação de mil anos.

        Bobagem hiperpatriótica nessa parte, e o resto não está claramente pensado. O jovem Lincoln conhecia o mal quando o via, mas ainda não tinha descoberto como a ordem social era administrada naquela época.

        h **p://www.abrahamlincolnonline.org/lincoln/speeches/lyceum.htm

  7. Levemente jocoso
    Julho 16, 2017 em 14: 07

    A fórmula MAGA [longa e tortuosa] para o sucesso (seu Ryan-dian).

    Os projetos de lei do Partido Republicano eliminam as proteções para americanos doentes.
    Estado preenche lacuna deixada pelos EUA na pesquisa sobre violência armada (já que financia uma operação para a salvação e redenção de viciados em opiáceos)
    Uma guerra no censo que vitima os californianos
    http://www.latimes.com

  8. mike k
    Julho 16, 2017 em 13: 32

    Há duas coisas que faltam aos super-ricos no topo da pirâmide: inteligência e compaixão. Imputar-lhes qualquer uma dessas qualidades profundamente importantes é estar profundamente iludido. A sabedoria necessária para nos guiar com sucesso nestes tempos difíceis não está mais presente agora do que nunca ao longo da nossa longa história, desde os Faraós e antes. O poder não concede esses dons estimáveis, como Platão reconheceu há muito tempo.

    Tillerson não é um bom secretário de Estado porque é um homem de negócios, assim como um ferreiro não é um bom médico porque consegue moldar o ferro. Na verdade, as qualidades e ações necessárias para abrir caminho para os níveis mais elevados da feia pirâmide de poder que estraga a nossa paisagem social, praticamente garantem que aqueles que chegam a esse nível não estão qualificados para governar o grande número que conquistaram no poder. sobre. É a escória que chega ao topo.

    • Levemente jocoso
      Julho 16, 2017 em 13: 48

      Op-Ed O que Lincoln pensaria de Trump?

      Sidney Blumenthal
      (segmento final)

      O sentido histórico de Trump é tão limitado quanto o seu autocontrolo.

      … Então Lincoln apontou para uma ameaça ainda maior do que turbas violentas, “um caso provável, altamente perigoso”. Ele alertou contra o surgimento de um homem levado ao poder por um desejo feroz de “celebridade e fama”, que “tem sede e arde por distinção”. Este demagogo “despreza seguir os passos de qualquer antecessor, por mais ilustre que seja”, e acreditando que “não resta mais nada a ser feito no sentido da construção, ele se dedicaria corajosamente à tarefa de derrubar”.

      Há uma figura contemporânea que se assemelha àquele demagogo sedento de fama, que destrói instituições e incita o espírito mafioso, subvertendo o direito à liberdade de expressão e, com ele, a nossa liberdade nacional. Esses termos Lincolnianos descrevem nosso reality show que virou presidente, que chamou a “mídia FAKE NEWS” de “inimiga do povo americano” e tuitou um vídeo alterado que o mostrava batendo com o corpo em um homem com o logotipo da CNN em lugar de sua cabeça.

      Mas Trump não compreenderia o aviso de Lincoln, tal como não aceitaria a responsabilidade pelo seu incitamento. O sentido histórico de Trump é tão limitado quanto o seu autocontrolo.

      Se pudermos deduzir como Lincoln encararia Trump, também podemos supor como ele aconselharia os americanos a lidar com ele. Isto é o que ele disse sobre a possível ascensão de um demagogo americano: “E quando tal acontecer, será necessário que as pessoas estejam unidas entre si, apegadas ao governo e às leis, e geralmente inteligentes, para frustrar com sucesso os seus desígnios. .”

      Sidney Blumenthal é o autor de “Wrestling With His Angel, The Political Life of Abraham Lincoln, Volume II, 1849-1856”. “A Self-Made Man, The Political Life of Abraham Lincoln, Volume I, 1809-1849”, descreve o discurso de Lincoln no Lyceum.
      http://www.latimes.com

      • Cal
        Julho 16, 2017 em 19: 30

        Lincoln não era tudo o que ele dizia ser. Ele também não estava isento de hipocrisias. De certa forma, ele não era muito diferente de Trump, no sentido de que foi influenciado e liderado pelos industriais do Norte – um bolsão da elite daquela época – que estavam ansiosos por reduzir as exportações de algodão do Sul para a Europa e redireccionar o grosso a custos mais baixos. para eles mesmos. $$ sempre foi $$$…..mesmo naquela época.
        Dizer que Lincoln iniciou a Guerra Civil 'estritamente' por causa da escravidão ou para 'manter o sindicato' unido é uma história incompleta de Lincoln... um pouco de batom legado.

        • Zachary Smith
          Julho 16, 2017 em 20: 56

          …Lincoln iniciou a Guerra Civil…

          Querido Deus!

          • Cal
            Julho 16, 2017 em 21: 32

            @Smith

            A menos que você tenha vasculhado todos os documentos daquela época, você não conhece a história completa.

          • Zachary Smith
            Julho 16, 2017 em 23: 37

            Agora eu entendo. Documentos secretos são a chave para o Verdadeiro Entendimento.

            Talvez eu tenha percebido isso uma vez – vi um post sobre como os Yankees em Fort. Sumter iniciou a Guerra Civil atacando os confederados amantes da paz com tiros de canhão. Não é um fato amplamente conhecido.

          • Cal
            Julho 17, 2017 em 02: 58

            Zachary Smith

            Julho 16, 2017 em 11: 37 pm

            Agora eu entendo. Documentos secretos são a chave para o verdadeiro entendimento
            <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

            Permita-me ajudá-lo.

            Acho que você sente falta de algumas coisas sobre Fort Sumpter. É verdade que as tropas da União foram atacadas, mas a Carolina do Sul já se tinha separado da União em Dezembro de 1860, antes de Lincoln assumir o cargo. A legislatura da Carolina do Sul aprovou a “Portaria de Secessão”, que declarou que “a União que agora subsiste entre a Carolina do Sul e outros estados, sob o nome de Estados Unidos da América, é dissolvida. A Carolina do Sul enviou uma mensagem de que, ao abrigo dos 'Direitos dos Estados', as Forças da União deveriam ser removidas do Estado, uma vez que já não fazia parte da União. Lincoln respondeu mais tarde que pretendia manter as propriedades e locais pertencentes ao governo"—incluindo Fort Sumter,

            Assim começou a guerra pelos “direitos dos Estados”.

            Quanto a Lincoln fazer a União lutar contra a escravidão - essa é a versão bastante narrativa de Lincoln

            Primeiro discurso de posse de Abraham Lincoln

            http://avalon.law.yale.edu/19th_century/lincoln1.asp Biblioteca do Congresso
            https://www.loc.gov/teachers/newsevents/events/lincoln/pdf/avalonFirst.pdf

            ''Não tenho nenhum propósito, direta ou indiretamente, de interferir na instituição da escravidão nos Estados onde ela existe. Acredito que não tenho o direito legal de fazê-lo e não tenho nenhuma inclinação para fazê-lo.
            Aqueles que me nomearam e elegeram fizeram-no com pleno conhecimento de que eu tinha feito esta e muitas declarações semelhantes e nunca as tinha retratado; e mais do que isso, eles colocaram na plataforma para minha aceitação, e como uma lei para eles e para mim, a resolução clara e enfática que agora leio:
            Resolveu-se que a manutenção inviolável dos direitos dos Estados, e especialmente o direito de cada Estado de ordenar e controlar as suas próprias instituições internas de acordo exclusivamente com o seu próprio julgamento, é essencial para o equilíbrio de poder em que a perfeição e a resistência do nosso o tecido político depende; e denunciamos a invasão ilegal pela força armada do solo de qualquer Estado ou Território, qualquer que seja o pretexto, como um dos crimes mais graves.''

            Agora, se você quiser aprender sobre a Guerra Civil, sugiro Shelby Foote - e, aliás, esses 'documentos secretos'? ….. eles não são secretos, estão na Biblioteca do Congresso.

            A Guerra Civil: Uma Narrativa (A Guerra Civil #1-3)
            por Shelby Foote
            http://www.goodreads.com/book/show/44234.The_Civil_War

            rever

            “Isto, então, é história narrativa – um tipo de história que remonta a uma tradição literária mais antiga…. A escrita é soberba... uma das conquistas históricas e literárias do nosso tempo." —The Washington Post Book World

            "O Sr. Foote tem um senso aguçado da importância relativa dos acontecimentos e a habilidade de um romancista em direcionar a atenção do leitor para os homens e os episódios que influenciarão o curso de toda a guerra, sem omitir itens de interesse momentâneo. Sua organização dos fatos dificilmente poderia ser melhorado." -Atlântico

            Uma conquista incomparável, uma Ilíada americana, uma obra única que une a erudição do historiador e a alta legibilidade do romancista de primeira classe." —Walker Percy

          • Zachary Smith
            Julho 17, 2017 em 15: 17

            Na época em que eu pensava que Ken Burns era um cineasta confiável, fui enganado pela aparição de Shelby Foote na série Guerra Civil. (o mesmo vale para as intermináveis ​​leituras de Mary Chestnut – cujo diário, descobri mais tarde, foi editado a ponto de se tornar ficção antes de ser publicado muitos anos depois da guerra)

            Quando comecei minha própria pesquisa independente, larguei a série Burns, bem como tudo o que pertencia a Foote. Exemplo de uma entrevista:

            ENTREVISTADOR
            Se você estivesse vivo durante a Guerra Civil, teria lutado pelos Confederados?


            Nenhuma dúvida sobre isso. Além do mais, eu lutaria pela Confederação hoje se as circunstâncias fossem semelhantes. Há muitos mal-entendidos sobre a Confederação, a bandeira confederada, a escravidão, tudo isso. O politicamente correto de hoje não é uma maneira de olhar para meados do século XIX. Os confederados lutaram por algumas coisas substancialmente boas. Os direitos dos Estados não são apenas uma desculpa teórica para oprimir as pessoas. Você tem que entender que o maltrapilho soldado confederado que não possuía escravos e provavelmente não conseguia nem ler a Constituição, muito menos entendê-la, quando foi capturado pelos soldados da União e perguntou: Por que você está lutando? respondeu, estou lutando porque você está aqui embaixo. Então eu certamente teria lutado para impedir que as pessoas invadissem meu estado natal. Há outra boa razão para lutar pela Confederação. A vida teria sido intolerável se você não tivesse feito isso. As mulheres do Sul simplesmente não permitiam que alguém ficasse em casa e ficasse de mau humor enquanto a guerra continuava. Não foi necessário recrutamento para agarrá-lo. As mulheres o obrigaram a ir.

            Shelby Foote teria se envolvido em Traição pela Escravidão! O velho bastardo era um neoconfederado de fala mansa e não tenho nenhuma utilidade para esse tipo. Vender humanos e seus filhos como gado foi simplesmente “mal compreendido”.

            h **ps: //www.theatlantic.com/national/archive/2011/06/the-convenient-suspension-of-disbelief/240318/

            Mais:

            h **ps://otoolefan.wordpress.com/2015/07/26/dunce-for-the-confederacy-the-lost-cause-of-shelby-foote/

          • Cal
            Julho 17, 2017 em 21: 10

            @Smith

            ”Shelby Foote teria se envolvido em Treason For Slavery! >>>>>

            Evidentemente, você tem problemas para entender o que lê e cita:

            Foote disse…..”Os direitos dos estados não são apenas uma desculpa teórica para oprimir as pessoas”….significando 'isso' é por isso que ele lutaria...iow, o 'governo' invadindo e guerreando contra os 'direitos dos estados que haviam deixado a União.

            Você também ignorou as próprias palavras de Lincoln sobre ele não ter intenção de interferir na escravidão.

            Acho engraçado que tantos como você estejam dispostos a condenar os “mitos” da história dos EUA, mas quando algum mito sobre o qual você tem um preconceito pessoal é exposto, você é incapaz de ser objetivo.

          • Curioso
            Julho 18, 2017 em 00: 56

            Pelo menos Lincoln não teve que se curvar diante de Israel e essa foi uma dinâmica muito boa. Agora não sabemos se os nossos políticos comprados e pagos estão a seguir o Plano Yinon, ou o feio e conservador partido Likud, ou as nossas faculdades de guerra que redesenharam o Médio Oriente muitas vezes e continuam a treinar teorias de guerra em vez de teorias de infra-estruturas.
            Não podemos consertar nossas ruas, mas com certeza podemos gastar bilhões em um problema insolúvel no ME. Foi relatado que a Rússia tem mais combustível do que a Arábia Saudita neste momento.
            Então, vamos adivinhar…. o aperto de mão entre Rumsfeld e Saddam foi uma barganha até os EUA mudarem de cor, como sempre. Rumsfeld era tão falso como sempre foi. O Xá do Irão não funcionou tão bem. A OTAN está na fronteira da Rússia e hoje há mais grupos da OTAN cercando a Rússia do que tropas alemãs na Segunda Guerra Mundial. Não há como isso acabar bem.
            Ainda bem que temos um 'rei-filósofo' platônico na Casa Branca para amenizar as distensões (sarcasmo)
            Procuro e procuro qualquer sucesso que os EUA tenham tido no ME e a minha conclusão é que eles são bons a sugar o país disposto a produzir mais gasolina. E, claro, o nosso DoD é o maior utilizador e desperdiçador de combustível do planeta. Como um pré-CEO pode começar a resolver esse problema? Não tem jeito. Até que o DoD deixe de ser o maior consumidor do planeta, continuaremos estas guerras de agressão. muitas pessoas não sabem como parar as guerras de agressão pelo gás porque ainda pensam que os militares estão lá para as “proteger”, e nem sequer chegarão a qualquer acordo se sentirem falta de protecção.

    • Pular Scott
      Julho 19, 2017 em 08: 04

      Mike k-

      Você me lembrou da minha teoria dos três P's. Políticos, policiais e padres. Essas três profissões atraem exatamente o tipo errado de pessoa para o trabalho. Se você quer ser um, é um sinal claro de que não deveria.

  9. Zachary Smith
    Julho 16, 2017 em 12: 54

    Ele é um homem honrado que veio para Washington com um sentimento patriótico de querer fazer algo em nome do seu país.

    Um CEO da Exxon é um “homem honrado”? Duvido muito. Meu ponto de vista está mais alinhado com este do site “In These Times”.

    Rex Tillerson construiu cuidadosamente uma aparência pública para a Exxon Mobil como um modelo de cidadão corporativo cumpridor da lei, cuspido e polido. A história diz que, por ser tão grande e ter muito dinheiro, a Exxon Mobil pode se dar ao luxo de fazer tudo certo.

    h **p://inthesetimes.com/features/rex_tillerson_exxon_trump_secretary_of_state.html

    Eu acho que Tillerson está fazendo com o Departamento de Estado dos EUA a mesma coisa que os nomeados por Trump estão fazendo com o resto do governo – destruindo-o para tornar menos provável que aventuras futuras de grandes corporações como a Exxon tenham qualquer oposição no “governo”. ”flanco.

    h **p://www.post-gazette.com/opinion/Op-Ed/2017/07/16/Rex-Tillerson-wrecking-ball/stories/201707160123

  10. Realista
    Julho 16, 2017 em 04: 50

    A nomeação de Tillerson foi a única nomeação para o gabinete que Trump fez que não era política e que combinava bem o talento e a experiência com a função oficial e os deveres do cargo. Em alguns dias, vejo-o como a última linha de defesa entre Trump e o Partido da Guerra bipartidário, que pretende, figurativamente, dar-lhe o tratamento de Gaddaffi ou Saddam. Com Tillerson fora de lá, os bárbaros certamente romperão os muros e lançarão o país no tumulto de uma mudança de regime imprudente, ou seja, o golpe suave finalmente será duro. Porque, como Joe disse acima, quem Donald poderia escolher no lugar de Tillerson para aplacar o congresso belicista? Nikki Haley? Outro general… talvez Patraeus? McCain? Tudo é possível com esse cara. Espero que Tillerson persista, pelo menos para servir de amortecedor contra tal farsa. Tillerson é suficientemente inteligente e conhecedor para saber que o Russia Gate é 100% uma treta, e certamente não quer que uma guerra com a Rússia complique os contratos da Exxon-Mobil para extrair petróleo da Sibéria. Se Mike Pence, que poderia ser um desastre maior do que Trump ou Hillary esperando para acontecer, quiser concorrer à presidência em 2020, faça-o ganhar a oportunidade concorrendo nas primárias, e não herdando o cargo através das graças de um golpe de estado isso acontece quando homens competentes como Tillerson são expulsos de cargos públicos.

    Continuo esperando que o próprio partido de Trump alivie os ataques incessantes contra ele, nem que seja apenas para aliviar as tensões Leste-Oeste e diminuir o fomento à guerra. Os enlouquecidos Democratas, por si só, não conseguiriam agitar as águas da forma como têm feito. Gostaria que McCain e Graham fossem os que saíssem da cena pública porque foram os maiores catalisadores da discórdia no congresso republicano. Sem esses idiotas, tenho a impressão de que Trump poderia chegar a um acordo com a liderança do Partido Republicano e prosseguir a política externa russa que executou durante a campanha. Então, Wikileaks, ocupe-se…

    • Joe Tedesky
      Julho 16, 2017 em 10: 28

      Eu moro com e perto de uma tonelada de odiadores de Trump. Eles ficam bravos comigo quando minimizo esse absurdo russo, e eu os frustro quando lhes peço apenas que apresentem alguma evidência de atos errados russos, e eles não conseguem. Depois choram, mas Trump é um desastre e uma vergonha para o seu gabinete. Ok, então proponho que tal um presidente Mike Pence? Isso naturalmente os assusta ainda mais, já que nossa família também tem sua cota de gays e ateus, então Pence também não é adequado para o cargo de presidência. Deus não permita que Pence experimente um Spiro Agnew e ficaremos presos com Paul Ryan. Eca! Em dobro, ah!

      Receio que, pelo menos aos meus olhos, nós, americanos, faríamos melhor apenas aturando Donald, porque o que vier depois dele poderá ser pior... se isso for concebível.

      Se a vida para Rex Tillerson é tão insuportável para o seu trabalho sob a dinastia Trump, então ele deveria fazer um Paul O'Neill e desistir para escrever um livro descrevendo o quão ruim é esta Casa Branca. Penso que esse tipo de denunciante é necessário e, em muitos aspectos, este tipo de personagem é profundamente patriótico.

    • Cal
      Julho 17, 2017 em 01: 41

      Realista

      Julho 16, 2017 em 4: 50 am
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>

      Eu concordo com sua avaliação.
      Tillerson pode não ser perfeito, mas é muito melhor do que Kerry e Hillary, nenhum dos dois sabia nada sobre o legista.
      Sendo o CEO da Exxon ele tem que conhecer profundamente o ME e nem todo CEO é um Dick Cheney.

      Isso pode oferecer algumas dicas sobre Tillerson

      Seg. Tillerson se dirige aos funcionários do Departamento de Estado. 3 de maio de 2017. Briefing do Departamento de Estado.
      https://www.youtube.com/watch?v=CPefYxnfcK0

      McCain furioso porque Tillerson disse que Assad não precisava ser removido e que os sírios escolheriam seu próprio líder
      https://www.youtube.com/watch?v=p-iIOwvvB04

      Se o psicopata McCain o odeia e Chas Freeman gosta dele, ele não pode ser de todo mau….

      Senador dos EUA John McCain: “Conheço o ISIS intimamente, conheci-os e converso com eles o tempo todo.”
      https://www.youtube.com/watch?v=kB2lh6N0m4w

  11. john wilson
    Julho 16, 2017 em 04: 49

    A noção de que Tillerson possui algum tipo de habilidade inata é absurda. Qualquer um que acredite que Assad usou armas químicas há alguns meses, como fez Tillerson, não tem qualquer capacidade. Como Joe aponta acima, eles são apenas cabeças falantes.

    • Joe Tedesky
      Julho 16, 2017 em 10: 13

      Canhões soltos, todos eles. Leia o comentário acima que Cal nos deixou e você verá o quão descoordenadas e egoístas essas pessoas no topo realmente são. Onde estão os processos da cadeia de comando. Você está certo, John, Tillerson concordou com a história do ataque com gás sarin, e isso não o torna melhor do que os outros, ele poderia ter renunciado e depois escrito um livro. Isso se chama integridade, John, e nenhum desses líderes mostra qualquer sinal de ter algo disso.

  12. Cal
    Julho 16, 2017 em 02: 47

    Eu concordo, Tillerson não vai tolerar os tolos do WH por muito mais tempo. E o ratinho Jared na pilha de madeira precisa ir embora.

    Tillerson e Mattis limpando a bagunça de Kushner no Oriente Médio
    https://www.theamericanconservative.com/articles/tillerson-and-mattis-cleaning-up-kushners-middle-east-mess/

    trechos…

    Em 25 de março de 2011, um Mirage 2000-5 da Força Aérea do Catar decolou da Base Aérea de Souda, em Creta, para ajudar a impor uma zona de exclusão aérea protegendo os rebeldes atacados pelo homem forte líbio Muammar Kadafi. O Catar foi a primeira nação do Golfo Pérsico a ajudar os EUA no conflito.

    As operações no Qatar foram mais do que simbólicas. Os militares do Catar treinaram unidades rebeldes, enviaram-lhes armas, acompanharam as suas unidades de combate na batalha, serviram de elo entre os comandantes rebeldes e a NATO, orientaram os seus comandantes militares, integraram unidades rebeldes díspares numa força unificada e lideraram-nas no ataque final contra Kadafi. complexo em Trípoli. “Nunca tivemos que segurar a mão deles”, diz um oficial militar aposentado dos EUA. "Eles sabiam o que estavam fazendo." Simplificando, enquanto os EUA lideravam na retaguarda na Líbia, os catarianos estavam na vanguarda.

    A intervenção do Qatar não foi esquecida no Pentágono e é uma das razões pelas quais o secretário da Defesa, James Mattis, trabalhou tão diligentemente para resolver o desentendimento entre eles e a coligação de países liderados pela Arábia Saudita (incluindo os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egipto). , que isolaram e bloquearam a nação. Na verdade, Mattis ficou chocado com a decisão saudita. “Sua primeira reação foi de choque, mas a segunda foi de descrença”, disse um oficial militar sênior. “Ele pensou que os sauditas tinham escolhido uma luta desnecessária, e justamente quando a administração pensava que tinham colocado todos no Golfo na mesma página na formação de uma frente comum contra o Irão.”

    Mas embora a resposta de Tillerson se destinasse a acalmar as preocupações sobre a crise, nos bastidores ele e Mattis lutavam para desfazer os danos causados ​​pela acção saudita. Os dois se reuniram em Sydney e decidiram que Tillerson assumiria a liderança na tentativa de resolver o desentendimento. É por isso que, três dias depois da conferência de imprensa de Sydney, Tillerson apelou à Arábia Saudita, aos EAU, ao Bahrein e ao Egipto para aliviarem o seu bloqueio anti-Qatar e anunciou que os EUA apoiavam um esforço de mediação liderado pelo Kuwait.

    O problema para Tillerson foi que a sua declaração foi desmentida por Donald Trump que, durante uma aparição no Rose Garden no mesmo dia, castigou o Qatar, dizendo que o emirado “tem sido historicamente um financiador do terrorismo a um nível muito elevado”.

    Um colaborador próximo do secretário de Estado diz que Tillerson não só foi “pego de surpresa pela declaração de Trump”, mas “absolutamente enfurecido porque a Casa Branca e o Departamento de Estado não estavam na mesma página”.

    Disseram-me que os assessores de Tillerson estavam convencidos de que o verdadeiro autor da declaração de Trump era o embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Yousef Al Otaiba, um amigo próximo do genro de Trump, Jared Kushner. “Rex somou dois mais dois”, diz o seu colaborador mais próximo, “e concluiu que este miúdo absolutamente vazio estava a executar uma segunda política externa a partir dos aposentos da família na Casa Branca. Otaiba pesou com Jared e Jared pesou com Trump. Que bagunça." A declaração de Trump foi quase a gota d’água para Tillerson, explica este colaborador próximo: “Rex está simplesmente exausto. Ele não consegue aprovar nenhuma de suas nomeações e está correndo ao redor do mundo limpando um presidente cujo principal conselheiro de política externa é um amador de 36 anos.”

    Embora a declaração de Trump de 9 de Junho tenha sinalizado que os EUA estavam inclinados para os sauditas e os EAU, Tillerson e Mattis têm-se inclinado para o Qatar. E por um bom motivo. “Toda vez que pedimos algo aos catarianos, eles disseram 'sim', o que não é verdade para os sauditas”, disse o oficial militar aposentado dos EUA com quem conversei. “Tudo realmente começou com a ajuda que os catarianos nos deram na Líbia, mas vai muito além disso. Eles têm sido absolutamente de primeira linha no ISIS. Os sauditas, por outro lado, têm sido apenas problemas – especialmente no Iémen. O Iémen tem sido um desastre, uma mancha. E agora tem isso.”

    No mesmo dia em que Mattis anunciava o acordo de armas com o Qatar, Tillerson disse à Comissão dos Negócios Estrangeiros da Câmara que seria um erro classificar a Irmandade Muçulmana como um grupo terrorista, uma das principais razões que a coligação anti-Qatar deu para isolar seu vizinho do Golfo. “Existem elementos da Irmandade Muçulmana que se tornaram partes do governo”, disse Tillerson, citando a Turquia e o Bahrein como tendo membros da Irmandade nos seus parlamentos. Esses “elementos”, acrescentou Tillerson, renunciaram à violência e ao terrorismo. “Portanto, ao designar a Irmandade na sua totalidade como uma organização terrorista. . . Acho que você pode apreciar as complexidades que isso envolve em nossas relações com [os governos da região].”

    Mais crucialmente, particularmente do ponto de vista de Mattis, a rivalidade entre a Arábia Saudita e o Qatar não só destruiu a coligação anti-Irão que a administração montou durante a viagem do presidente a Riade, como redesenhou o mapa geopolítico do Médio Oriente. Na sequência do desentendimento entre a Arábia Saudita e o Qatar, a Turquia prometeu o seu apoio ao Qatar (e enviou tropas para uma base militar do Qatar para proteger a soberania do Qatar), enquanto o Irão tomou medidas para ajudar a aliviar o bloqueio imposto pela Arábia Saudita.

    “Os sauditas e os emiradenses disseram-nos repetidamente que querem enfraquecer o Irão, mas na verdade deram-lhes poder”, disse-me um consultor sénior do Pentágono que trabalha no Médio Oriente. As ações sauditas, explicou este funcionário, saíram pela culatra. Em vez de intimidar os catarianos, os sauditas “jogaram-nos nos braços dos iranianos”. O resultado é uma aliança inquieta, mas emergente, entre a Turquia, o Qatar e o Irão, apoiada pela Rússia. “Isto não é apenas uma espécie de disputa no Golfo, onde podemos sair e dar as mãos a todos”, diz este consultor do Pentágono. “Os sauditas entregaram um presente aos iranianos e nós estamos do lado de fora olhando para dentro.”

    • Joe Tedesky
      Julho 16, 2017 em 10: 07

      Postagem muito informativa Cal. Há muito o que aprender com nosso compartilhamento, obrigado. Joe

    • Julho 16, 2017 em 10: 44

      Cal,… posso concordar com sua avaliação e com a essência deste artigo no que diz respeito a Tillerson, mas acho que ele só parece bem em relação a Kushner. Ainda há a questão de se unirem contra o Irão e de cumprirem as ordens dos sauditas no Iémen e noutros lugares. Não tenho certeza se Tillerson agiria de maneira muito diferente se tivesse carta branca e realmente não tenho muita fé em ninguém nesta administração. O escritório de Secy. do Estado sempre parece ter sido uma fachada, exceto quando estavam totalmente em sincronia com a política do Estado Profundo.

      • Cal
        Julho 16, 2017 em 19: 06

        “Ainda há a questão da formação de gangues contra o Irã”…BobH

        Sim, existe isso. Ele parece estar concordando com o pensamento do grupo sobre o Irã. Não o pesquisei o suficiente para saber se ele tinha algum antecedente ou alguma 'ideologia' no ME.
        Mas a sua reacção à situação do Qatar indica que ele compreende as complexidades/intrigas do ME e uma abordagem realista.

    • Julho 16, 2017 em 12: 22

      Sem mencionar que a ideia dos catarianos de unir sunitas e xiitas sob uma religião muçulmana é um sério golpe ideológico para o negócio da guerra e para os esforços no sentido da monopolização da religião pelos sauditas! Deus, como todos sabemos, trata de petróleo, gás e instrumentos de destruição para obter dinheiro sangrento; bem como os direitos de venda de ingressos imobiliários para o templo de peregrinação.

    • Apanhador na Natureza
      Julho 16, 2017 em 13: 27

      Esperem um minuto, pessoal…no meio de seus jogos de guerra…os EUA NUNCA DEVERIAM TER INVADIDO O IRAQUE…com o apoio dos Catarianos ou não. Obama sabiamente recusou a liderança de mais uma mudança de regime de intervenção humanitária… até as 3 BRUXAS GUERREIRAS: HILLARY (flexionando os músculos para provar que seria a próxima presidente (mais dura)) apoiada por SUSAN Rice (a Princesa de Ferro Negro) & SAMANTHA Power (Sra. Intervencionista Humanitária em Chefe) invadiu o Salão Oval e o fortemente armado Barack para invadir a Líbia… embora enquanto “liderava por trás”. Então, como podemos esquecer o clipe do YouTube de LADY HILLARY MACBETH ao ouvir sobre a tortura e assassinato de Kadafi, rindo, batendo palmas e proclamando triunfantemente: “VIMOS, VIMOS, ELE MORRE!”.
      Assim, O Império continua... com sua caligrafia, o The New York Times, ainda rabiscando o roteiro mesmo depois que sua pretensa Imperatriz perdeu a eleição, então eles têm que recorrer a clubes, cenouras e russofobia para acusar e acusar Trump ou torcer por ele sobre quando ele cumpre suas ordens: como lançar 59 mísseis Tomahawk na Síria… As revelações de Seymour Hersh referem-se a. as últimas armas de destruição em massa falsas (ataques sírios com gás sarin) suprimidas e que se danem!
      Então, o que vem a seguir na agenda Imperial de Intervenção Humanitária-Mudança de Regime? Pela aparência da extremamente longa propaganda de guerra de primeira página da edição digital do nytimes de ontem, com sua variedade de fotos atraentes, coloridas e carregadas de emoção: é mais uma Cruzada Judaico-Cristã para livrar o Oriente Médio da peça central do o “Eixo do Mal” de Frum-Bush: IRÃ… antes de se voltar para a Ásia para destruir de uma vez por todas, a última pequena fortaleza do Eixo: a Coreia do Norte… que, depois de observar o que aconteceu à Líbia e Kadafi, jurou nunca usar armas nucleares. desarmar. Mas desde que não conseguiram (até agora) remover a chave inglesa das suas Boas Obras Globais: Trump… parece, de acordo com a agenda do The Times, que eles devem tentar “cenouras” novamente. Primeiro, eles combinaram com Macron para espalhar o tapete vermelho pela Champs Elysee e estender todos os acessórios reais parisienses e, em seguida, quando Donald e Melanie voaram para casa no Airforce One, retratando-o como o jovial presidente de outrora: sem gravata, língua amigavelmente envolveu-se em brincadeiras com a imprensa e o Conselho Editorial declarando que, entretanto, apesar da impressão da sua reunião do G-20 com Putin, Trump não cedeu uma polegada do seu tabuleiro de xadrez ou um grama do poder imperial a Putin.
      E a não perder: notícias sobre as táticas da mão direita do Império para banir qualquer dissidência esquerdista contra sua próxima guerra: manchando Sanders por meio de um processo federal contra sua esposa, Jane's, negócios imobiliários do Burlington College... instigados por ninguém menos que o presidente da campanha de Trump em Vermont, Brady Toensing…cuja mãe, Victoria, já serviu como procuradora-geral de Reagan…após o divórcio do pai dele, Trent de NH, onde conhecemos a família nos anos 70, quando Brady era apenas um garoto inocente, que, talvez conhecesse Robby Mook, quando ele era criança aqui na comunidade de Dartmouth, onde seu pai era professor… e eis! ele cresceu e se tornou o (iludido) gerente de campanha presidencial de Hillary em 2016! Pequeno mundo aqui em nosso primeiro estado presidencial-primário-da-nação conectado pelas pontes do rio Connecticut ao nosso vizinho verde de Vermont, que, apesar de sua reputação socialista dominante ao estilo Sanders… também abriga republicanos reacionários.

      • Patrícia Victor
        Julho 17, 2017 em 10: 43

        Bravo!

  13. Joe Tedesky
    Julho 16, 2017 em 01: 45

    Enquanto Rex se aposenta com um contrato para um livro, em nosso mundo animado em que vivemos agora, Donald Trump fará de Nikki Haley a nova secretária de Estado. Esse acordo poderia funcionar, considerando que Nikki não dá a mínima para o que ela diz, porque Donald é quem diz... eles estão apenas conversando! Câmeras, luzes, ação!

    Você não trouxe o plano? Não, não foi? Oh, cuidado, sorria, lá estão os paparazzi!

Comentários estão fechados.