A vitória do Irão sobre a moderação

ações
2

A sólida vitória na reeleição do Presidente iraniano Rouhani abre caminho para que o Irão continue os seus esforços para voltar a interagir com a comunidade global e expandir as liberdades a nível interno, relata Trita Parsi.

Por Trita Parsi

A sofisticação política da população iraniana continua a impressionar. Apesar de um sistema político altamente falho, onde as eleições não são justas nem livres, a esmagadora maioria escolheu um caminho não violento para conseguir o progresso.

Hassan Rouhani, Presidente da República Islâmica do Irã, discursa na Assembleia Geral das Nações Unidas, 22 de setembro de 2016 (Foto da ONU)

Participaram massivamente nas eleições com uma participação de 75 por cento – compare isso com a participação nas eleições dos EUA em 2016, 56 por cento – e entregaram ao actual presidente moderado Hassan Rouhani uma vitória esmagadora com 57 por cento dos votos.

Num contexto regional, esta eleição é ainda mais notável. Na maior parte do Médio Oriente, as eleições nem sequer são realizadas. Tomemos como exemplo a Arábia Saudita, a escolha do presidente Donald Trump para a sua primeira viagem ao estrangeiro.

Há algumas coisas que podemos dizer sobre o significado da acção colectiva do povo iraniano.

Em primeiro lugar, mais uma vez, os iranianos votaram contra o candidato que se acreditava ser o favorito do líder supremo do Irão, o aiatolá Ali Khamenei. Este é agora um padrão forte.

Em segundo lugar, os iranianos repreenderam os grupos de oposição exilados e os falcões e neoconservadores de Washington que apelaram ao povo iraniano para boicotar as eleições ou votar no candidato linha-dura Ebrahim Raisi, a fim de acelerar um confronto. É evidente que estes elementos não têm seguidores no Irão.

Terceiro, apesar de Trump ter minado o acordo nuclear com o Irão, e apesar dos problemas significativos com o processo de alívio das sanções que deixaram muitos iranianos desapontados com o acordo nuclear, os iranianos ainda escolheram a diplomacia, a distensão e a moderação em vez da linha de confronto das anteriores administrações iranianas. O Irão é hoje um dos poucos países do mundo onde uma mensagem de moderação e anti-populismo lhe garante uma vitória eleitoral esmagadora.

Mandato de Direitos Humanos

Em quarto lugar, apesar de Rouhani não ter cumprido as suas promessas de melhorar a situação dos direitos humanos no Irão, os iranianos e os líderes do Movimento Verde deram-lhe uma segunda oportunidade. Mas agora ele tem um mandato mais forte – e menos desculpas. Agora é a altura de ele cumprir as promessas que inspiraram dezenas de milhões de iranianos a elegê-lo duas vezes como presidente.

Uma criança iraniana segurando uma foto do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, em uma de suas aparições públicas. (foto do governo iraniano)

Deve tomar medidas decisivas para proteger os direitos humanos e as liberdades civis do povo iraniano, procurar melhorar as relações com o mundo e promover o crescimento económico do povo iraniano. As forças linha-dura por detrás das detenções arbitrárias e do aumento das execuções no Irão podem não responder directamente a Rouhani, mas o povo iraniano que o elegeu espera que ele faça mais no seu segundo mandato para provocar mudanças.

Se não o fizer, corre-se o risco de desencantar uma geração de iranianos da crença de que a sua voz pode fazer a diferença, cedendo potencialmente o futuro do Irão às vozes linha-dura que levariam o país de volta ao isolacionismo e ao confronto com o Ocidente.

Quinto, enquanto a Arábia Saudita acolhe Trump e o pressiona a regressar a uma política de isolamento completo do Irão, a chefe da Política Externa da União Europeia, Federica Mogherini, felicitou Rouhani pela sua vitória eleitoral e voltou a comprometer a UE com o acordo nuclear. Os resultados eleitorais reforçarão o empenho da UE em garantir a sobrevivência do acordo, bem como o seu compromisso com um quadro de segurança inclusivo para o Médio Oriente.

Consequentemente, a UE opor-se-á à tentativa de Trump e da Arábia Saudita de encenar um confronto com o Irão. Isto coloca a administração Trump mais uma vez fora de sincronia com a Europa e os aliados ocidentais dos EUA numa questão fundamental de segurança.

Diplomacia acima da guerra

Sexto, os iranianos apoiaram mais uma vez uma política de diálogo com o Ocidente, mas a questão é se Trump abrirá o punho e abraçará esta janela para a diplomacia. Tal como a crise nuclear foi resolvida através de negociações, os restantes pontos de conflito entre os EUA e o Irão também podem ser resolvidos diplomaticamente, incluindo a Síria e o Iémen. É disto que o Médio Oriente precisa agora – de mais diplomacia e não de mais vendas de armas.

O secretário de Defesa, Jim Mattis, dá as boas-vindas ao vice-príncipe herdeiro e ministro da Defesa saudita, Mohammed bin Salman, no Pentágono, em 16 de março de 2017. (Foto do DoD do sargento Amber I. Smith)

Sétimo, o Congresso deve evitar minar a mensagem clara pró-compromisso enviada pelo povo iraniano e capacitar a linha dura, promovendo legislação de sanções provocativas na sequência dos resultados eleitorais. Novas sanções do Senado estão programadas para serem discutidas no comitê na próxima semana. Que resposta horrível para o povo iraniano depois de ter votado a favor da diplomacia e da moderação.

Finalmente, a luta pelo poder no Irão irá cada vez mais mudar para a questão de quem sucederá ao Aiatolá Khamenei e se tornará o próximo Líder Supremo do Irão. É amplamente aceito que Rouhani está de olho nesta posição. Com sua vitória esmagadora, ele melhorou suas perspectivas. Até certo ponto, é disso que se trata esta eleição presidencial.

Trita Parsi é fundadora e presidente do Conselho Nacional Iraniano-Americano e especialista em relações EUA-Irã, política externa iraniana e geopolítica do Oriente Médio. Ele é um autor premiado de dois livros, Aliança Traiçoeira – As negociações secretas de Israel, Irã e EUA (Imprensa da Universidade de Yale, 2007) e Um único lance de dados – A diplomacia de Obama com o Irão (Imprensa da Universidade de Yale, 2012). Ele twitta em @tparsi.

29 comentários para “A vitória do Irão sobre a moderação"

  1. SteveJ
    Maio 22, 2017 em 11: 12

    Bem, penso que devemos salientar o seguinte: ao contrário de Marco Rubio, o acordo nuclear com o Irão não será desmantelado sob Trump. Admito que ele tentou comer o bolo também durante a campanha. Qual político não faz.

    Mas se ouvissemos as suas declarações, elas eram assim: “É um mau acordo, mas não devemos voltar atrás num acordo já em vigor”.

    Foi a única diferença significativa entre Rubio e Clinton nas relações exteriores, e Trump foi com Clinton.

  2. Eduardo Cohen
    Maio 21, 2017 em 17: 30

    Deixei vários posts mas esqueci de dizer isto: Obrigado, Trita Parsi, por um artigo muito informativo sobre o Irã e seu povo. Mas o Irão ESTARÁ em perigo constante, independentemente das mudanças políticas positivas.

  3. Evelyn
    Maio 21, 2017 em 08: 33

    Obrigada, Trita Parsi! Esta é uma notícia muito boa!
    Como disse o General Wes Clark quando liderava uma luta contra a guerra com o Irão através do VoteVets.org – “O Irão é um país multicultural com 80 milhões de pessoas”.

    Irrita-me que os neoconservadores ignorem milhões de pessoas e escolham um “líder” para demonizar e assustar as pessoas, para que possam fazer-nos pagar pelas suas guerras com fins lucrativos.

    • Eduardo Cohen
      Maio 21, 2017 em 16: 35

      Só para constar: a Iugoslávia também era uma nação multicultural com dezenas de milhões de pessoas. Essa foi a nação que 'Wes' Clark desempenhou um papel fundamental na destruição.

      E não são apenas os neoconservadores que deveriam irritar você. A Guerra do Vietname – a guerra em que participei estupidamente – foi em grande parte uma criação dos liberais. George HW Walker Bush iniciou a Guerra Iraque-Golfo, mas Bill Clinton manteve-a com oito anos de sanções letais que mataram meio milhão de crianças iraquianas e com repetidos ataques militares concebidos para tornar impossível ao Iraque defender-se. George Bush acaba de escrever o terceiro capítulo dessa guerra.

      Obama e Hillary destruíram uma nação árabe inteira antes conhecida como Líbia sem uma boa razão e foram em grande parte responsáveis ​​pela criação da guerra na Síria que custou centenas de milhares de mortes noutro país que está a ser destruído. A menos que todas essas pessoas sejam Neo-Cons, você não pode simplesmente culpá-los. Bem, você pode. Mas acredito que você estaria errado. Liberais e conservadores, republicanos e democratas estão envolvidos na pilhagem.

  4. Eduardo Cohen
    Maio 21, 2017 em 07: 00

    Trump pode não ser o perigo, embora seja instável e as suas posições declaradas mudem de um dia para o outro. (Devemos lembrar que se Hillary Clinton se tivesse tornado presidente, poderíamos estar em guerra com a Rússia, como resultado da sua obsessão em criar zonas de exclusão aérea controladas pelos EUA na Síria. Ela é a secretária que pessoalmente supervisionou e coordenou – sob o autorização de Barack Obama – a destruição de toda uma nação árabe conhecida como Líbia e que foi provavelmente um dos autores da lenta destruição da Síria.)

    Não creio que a UE desafie Trump seriamente. Mas a destruição do Irão é mais provavelmente algo planeado pelo “Estado Profundo”. A guerra na Síria pode ser motivada pela necessidade de neutralizar os milhares de mísseis que a Síria controla e que podem atingir as profundezas de Israel numa questão de minutos.

    Se a Síria e o Hezbollah usarem os seus mísseis para apoiar um contra-ataque iraniano a um ataque ao Irão por parte de Israel e dos Estados Unidos, milhares, senão dezenas de milhares, de israelitas poderão morrer. Se a Síria cair, Israel provavelmente invadirá o Líbano – com total apoio dos EUA – para destruir os mísseis de médio e longo alcance do Hezbollah. Depois será a vez do Irão.

    E depois o isolamento económico e político e a marginalização da Rússia. A caligrafia para tal progressão de eventos está na parede há algum tempo. Se for esse o caso, poderá não haver nada que o povo iraniano – ou o seu governo – seja capaz de fazer para estabelecer a paz com os Estados Unidos. E não importaria quem é o presidente. Eu com certeza espero estar errado.

    • Gregório Herr
      Maio 21, 2017 em 11: 00

      Os russos e os chineses compreendem tudo isto e não permitirão que nem a Síria nem o Irão caiam sem luta. Assim, os criadores da guerra precisam de se ajustar a uma realidade “partilhada” antes de matarem toda a gente.

  5. Reza
    Maio 21, 2017 em 00: 16

    “Em segundo lugar, os iranianos repreenderam os grupos de oposição exilados e os falcões e neoconservadores de Washington que apelaram ao povo iraniano para boicotar as eleições ou votar no candidato linha-dura Ebrahim Raisi, a fim de acelerar um confronto. É evidente que estes elementos não têm seguidores no Irão.”
    Nenhum grupo de oposição apelou ao povo iraniano para votar em Ebrahim Raisi. Isto é uma mentira absoluta. Parsi é um lobista do regime iraniano e a sua função é demonizar a oposição iraniana em nome do regime iraniano. Pare de espalhar mentiras CNN.

  6. Zachary Smith
    Maio 20, 2017 em 23: 43

    Em quarto lugar, apesar de Rouhani não ter cumprido as suas promessas de melhorar a situação dos direitos humanos no Irão, os iranianos e os líderes do Movimento Verde deram-lhe uma segunda oportunidade. Mas agora ele tem um mandato mais forte – e menos desculpas.

    Acredito que Rouhani e quaisquer outros líderes eleitos têm muito pouco poder – isso é reservado aos clérigos. Portanto, culpá-lo por quase tudo não é justo.

    Do lado positivo, o Irão tem alguma prática em seguir os passos da Democracia.

  7. evolução para trás
    Maio 20, 2017 em 22: 07

    Mike – “Eu prevejo que milhões morrerão devido às suas políticas malignas. Este homem representa provavelmente o maior perigo para a humanidade de qualquer pessoa viva. Ele é o inimigo mortal de todos os seres da Terra.”

    Sim, Trump fez tudo. Ele é o único responsável por devastar e sugar o planeta, por poluir os oceanos e rios, por superpovoar a terra, por montanhas de lixo, por esgotar os aquíferos, pelo nosso apetite insaciável por mais carros e produtos de consumo, pela devastação de florestas, para a grande agricultura e produtos químicos, para usinas de energia. Fukushima é um segredo bem guardado, meu amigo; não vai embora.

    Eu diria que fizemos isso conosco mesmos.

    • mike k
      Maio 20, 2017 em 22: 27

      É um exagero óbvio dizer que Trump é o único responsável por todos os pecados da humanidade. Dito isto, ele está em posição de causar mais danos do que qualquer outra pessoa na Terra, e está a mover-se para o fazer através de muitas acções que tomou desde que foi presidente. Qualquer pessoa que minimize os danos que já causou está cometendo um erro perigoso, na minha opinião. Acho difícil citar uma coisa positiva que ele tenha feito, mas seria uma lista muito longa para contar todas as decisões realmente ruins que ele tomou até agora. Apoiar este homem perigoso de qualquer forma produzirá frutos amargos. Isto parece tão óbvio para mim que me sinto um tolo até mesmo tentando justificá-lo, então vou me acalmar.

      • evolução para trás
        Maio 21, 2017 em 00: 31

        Mike – ele aprovou legislação para impedir que funcionários do governo fizessem lobby durante cinco anos após deixarem o governo (a porta giratória). Ele parou o TPP. Ele está enviando ilegais perigosos de volta para casa. Ele está sendo pressionado para acabar com a Previdência Social, mas disse que NÃO vai fazer isso com o povo.

        Ele mal estava começando quando o desligaram.

        Não concordo com tudo o que Trump diz, mas penso que ele queria drenar o pântano e ajudar o homem comum.

        • mike k
          Maio 21, 2017 em 08: 09

          Você apresenta alguns pontos válidos na evolução retrógrada. Ninguém é consistente o suficiente para fazer sempre a coisa errada; então errei ao pintar o Sr. Trump em tons contínuos de preto puro (a gente se deixa levar ao tentar enfatizar um ponto). Mas tenho de perguntar: se Trump queria drenar o pântano em Washington, porque é que fez as escolhas absolutamente desastrosas para o seu gabinete e conselheiros? E se ele queria ajudar o homem comum, por que está pressionando por uma enorme doação fiscal para os mais ricos entre nós? E porque é que o seu povo criou um esquema de cuidados de saúde que deixaria os mais pobres entre nós sem cuidados adequados?

          Mas estou mais preocupado com os dois problemas mais sérios e críticos do nosso tempo na Terra – a guerra nuclear e as alterações climáticas. Porque é que este homem decidiu que as nossas forças armadas obscenamente inchadas precisam de um aumento de 50 mil milhões de dólares no seu orçamento? Por que ele disse em sua candidatura à presidência: “De que adianta ter armas nucleares, se você não as usa?” Porque é que ele entregou a nossa política militar a alguns dos mais entusiastas criadores de guerra disponíveis?

          Trump nega totalmente as alterações climáticas e está a fazer tudo o que pode para destruir a EPA, retirar-se dos acordos sobre alterações climáticas, construir mais oleodutos, queimar mais carvão, etc. O nosso clima debilitado não poderia ter maior inimigo do que Donald Trump. Se alguém decidir defender Trump, então também terá de defender as suas políticas tóxicas. Se o legado de Trump for o de que ele fez mais para destruir o nosso mundo do que qualquer presidente anterior, pessoalmente considero isso assustador e deprimente.

          • mike k
            Maio 21, 2017 em 08: 34

            Quanto à ideia de que Trump é simplesmente um homem de negócios e vê o mundo através dessas lentes, não acredito e, se o fizesse, não me deixaria confortável com o Sr. Veja, não sou um grande fã de “negócios”, o que para mim é um eufemismo para o capitalismo, que para mim é uma das causas profundas do nosso desastre global. Um dos principais problemas de Donald Trump é que ele é um supercapitalista do tipo “tornar a América grande novamente”. Ele foi sensato em não repetir a besteira de Reagan de que “todos os barcos subirão” – mas isso está implícito no seu pensamento falso. Faz parte do cuidado dos ricos e tudo ficará bem meme com que ele enfeita a oligarquia e a ganância. Ele pode ter enganado muitos com o seu orgulho de que, como um bom homem de negócios (o que ele não é), poderia endireitar tudo no mundo e tornar todos na América prósperos novamente (o que nunca fomos) – mas não me diverte a sua bufonaria em esse respeito.

  8. mike k
    Maio 20, 2017 em 20: 35

    Esse cara, Trump, está ameaçando todos na Terra com sua negação maluca da crise climática. Prevejo que milhões morrerão devido às suas políticas malignas. Este homem representa provavelmente o maior perigo para a humanidade de qualquer pessoa viva. Ele é o inimigo mortal de todos os seres da Terra. Dito isto, eu o odeio? Não. Não podemos nos dar ao luxo de nutrir ódio por ninguém se quisermos ter uma pequena chance de sobreviver nestes tempos.

  9. Maio 20, 2017 em 18: 48

    Que artigo bom e claro Trita Parsi escreveu, e parabéns ao povo iraniano! É bom ver outras nações compreenderem as motivações nefastas e egoístas dos EUA. No entanto, Israel é um grande problema nos cálculos do ME. O problema de Trump é simplesmente uma compreensão quase inexistente das dinâmicas políticas e religiosas dos países ME, que são tão complicadas que tenho certamente de admitir que a minha própria compreensão é apenas básica! Bom carma para Rouhani. (Você acreditaria que esta correção ortográfica mudou “Rouhani” para “origami”?)

    Concordo com backevol, Mike, não acho que Trump seja nada além de um capitalista fervoroso que acredita que os negócios são os melhores. Ele fica terrivelmente confuso com a consistência da política externa, esse é o seu terrível problema. O Irão criticará a sua confusão por causa dos seus generais belicistas, especialmente Mattis.

    • mike k
      Maio 20, 2017 em 20: 28

      No meu livro Jessica, todos os supercapitalistas são sociopatas, assim como todos os supermilitaristas. A preocupação deles com os outros é nula. A consciência deles está de férias. Eles estão matando, passando fome e roubando sem nenhum remorso. Para mim, isso é, na melhor das hipóteses, um sociopata e, na verdade, mais profundamente malvado. O que há em um nome? É o seu comportamento infernal que os identifica. Não tenho nada a ver com álibis ou coberturas de açúcar como Donald Trump. Pergunte às pessoas que ele matou quando seu mandato como prez terminar. Devo confessar que não tenho muita simpatia por bilionários, ponto final.

      Espero que não sejam muitos os que usam a desculpa que deram para Obama: “Ele quer fazer coisas boas, mas não o deixam”. Por favor! É tarde demais para essas coisas. Seu histórico revela quem ele é. Não vou recitar suas mentiras e seus crimes assassinos; a maioria daqueles que têm os olhos abertos tem consciência de tudo isso. Eu não estou batendo em você, Jéssica. Respeito sua partilha e sei que você é sincero. Mas tenho que contar como vejo. Não há nenhuma implicação de que alguém deva concordar comigo – errei muitas vezes para esperar isso!

  10. evolução para trás
    Maio 20, 2017 em 16: 13

    “Sexto, os iranianos apoiaram mais uma vez uma política de diálogo com o Ocidente, mas a questão é se Trump abrirá o punho e abraçará esta janela para a diplomacia.”

    Tenho certeza de que secretamente Trump está respirando aliviado com esse desenvolvimento. Isso irá tirar o fôlego das velas neoconservadoras por algum tempo, isto é, até que eles possam tirar algumas bandeiras falsas dos seus bolsos, a fim de pressionar por mais guerra.

    Trump falou contra a guerra, fez campanha para acabar com as guerras, mas está a ser empurrado para onde não quer pelos neoconservadores, pelos meios de comunicação, pelos democratas e por muitos republicanos. Isso tira um pouco do calor dele.

    Dê-nos o seu banco central, negocie em dólares americanos, deixe-nos roubar os seus recursos, entregar os seus consumidores às nossas multinacionais, comprar as nossas armas, aceitar os nossos subornos, e então talvez possa juntar-se ao clube.

    • mike k
      Maio 20, 2017 em 17: 57

      Esse último parágrafo soa como um daqueles famosos “acordos que você não pode recusar” da Máfia. É claro que se o Irão decidisse capitular totalmente, poderíamos recuar um pouco nas nossas ameaças. Depois que você consegue tudo o que deseja de um país, então, e somente então, a guerra se torna supérflua. Trump é um valentão. Esperar consideração dele é uma postura perigosa.

    • Eduardo Cohen
      Maio 21, 2017 em 17: 11

      George Bush disse as mesmas coisas antes de ser eleito (OU nomeado pela Suprema Corte).

  11. evolução para trás
    Maio 20, 2017 em 15: 59

    O Irão tem um banco central alinhado com os outros bancos centrais? Caso contrário, será agredido. No dia seguinte ao brutal assassinato de Gaddafi, de alguma forma estes guerreiros armados tinham os recursos e o conhecimento para criar o seu próprio banco central – tudo por conta própria. Sim, como se isso tivesse acontecido! Eu meio que acho que eles tiveram ajuda externa dos EUA

    • mike k
      Maio 20, 2017 em 20: 10

      Capitalismo e guerra são sinônimos dos nossos Washington Wizards. Para conseguir as coisas do seu povo, às vezes é mais barato matá-los de fome do que bombardeá-los. Esta é a economia da máfia.

  12. Maio 20, 2017 em 14: 54

    Artigo interessante.
    -------------------------
    É triste dizer que o Irão está na lista de criminosos de guerra.
    Portanto, pergunto: “Haverá guerra com o Irão?”
    [Veja o link abaixo para informações]
    http://graysinfo.blogspot.ca/2017/02/will-there-be-war-with-iran.html

    • mike k
      Maio 20, 2017 em 17: 48

      Os Estados Unidos já estão em guerra com o Irão. Estamos envolvidos num bloqueio económico, os nossos agentes estão no Irão a espiar e a sabotar, estamos envolvidos numa guerra cibernética massiva contra eles, temos uma enorme força militar que os rodeia de perto e estamos constantemente a ameaçá-los com uma destruição maciça. Nesta época em que as declarações formais de guerra estão ultrapassadas, não há um momento claro quando a guerra começa ou termina.

  13. mike k
    Maio 20, 2017 em 13: 52

    Os neoconservadores sionistas ficarão perturbados com a moderação no Irão. Os fomentadores da guerra têm agora os ouvidos de Trump. Sua formação não lhe dá nada com que se opor a eles. Como sociopata, ele não tem base moral.

    • evolução para trás
      Maio 20, 2017 em 16: 21

      Mike K – Concordo com muito do que você tem a dizer, mas dizer que Trump é um sociopata é ignorar os fatos. Se Trump fosse um sociopata, ele teria abraçado voluntariamente os neoconservadores há muito tempo e se juntado ao clube. Mas Trump não faz parte do clube; ele é um estranho. Por que você acha que eles estão lutando com ele dia e noite? Do que estamos falando aqui diariamente?

      Trump quer fazer negócios, fazer contratos. Os neoconservadores também querem fazer negócios, só que não se importam em matar milhões para fazê-lo. Há uma grande diferença.

      Caramba, eles estão indo atrás de Trump como estão indo atrás do Irã, com mentiras. Na verdade, Trump sentiria pena do Irão. Tenho certeza que ele quer.

      • mike k
        Maio 20, 2017 em 17: 41

        Trump pode sentir sentimentos pelo Irão no seu coração secreto (se tiver um). Mas o seu comportamento de aumentar as sanções, ameaçando revogar o tratado anti-nuclear e acusando-os de serem grandes apoiantes do terrorismo certamente não demonstra isso. Além disso, o facto de se tornar amigo dos sauditas e israelitas não o tornará querido pelo seu inimigo, o Irão.

        Quando chamo Trump de sociopata, não é um diagnóstico psiquiátrico, para o qual não estou qualificado. Quero dizer no sentido comum, ele é um cara que só se preocupa com você pelo que pode tirar de você, caso contrário, ele realmente não se importa com o que acontece com você. Seu ego e sua ganância são o problema. Posso estar errado e adoraria ver alguma consideração pelos outros em seu comportamento, mas ainda não o faço.

      • mike k
        Maio 20, 2017 em 20: 50

        Você nunca ouviu falar de sociopatas lutando entre si? Você acha que eles têm um vínculo ou simpatia por sua própria espécie? Freqüentemente, eles tratam uns aos outros com maior desprezo do que sentem pelo resto de nós.

        • evolução para trás
          Maio 20, 2017 em 21: 28

          Mike K – a diferença é que Trump não é um assassino.

          • Eduardo Cohen
            Maio 21, 2017 em 16: 45

            Trump agora é oficialmente um assassino. Ele acaba de assinar a aprovação de mais de cem mil milhões de dólares em vendas de armas para a Arábia Saudita, ENQUANTO os sauditas destroem e matam o povo do Iémen. Uma boa parte desses 100 mil milhões de dólares será provavelmente desviada para forças que tentam derrubar o Governo sírio. Alguns de nós estávamos dispostos a dar a Trump o benefício da dúvida quando ele afirmou que não continuaria a mudança de regime como política dos EUA ou o papel dos EUA como polícia global. Ele não merece mais o benefício da dúvida.

Comentários estão fechados.