Contando a verdade sobre a Páscoa

ações

Jesus, um pregador radical que defendia os pobres, foi crucificado por virar mesas de dinheiro no Templo e outros atos insurrecionais. Seu corpo provavelmente foi deixado para animais selvagens, mas seus cronistas procuraram glorificar seu fim com mitos sobre uma ressurreição, como explica o Rev. Howard Bess.

Pelo Rev.

Na manhã de Páscoa, às 6h30, quando a luz do sol está começando a brilhar sobre as montanhas a leste de Palmer, Alasca, chegarei, como é meu costume, a um culto de Páscoa ao nascer do sol para celebrar a ressurreição do meu Senhor. Já verifiquei o lecionário e reli a história da ressurreição registrada em Mateus 28:1-10. Milhões de meus irmãos e irmãs cristãos lerão os mesmos dez versículos.

Milhões de sermões serão pregados com base no relato da ressurreição de Mateus, mas muito poucos pregadores farão menção à história e ao contexto da passagem. Um ministro típico não compartilhará o que aprendeu no seminário teológico sobre as passagens da ressurreição.

Representação da crucificação de Jesus pelo artista do século 16 Mathis Gothart-Nithart.

Representação da crucificação de Jesus pelo artista do século 16 Mathis Gothart-Nithart.

Descobrir o que aconteceu com Jesus não é uma jornada simples. Não me lembro quando comecei a levantar questões. O que sei é que tudo começou quando coloquei os relatos da ressurreição lado a lado e comecei a comparar as diferentes histórias de Mateus, Marcos, Lucas e João. Eles não podem ser razoavelmente reconciliados.

Por exemplo, em Mateus, um anjo causou um terremoto e rolou a pedra da entrada do túmulo. O anjo então conversou com as mulheres. Os outros contadores de histórias não mencionam nenhum terremoto nem anjos. O relato de Mateus estava além da minha experiência pessoal com terremotos e conversas angélicas. Acreditar na história da ressurreição à medida que a história se tornava mais difícil de abraçar.

O próximo passo em minha jornada foi aprender que a história não pode ser ligada a nenhuma testemunha ocular. Não há nenhuma verificação conhecida de que qualquer um dos seguidores de Jesus, incluindo seus discípulos, tenha visto e tocado um Jesus de carne e osso real e vivo pós-morte. Há relatos de aparições fantasmagóricas que flutuam dentro e fora dos lugares e finalmente em uma nuvem nos céus.

Mas essas aparições fantasmagóricas dificilmente são uma verificação de uma ressurreição de Jesus dentre os mortos, em carne e osso.

O relato de Mateus, escrito pelo menos 50 a 60 anos após a morte de Jesus, parece cada vez mais um escritor de ficção, e não um repórter de história com testemunhas verificadoras.

No entanto, ninguém pode duvidar de que, em poucos anos, um número cada vez maior de pessoas acreditava que Jesus ressuscitou dos mortos. Sob a liderança de Paulo, toda uma interpretação teológica foi dada à morte e ressurreição de Jesus.

O humilde profeta de uma pequena aldeia no norte da Palestina tornou-se uma figura universal que exigia reconhecimento como a figura central de toda a história humana. Uma horrível morte numa cruz romana não poderia apagar o seu significado. Deus ressuscitou seu filho, Jesus, dentre os mortos. Para estes primeiros crentes, a história desta transformação ocorreu em tempo real, na história real, na vida real.

Portanto, toda Páscoa apresenta às pessoas uma pergunta obscura: Jesus voltou dos mortos em carne e osso reais? Se não o fez, pode um cristão devoto manter-se firme na sua fé? Uma pessoa questionadora ainda pode cantar todas aquelas grandes canções de Páscoa e celebrar a ressurreição de Cristo sem cruzar os dedos?

Resolvi o dilema para satisfação de minha cabeça, coração e alma. Não acredito que Jesus ressuscitou dos mortos em carne e osso. Não acredito que ele tenha tido um enterro respeitoso. É mais provável que ele tenha sido crucificado e deixado para os cães rasgarem sua carne morta e para os pássaros necrófagos bicarem seu cadáver.

Não acredito que esteja lendo história quando leio as narrativas da ressurreição dos quatro evangelhos. Em vez disso, acredito que devo ler as narrativas da ressurreição como mitologia escrita por seguidores devotos e crentes que afirmaram Jesus como seu Senhor.

Nosso respeito pela mitologia como portadora da verdade precisa de um renascimento. Afirmo que a mitologia é uma ferramenta literária consagrada e testada pelo tempo para contar a verdade, embora não a verdade literal. Tecnicamente, mitologia é qualquer história ou relato em que Deus ou um deus é o ator principal. A mitologia sempre desafiará a análise histórica, então eu nunca deveria tentar uma perseguição tola.

Jesus foi morto porque ele era um pregador da verdade de Deus. Ele era um defensor incansável da justiça. As histórias da ressurreição fazem uma declaração profunda: a verdade nunca pode ser morta e quem diz a verdade nunca pode ser derrotado. [Para mais informações sobre a crucificação, consulte Consortiumnews.com “Compreendendo mal a execução de Jesus.”]

No culto do nascer do sol da Páscoa, a minha voz será uma voz calorosa cantando “Ele ressuscitou da sepultura” e “Ele vive, ele vive, Cristo Jesus vive hoje”.

O reverendo Howard Bess é um ministro batista americano aposentado que mora em Palmer, Alasca. O endereço de e-mail dele é [email protegido].   

20 comentários para “Contando a verdade sobre a Páscoa"

  1. bobzz
    Abril 22, 2014 em 09: 33

    A ressurreição histórica é o testemunho de Deus sobre seu filho. A sua fundamentação na história eleva-o acima de meros “mitos e doutrinas”. Se eu pensasse que o Cristianismo era mero “mito e doutrina”, eu o esqueceria completamente. Os escritores israelitas dos relatos da criação não estavam interessados ​​na cosmogonia como acreditam os fundamentalistas. A sua preocupação era lançar ataques contra as mitologias de orientação política do Antigo Oriente Próximo. Pode-se ver isso facilmente lendo o Ennuma Elish acadiano e a Epopéia de Gilgamesh. O espaço proíbe uma discussão completa, obviamente. Quanto à evolução e à velha Terra, as descobertas dos cientistas estão corretas; isto é um grande problema para os fundamentalistas, mas não para muitos de nós.
    Quando meu amigo muçulmano diz: “O Alcorão Sagrado são as palavras exatas de Deus. Foi escrito quando o profeta Maomé estava vivo...”, o mesmo poderia ser dito do líder Bah'allah (desculpe a grafia) ou de Joseph Smith. Nenhum destes homens, incluindo Mohammad, ressuscitou dos mortos. Isto é o que separa o Cristianismo de outras religiões.
    Quanto ao julgamento de estranhos, deixo isso para um Deus sábio que dará misericórdia e julgamento onde quiser. Isso me dá uma séria dúvida de que o julgamento de Deus começará com a IGREJA, e não com pessoas de fora. A principal razão pela qual as pessoas não têm uma imagem clara de Deus é que a igreja, com algumas exceções ao longo dos séculos, perdeu o seu caráter quando se envolveu com vários estados desde Constantino e especialmente com os Teodósios. Hoje, pode-se chamar os republicanos de Partido Nacionalista Cristão. Bem, estou divagando agora, então vou parar. 'Aprecie a conversa.

    • KHawk
      Abril 25, 2014 em 14: 39

      Outro grande reconhecimento da Bess.

      Muitas pessoas ACREDITAM no que Deus é/pensa/quer/faz. Ninguém SABE nenhuma dessas coisas e nunca soube. Deus existe apenas nas lacunas da nossa compreensão do cosmos e da psique humana e, como tal, continuará a diminuir ao longo do tempo, à medida que as espécies inteligentes forem capazes de preencher as lacunas com conhecimento, ou não sobrará ninguém para contemplar o conceito.

      • Tjoe
        Abril 27, 2014 em 15: 17

        Será que temos a sabedoria de escolher a paz em vez da guerra sem fim? Judeus e muçulmanos dizem não.

  2. Maria
    Abril 22, 2014 em 01: 53

    Excelente artigo! Quando eu tinha 12 anos, um padre jesuíta me disse o seguinte: “Todas as religiões são uma mistura de mitos e doutrinas. Os mitos e lendas são importantes para a Igreja, porque explicam a doutrina religiosa. Nenhum livro sagrado deve ser lido literalmente, porque quaisquer livros sagrados, como a Bíblia, o Alcorão ou o Popul Vu, são apenas uma compilação de antigos mitos universais.
    O Popul Vu (Bíblia Maia), dá uma explicação detalhada da evolução humana, -deus antes de criar os seres humanos, criou os macacos-. Qualquer leitor que mude a gênese bíblica, dia por época, obterá uma descrição quase precisa da evolução da vida na Terra”. Sempre valorizei a honestidade daquele padre jesuíta católico, assim como valorizei depois de ler este artigo a honestidade do reverendo Howard Best.

  3. Abril 21, 2014 em 21: 44

    Esse é um dos maiores problemas, e um problema muito grande, que tenho com qualquer uma das religiões “reveladas”, nas quais se alega que a Bíblia, o Papa, o Alcorão, o Livro de Mórmon ou qualquer outra coisa é o (ou a) revelação “verdadeira” de Deus.

    Parece então que uma pessoa deve fazer a suposição correta sobre qual(is) das várias supostas revelações é(são) a(s) verdadeira(s) revelação(ões) de Deus. E qual suposta revelação uma pessoa aceitará como verdadeira geralmente dependerá de onde a pessoa nasceu e de como foi criada.

    Um cristão fundamentalista normalmente acredita que a Bíblia é a verdadeira e única “Palavra de Deus”, e qualquer outra coisa, como o Alcorão, é uma revelação falsa, e aqueles que aderem ao Alcorão estão condenados ao inferno. Em outras palavras, de acordo com um cristão fundamentalista, uma pessoa é “salva” ao adivinhar corretamente que a Bíblia é a verdadeira “Palavra de Deus”, e que Jesus é o único caminho para Deus, e um muçulmano é condenado ao inferno por fazer a suposição incorreta de que o Alcorão, e não a Bíblia, é a verdadeira revelação de Deus.

    Essa é a principal razão pela qual não posso aderir a nenhuma das religiões “reveladas”, como o Cristianismo, o Judaísmo ou o Islamismo.

    Eu me consideraria um deísta. Os deístas acreditam que a razão leva alguém a concluir que existe (muito provavelmente) um Criador; entretanto, os deístas rejeitam qualquer suposta revelação de Deus como sendo realmente tal. Uma revelação de Deus a uma pessoa, se houver, é uma revelação apenas para a pessoa. Qualquer suposta revelação de Deus na Bíblia ou no Alcorão é, portanto, de segunda mão, ou na verdade de terceira mão, ou de quarta mão, ou por mais distante que seja.

    • Abril 21, 2014 em 22: 04

      E acrescentarei que Deus é um tirano desprezível se a felicidade de uma pessoa em uma vida futura (se houver) depende da pessoa identificar corretamente, ou adivinhar, qual entre várias supostas revelações de Deus é a única revelação verdadeira de Deus.

  4. bobzz
    Abril 21, 2014 em 20: 23

    O Novo Testamento não foi escrito 200 anos depois. As cartas de Paulo eram contemporâneas. Os Evangelhos Sinóticos foram escritos 30-35 anos depois de Cristo, e os judeus foram excelentes transmissores de tradição. As discrepâncias são muito mais preocupantes para os muçulmanos porque os estudiosos muçulmanos destruíram cópias de manuscritos discrepantes do Alcorão para que parecesse livre de erros. Sim, eles fizeram.

  5. Raziye
    Abril 21, 2014 em 14: 28

    Concordo totalmente com Rehmat.
    A questão é que o Alcorão Sagrado é a fonte verdadeira de estar ciente do que é certo e do que é errado, do que aconteceu e do que não aconteceu.
    O Alcorão Sagrado e o Profeta Maomé são os perfeitos que Deus nos enviou.
    O Alcorão Sagrado são as palavras exatas de Deus. Foi escrita quando o profeta Maomé estava vivo, não como a Bíblia que foi escrita depois de mais de 200 anos por diferentes escritores, é óbvio que deveria conter muitas contradições.
    De acordo com as palavras de Allah no Alcorão, Jesus não foi crucificado e um dia ele voltará a este mundo

  6. Matt
    Abril 20, 2014 em 15: 31

    Inspirador. Realmente adorei o artigo.
    Confira este aqui para obter mais informações sobre a verdade sobre a Páscoa. http://www.matt-stinson.com/the-true-story-of-easter/

  7. Morton Kurzweil
    Abril 20, 2014 em 12: 26

    Deus, por definição onisciente e todo-poderoso, como a Natureza limitada a certos princípios, deve ser previsível. Com a Sua capacidade de tornar a Sua presença conhecida diretamente às Suas criações, por que existem tantos Deuses quantas culturas inventam a moralidade e as regras de comportamento aceitáveis ​​que favorecem a classe dominante?
    Por que inventar um filho, uma mãe e uma tia? Por que um Deus Pai que domina e ensina a subserviência em vez da humildade e da cooperação social?
    Por que todas as outras formas de vida são inferiores aos humanos quando tudo é criação de Deus?
    Os humanos são fabricantes de ferramentas, assim como muitas formas de vida. Aprendemos, não por observação, mas por imitação e pelos erros que cometemos para aprender as nossas artes. A crença é uma ferramenta. Uma ferramenta é útil, mas por si só nunca é uma fonte de verdade.

    • bobzz
      Abril 21, 2014 em 10: 29

      Geralmente, evito essas discussões, então esta será minha última entrada. Morton, o seu é o deus da lógica abstrata do filósofo. Ele não é “por definição” onisciente e todo-poderoso. Estes são conceitos filosóficos gregos. As Escrituras Hebraicas apontam para eventos que ele não previu; ele retém seu poder para permitir que os humanos escolham livremente seu curso de ação, ou seja, rejeitá-lo ou aceitá-lo. Ele mudou de idéia ocasionalmente – não em relação ao seu objetivo geral para a humanidade, é claro. Suas perguntas do tipo “por que” são simplesmente reclamações sobre por que ele fez/faz as coisas do jeito que fez/faz. O problema está nas suas premissas, não na sua lógica. Quanto a um Deus que “domina e ensina a subserviência em vez da humildade e da cooperação social”, você está preso aos seus próprios conceitos. Ele ensina, instrui, reprova, e os fiéis crescem com isso. Toda a religião bíblica é o amor a Deus e ao próximo como a nós mesmos, por isso ele certamente ensina justiça social. O que mais o irrita é a nossa desumanidade uns com os outros. Estou ciente do cativeiro cultural da igreja, mas o seu significado de “subserviência” não faz parte da religião bíblica. Deus libertou os escravos hebreus. Os cristãos não se submeteram a Roma. Obedecemos às suas leis e pagamos impostos, mas não nos juntamos às legiões que oprimiram e escravizaram o Levante até Constantino, e pagámos o preço, porque queríamos trabalhar com Deus para humanizar a sociedade. Não ocupamos cargos públicos; não cooperamos com o mal do império – um trabalho digno para nós hoje, se não fôssemos seduzidos culturalmente. Você pode pesquisar as ações corajosas da confissão de Barmen ou a resistência piedosa e não violenta das Testemunhas de Jeová ou dos Cristadelfianos sob a Alemanha fascista (não sou nenhum dos dois, incidentalmente). Isto não é subserviência, mas liberdade sob as circunstâncias mais duras. Deus não pode dar um tempo. nós o criticamos por não consertar tudo, mas se o fizesse seríamos robôs. Mas chegará um momento em que ele dará a conhecer todo o seu poder a todos, mas, por enquanto, as pessoas são livres para escolher. A ressurreição é a garantia.

    • Tjoe
      Abril 27, 2014 em 14: 54

      Gosto muito do seu comentário e do Bobzz abaixo. Eles acrescentam muito à conversa. Mas discordo de Raziye, quando ele volta à posição de que qualquer religião é superior à outra.

      Em geral, a maioria das religiões tem um Deus (Alá ou Yahweh). A alegação de superioridade não tem mérito, visto que partilhamos a mesma rocha girando pelos céus. Deus não “escolheu” um povo para governar os demais e fornecer apenas a eles os segredos da vida. “Escolhido” foi escrito pelos vencedores da guerra antiga.

      Será que discutir sobre os detalhes da “imaculada concepção” ou que Jesus foi colocado em um túmulo e ressuscitou…. ou comido por cães…. realmente tirar algo de sua mensagem?

      Se isso acontecer, dê um passo atrás e observe o panorama geral de sua vida. Ele pregou para cumprir a lei e amar uns aos outros. A sua mensagem era paz e não guerra e ele mostrou-nos o que CAUSA a guerra…dinheiro.

      A Bíblia diz que ele se tornou violento apenas uma vez. Certamente ele teve momentos de raiva e repreendeu seus seguidores, mas a verdadeira raiva, a raiva inspirada por satanás, não o possuiu, ele fez a escolha que nos dizem, era de Deus. Ele expulsou os cambistas do templo… física e violentamente. Sendo um homem sábio, ele conhecia as consequências... mas havia chegado a um ponto crítico. Somos informados de que Deus falou com ele sobre isso e ele estava agindo de acordo com a vontade de Deus. Eu acredito que isso é verdade.

      Ele confrontou os principais sacerdotes e escribas em seu próprio território (o templo). Eles eram judeus, sua própria religião, e dizer que não aceitaram isso bem é um eufemismo. Na verdade, a sua mensagem, que ele sabia que lhe custaria a vida, era separar a religião do dinheiro….que tinha corrompido a igreja (e muitas vezes o faz hoje).

      Ele transmitiu a mensagem? Faz diferença que ele nasceu de uma virgem ou ressuscitou dos mortos? Na verdade!

      Ou você pode se concentrar na vida e na mensagem dele, sabendo quem o matou e por quê? A mensagem não está nos detalhes escritos anos depois pelo homem, é que ele foi brutalmente torturado e morto 5 dias depois de perturbar os cambistas. Ele foi morto por seus próprios religiosos (com a aquiescência de Pilatos) e por soldados do governo.

      Então, o que Deus quer para o homem… guerra sem fim e matança por dinheiro… ou usar a sabedoria pela qual Jesus deu a sua vida?

      Olhe para o rastro de sangue do oeste e pergunte se Deus poderia estar por trás disso. Dificilmente.

  8. fósforos
    Abril 20, 2014 em 11: 01

    Rev. Bess diz:”. Não acredito que ele tenha tido um enterro respeitoso…” Na verdade, ele teve um enterro judaico respeitoso supervisionado por José de Arimétia, e há provas arqueológicas (o ossuário inscrito como contendo seus ossos, juntamente com os ossários de sua família) encontradas em um tumba na seção Talpiot de Jerusalém. Veja Tabor, James: A descoberta de Jesus

  9. bobzz
    Abril 19, 2014 em 22: 16

    Estou ciente das contradições nos relatos evangélicos. Na verdade, espero que diferentes testemunhas tenham pontos de vista diferentes. Eu ficaria desconfiado de outra forma. Dito isto, acho as semelhanças mais impressionantes. Quando alguém encontrar evidências de cães comendo a carne de Jesus, me avise. O Evangelho de Barnabé dificilmente é uma Escritura. O Alcorão Sagrado dificilmente é uma testemunha desinteressada. Quando Bess e Rehmat, e o restante dos comentaristas que contribuirão, puderem oferecer uma narrativa igualmente convincente baseada em evidências, e não apenas em um monte de teorias não verificáveis, para a origem e propagação da igreja, então você terá dado algo a sério. considerar. Se a ressurreição não foi histórica, voltarei ao agnosticismo de onde vim. Eu estou esperando; todos vocês têm a palavra.

    • Abril 20, 2014 em 01: 05

      Olá bobzz

      Não tenho mais do que um conhecimento geral da história antiga ou bíblica, por isso não tenho nada a dizer sobre evidências do que realmente aconteceu ou poderia ter acontecido há 2000 anos.

      Entendo que um dos pontos principais da fé cristã é que Jesus não apenas ressuscitou, mas está vivo agora, e uma pessoa pode ter um relacionamento pessoal com Jesus Cristo. E tal relacionamento supostamente fará toda a diferença importante na vida de uma pessoa.

      Certa vez, “aceitei Jesus Cristo como Senhor e Salvador” há muitos anos e levei (ou tentei levar) a sério as coisas acima. Descobri, e percebi, depois de levar o cristianismo a sério por um período de 15 anos, que a fé cristã e o fato de eu supostamente ter um relacionamento pessoal com Jesus Cristo não me ajudaram em nada, permitindo-me lidar melhor com algumas circunstâncias muito dolorosas em minha vida, ou com qualquer coisa que fosse fonte de dor pessoal, frustração ou infelicidade para mim. Estou tão certo quanto estou de que este é o meu caso.

      Sendo esse o caso, não me considero mais cristão. Em particular, absolvi-me de quaisquer deveres e obrigações especificamente impostos pela fé cristã (em oposição aos que incumbem a qualquer pessoa boa ou moral). Estou tão certo quanto estou de que esta foi a coisa certa e saudável para eu fazer, e estou feliz por ter feito isso.

      Dito isto, porém, também não sou ateu. Tenho alguns problemas em levar o ateísmo a algumas das suas conclusões lógicas finais. Eu me consideraria apenas do lado crente do agnóstico, e realmente mais um deísta do que qualquer outra coisa. E a questão da vida depois desta vida presente é uma questão em aberto para mim; no entanto, definitivamente me inclino a acreditar em algo depois desta vida, especialmente dadas as experiências de quase morte de que ouvimos falar.

      E obrigado, bobzz, pela sua simpática resposta a uma postagem minha recente, no último artigo anterior de Howard Bess. Um ao qual outra pessoa respondeu de uma forma que não foi nada agradável, e foi realmente muito desagradável. Para ser franco, essa pessoa inventou algumas coisas que não eram verdadeiras sobre meus motivos para dizer o que disse em minha postagem.

      • marcar parêntese
        Abril 20, 2014 em 05: 15

        Não culpe DEUS…culpe SATANÁS porque ele fez você pensar assim..porque é isso que ele quer..além de se você seguir Jesus há muitos obstáculos e por quanto tempo você pode permanecer firme..

        • Abril 20, 2014 em 16: 21

          E dane-se você também.

          E você pode seguir seu conselho e sua pregação e seguir em frente.

        • Abril 20, 2014 em 18: 14

          E se convém a você ou a alguém acreditar que estou escolhendo o inferno ou escolhendo Satanás, isso é problema seu. Não vou deixar isso me incomodar ou me intimidar.

          E de qualquer forma, este livro conhecido como a “Bíblia Sagrada” foi escrito por seres humanos falíveis e apresenta falibilidade humana e preconceito humano como qualquer outra coisa que já foi escrita. Qualquer pessoa que acredite de outra forma não me impõe absolutamente nenhuma obrigação.

        • Sapo Cozido
          Abril 21, 2014 em 15: 07

          I.O.W.
          Olhar (observar) é satânico, mas a ignorância é divina?

          Se o céu é para os ignorantes, eu escolho a condenação.

      • bobzz
        Abril 21, 2014 em 03: 05

        Ei, Mike, desculpe pelo atraso na resposta. A vida é mais complexa do que muita gente pensa. A igreja primitiva foi um grande apoio para os irmãos e irmãs. O individualismo ocidental é hoje um sério impedimento ao forte companheirismo. Meu palpite é que você se decepcionou.

Comentários estão fechados.